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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Analisar a função dos substantivos para nomear e dos verbos para exprimir ação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Analisar a função dos substantivos para nomear e dos verbos para exprimir ação

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer e observar a utilização e função do substantivo para nomear e do verbo para exprimir ação e identificar as funções sintáticas que elas podem assumir nos enunciados, palavras derivadas e primitivas.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, caderno, cartaz (pode ser em papel pardo, color set ou outro suporte para confecção de cartaz e painel de descobertas). atividade em folha para exercitação - Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca. Acesso em 08 de novembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 21 de nov. de 2018. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras. Acesso em 21 de nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo. Caso não seja possível, anote no quadro com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação, que é perceber o uso do substantivo, do verbo e sua formação pelos sufixos.
  • Explore junto aos alunos os sufixos formadores de profissão -ista/-eiro como em costureiro, dentista, jornalista, telefonista, confeiteiro, pasteleiro, cozinheiro. A análise recairá na associação do nome da profissão e a ação do profissional.
  • Peça para que os alunos observem as palavras (substantivos e verbos).
  • Após identificarem algumas palavras que nomeiam profissões, diga que na língua portuguesa as chamamos de substantivos.
  • Informe que algumas palavras costumam estar próximas dizendo: quem fez, o quê fez, onde e quando a situação aconteceu, ou seja, são os verbos que indicam a ação daquele substantivo. E que muitas vezes as palavras são da mesma família e com acréscimo de outras letras, a palavra muda de classe gramatical.
  • Converse com aos alunos que algumas palavras são usadas para nomear seres, objetos, lugares, propriedades, relações, sentimentos.
  • Essa é a primeira aproximação quanto ao tema, não estenda, pois a ideia é que levantem sua primeiras hipóteses sobre o tema e relacionem o conceito.
  • Orientação: Infira para que os alunos percebam que é necessário nomear, e que se não dermos nomes aos objetos e as pessoas, não é possível saber a que se refere algo ou alguma coisa.
  • Para levar os alunos à uma reflexão ativa, pergunte como termina as palavras cozinhas, costurar, confeitar..., e qual a função destas palavras quando se referem ao profissional mencionado.
  • Ouça as colocações dos alunos e diga que essas palavras mostra, o que esses profissionais fazem, assim informam ação do sujeito, o que ele faz, o que está acontecendo e o que pode acontecer.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para impressão ou exibição, clique aqui para acessar o modelo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Continue a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Informe que agora eles vão realizar uma brincadeira cantada, onde um de cada vez escolhe uma profissão ou ofício, e quando o grupo falar uma profissão deve-se falar ‘faz assim’ e imitar os gestos que esse profissional realiza.
  • Como sugestão para a apreciação dessa mesma brincadeira cantada é apresentar o vídeo do programa Quintal da Cultura, segue link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ZDhTzXuGUNw.
  • Após exibir o vídeo (quintal da cultura) algumas vezes para as crianças aprenderem a canção, o professor imita o gesto e pergunta: Quem faz assim? É uma pergunta para identificar o sujeito. Pode ainda propor, oralmente, que as crianças transformem o "assim, assim... assim, assim..." em uma palavra que explica o que o profissional faz: a costureira costura etc. (Associando o sujeito a um verbo de conteúdo mais específico do que o genérico "fazer")
  • Registre as palavras das profissões que forem surgindo em um cartaz.
  • Após a brincadeira, faça a leitura da lista e pergunte: O que essas palavras têm em comum?
  • Critério semântico: são palavras que nomeiam profissões.
  • Como elas terminam? Reflexão morfológica: o sufixo.
  • Peça aos alunos que ao observar as palavras, façam inferências atribuindo novos significados, para que percebem que uma palavra pode alterar o seu significado ou mesmo classe gramatical de acordo com sua escrita. Ou mesmo peça para que acrescentem ao final das palavras outros sufixos no diminutivo ou aumentativo, favorecendo uma reflexão consciente da composição e decomposição de uma palavra, sendo ela pertencente à mesma “família”.
  • Por meio da análise do texto os alunos pensam sobre a própria linguagem em razão do seu uso e de acordo com suas necessidades.
  • Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para impressão ou exibição, clique aqui para acessar o modelo.

“Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca. Acesso em 08 de novembro de 2018, e a brincadeira cantada sendo realizada no programa Quintal da Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=ZDhTzXuGUNw. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Realize o fechamento da aula no coletivo, registre no quadro ou direto no suporte que irá para o painel de descobertas o que os alunos falam.
  • Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto e contribui para a compreensão morfológica da palavra.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Retome suas observações e a lista de palavras feitas durante a realização da brincadeira.
  • Elabore um painel de descobertas sobre gramática e usos da linguagem para que sirva como fonte de consulta.
  • Leve os alunos a observarem que algumas palavras foram alteradas pelo acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical. O contexto da palavra é o que determina a que classe gramatical ela se aplica.
  • Informe sobre a variedade de palavras que exprimem ação ou que nomeiam algo e que essas palavras se relacionam e são nomeadas na análise do funcionamento da língua portuguesa como substantivo e verbo. Solicite aos alunos outros exemplos de verbos e substantivos que conhecem.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando prefixos e sufixos, mas que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua. Por exemplo: “O menino gosta de sorvete” - Gostar = verbo. “O sorvete é gostoso” - Gostar + oso = qualidade do sorvete (adjetivo).
  • Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). E verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
  • Complete o painel de descobertas e peça para que os alunos registrem no caderno algumas descobertas, servindo como fonte de consulta futura.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer e observar a utilização e função do substantivo para nomear e do verbo para exprimir ação e identificar as funções sintáticas que elas podem assumir nos enunciados, palavras derivadas e primitivas.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, caderno, cartaz (pode ser em papel pardo, color set ou outro suporte para confecção de cartaz e painel de descobertas). atividade em folha para exercitação - Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca. Acesso em 08 de novembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 21 de nov. de 2018. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras. Acesso em 21 de nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo. Caso não seja possível, anote no quadro com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação, que é perceber o uso do substantivo, do verbo e sua formação pelos sufixos.
  • Explore junto aos alunos os sufixos formadores de profissão -ista/-eiro como em costureiro, dentista, jornalista, telefonista, confeiteiro, pasteleiro, cozinheiro. A análise recairá na associação do nome da profissão e a ação do profissional.
  • Peça para que os alunos observem as palavras (substantivos e verbos).
  • Após identificarem algumas palavras que nomeiam profissões, diga que na língua portuguesa as chamamos de substantivos.
  • Informe que algumas palavras costumam estar próximas dizendo: quem fez, o quê fez, onde e quando a situação aconteceu, ou seja, são os verbos que indicam a ação daquele substantivo. E que muitas vezes as palavras são da mesma família e com acréscimo de outras letras, a palavra muda de classe gramatical.
  • Converse com aos alunos que algumas palavras são usadas para nomear seres, objetos, lugares, propriedades, relações, sentimentos.
  • Essa é a primeira aproximação quanto ao tema, não estenda, pois a ideia é que levantem sua primeiras hipóteses sobre o tema e relacionem o conceito.
  • Orientação: Infira para que os alunos percebam que é necessário nomear, e que se não dermos nomes aos objetos e as pessoas, não é possível saber a que se refere algo ou alguma coisa.
  • Para levar os alunos à uma reflexão ativa, pergunte como termina as palavras cozinhas, costurar, confeitar..., e qual a função destas palavras quando se referem ao profissional mencionado.
  • Ouça as colocações dos alunos e diga que essas palavras mostra, o que esses profissionais fazem, assim informam ação do sujeito, o que ele faz, o que está acontecendo e o que pode acontecer.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para impressão ou exibição, clique aqui para acessar o modelo.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Continue a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Informe que agora eles vão realizar uma brincadeira cantada, onde um de cada vez escolhe uma profissão ou ofício, e quando o grupo falar uma profissão deve-se falar ‘faz assim’ e imitar os gestos que esse profissional realiza.
  • Como sugestão para a apreciação dessa mesma brincadeira cantada é apresentar o vídeo do programa Quintal da Cultura, segue link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ZDhTzXuGUNw.
  • Após exibir o vídeo (quintal da cultura) algumas vezes para as crianças aprenderem a canção, o professor imita o gesto e pergunta: Quem faz assim? É uma pergunta para identificar o sujeito. Pode ainda propor, oralmente, que as crianças transformem o "assim, assim... assim, assim..." em uma palavra que explica o que o profissional faz: a costureira costura etc. (Associando o sujeito a um verbo de conteúdo mais específico do que o genérico "fazer")
  • Registre as palavras das profissões que forem surgindo em um cartaz.
  • Após a brincadeira, faça a leitura da lista e pergunte: O que essas palavras têm em comum?
  • Critério semântico: são palavras que nomeiam profissões.
  • Como elas terminam? Reflexão morfológica: o sufixo.
  • Peça aos alunos que ao observar as palavras, façam inferências atribuindo novos significados, para que percebem que uma palavra pode alterar o seu significado ou mesmo classe gramatical de acordo com sua escrita. Ou mesmo peça para que acrescentem ao final das palavras outros sufixos no diminutivo ou aumentativo, favorecendo uma reflexão consciente da composição e decomposição de uma palavra, sendo ela pertencente à mesma “família”.
  • Por meio da análise do texto os alunos pensam sobre a própria linguagem em razão do seu uso e de acordo com suas necessidades.
  • Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para impressão ou exibição, clique aqui para acessar o modelo.

“Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca. Acesso em 08 de novembro de 2018, e a brincadeira cantada sendo realizada no programa Quintal da Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=ZDhTzXuGUNw. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Realize o fechamento da aula no coletivo, registre no quadro ou direto no suporte que irá para o painel de descobertas o que os alunos falam.
  • Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto e contribui para a compreensão morfológica da palavra.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Retome suas observações e a lista de palavras feitas durante a realização da brincadeira.
  • Elabore um painel de descobertas sobre gramática e usos da linguagem para que sirva como fonte de consulta.
  • Leve os alunos a observarem que algumas palavras foram alteradas pelo acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical. O contexto da palavra é o que determina a que classe gramatical ela se aplica.
  • Informe sobre a variedade de palavras que exprimem ação ou que nomeiam algo e que essas palavras se relacionam e são nomeadas na análise do funcionamento da língua portuguesa como substantivo e verbo. Solicite aos alunos outros exemplos de verbos e substantivos que conhecem.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando prefixos e sufixos, mas que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua. Por exemplo: “O menino gosta de sorvete” - Gostar = verbo. “O sorvete é gostoso” - Gostar + oso = qualidade do sorvete (adjetivo).
  • Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). E verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
  • Complete o painel de descobertas e peça para que os alunos registrem no caderno algumas descobertas, servindo como fonte de consulta futura.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno.

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