Avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.
Dificuldades antecipadas: Expor as ideias, defendendo-as de maneira clara e/ou concisa.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. (Acesso em 02/10/2018)
MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. pp. 147-158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)
Avaliação (Acesso em 16/11/2018)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos. Procure agrupar os alunos com habilidades diferentes, para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizagem.
- Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
- Retome as aulas anteriores, apresentando os vídeos novamente:
- O Uso de Celular em Sala de Aula.
- Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula, a partir de 2’33”.
- 8 razões para defender o uso do celular na sala de aula, até 2’43”.
Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O Uso de Celular em Sala de Aula- Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui
(8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui
(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui
Introdução
Orientações:
- Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
- Peça para que os alunos registrem no caderno, os tópicos que serão elencados.
- Discuta com os alunos:
- Diante de tudo o que construímos até agora, o que é importante observarmos nas apresentações? Espera-se que os alunos reflitam sobre algumas questões:
- Linguagem: Nesta apresentação houve muitas repetições de palavras? O aluno se preocupou com o tipo de linguagem a ser utilizada ou utilizou somente a espontaneidade? Houve uso de gírias? O aluno preparou-se para esta apresentação? Dominou o tema ou apresentou insegurança e nervosismo? (Espera-se que os alunos analisem, coletivamente, cada um dos pontos e reflitam sobre sua importância na construção dos sentidos do texto, em seguida devem registrar no caderno).
- Tom da voz: Como foi a qualidade da voz, volume audível? Houve suspiros, choro, ansiedade? O aluno expressou-se de forma clara, falando devagar ou falou rápido demais, de maneira que o entendimento tenha ficado difícil? (Espera-se que os alunos analisem cada um dos pontos e reflitam sobre a importância da adequação da voz para que o texto seja ouvido de forma adequada)
- Gestos: Foram utilizados gestos com as mãos, a fim de prender a atenção dos interlocutores ou a fim de sanar a ansiedade que estava evidente? Utilizou expressões faciais adequadas ou ficou fazendo caretas, chamando atenção indevida? (Espera-se que os alunos analisem e avaliem o uso de gestos e expressões faciais no desenvolvimento do texto oral e como atuam na construção da legibilidade do texto).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
- Peça para que os alunos retomem o esquema produzido na aula anterior. Se você não está seguindo a sequência das aulas, sugiro que acesse a aula 11 dessa sequência, para dar continuidade a essa aula.
- Peça para que os alunos retomem o diálogo da aula anterior sobre as conclusões, que o grupo chegou acerca do assunto abordado, o uso dos celulares em sala de aula.
- Peça aos alunos que conversem e entrem em acordo sobre o que cada um do grupo deverá expor para os colegas. Estimule os alunos a falarem, visto que esse assunto vem sendo estudado há algumas aulas, portanto todos têm a capacidade de expor suas ideias e opiniões de maneira eficaz.
- Após a discussão, peça para que os alunos apresentem para a turma suas opiniões.
- Estimule aos alunos que além de expor suas opiniões faça perguntas ao colega sobre a opinião exposta, solicitando informações e contribuindo para a explicação do colega, bem como, contando experiências vivenciadas, pertinentes ao assunto, de maneira objetiva.
- Os alunos poderão apresentar dificuldades para argumentar e defender suas ideias, ou mesmo pensar sobre um determinado assunto ou expor seu pensamento. Quando isso acontecer, estimule-os a falar e lembre-os que não há respostas certas ou erradas, e sim opiniões diferentes e que o importante é expressar suas ideias.
Materiais complementares: Aula 11 - LPO3_06SQA11 - Carta de leitor: Planejando textos orais - acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
- Converse com a turma sobre a atividade desenvolvida:
- A atividade realizada, na qual vocês tiveram que expor e defender suas ideias, foi difícil? Por quê?
- Na sua opinião, quando elaboramos uma ideia sobre determinado assunto, é importante organizarmos nossos pensamentos? Como organizar nossas ideias? (Espera-se que o aluno leve em consideração que, para organizarmos nossas ideias, devemos pensar sobre o assunto a ser discutido, pesquisar, buscar fontes e estudar sobre o assunto, para depois organizarmos o pensamento e expormos nossas ideias de maneira coerente.)
- O que essa aula tem a ver com a carta de leitor? (Espera-se que os alunos respondam que para escrevermos uma carta de leitor, precisamos saber de qual assunto iremos falar, por isso devemos ler sobre aquilo. Também na carta de leitor, temos a oportunidade de darmos a nossa opinião, assim como nesta aula, pudemos expor nossa opinião acerca do assunto estudado.
- Na sua opinião, é importante refletirmos sobre algum assunto para escrevermos uma carta de leitor? Por quê? (Espera-se que o aluno leve em consideração que no gênero carta de leitor, o mesmo expõe sua opinião, escreve o que acha do veículo de mídia ao qual escreve, o que mais gosta no veículo e algumas vezes, escreve algo que mais tenha gostado num determinado texto publicado.)
- Na sua opinião, por que é importante expormos nossos pensamentos?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Vídeo 1: Introdução (disponível aqui);
Vídeo 2: Desenvolvimento (disponível aqui);
Vídeo 3: Desenvolvimento (disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o link dos vídeos e as orientações pelo WhatsApp. Depois que os alunos assistirem aos vídeos, envie um documento no Google com o quadro sugerido no slide, com espaços definidos com o nome do aluno para que cada um possa dar a sua resposta, ou crie um mural no Padlet com as perguntas propostas nas orientações. Você poderá orientar os alunos comentando as respostas nos post-its.
Desenvolvimento
Divida os alunos em grupos menores e oriente-os a conversarem pelo WhatsApp. Siga as orientações do plano e, se for necessário, prepare os alunos para a apresentação, utilizando também a aula anterior. Realize uma videochamada pelo Google Meet ou pelo Zoom, para que os grupos façam a exposição das opiniões. Organize o momento dos comentários e perguntas. Se não for possível usar o Meet, utilize o Padlet e explore a opção de vídeos ou áudios para as postagens. Oriente os grupos a postarem suas opiniões e peça que os demais alunos comentem ou façam perguntas.
Fechamento
Elabore um novo mural com as perguntas do slide de fechamento e compartilhe o link com os alunos pelo WhatsApp. Oriente-os a responderem e comentarem as respostas dos colegas. Faça intervenções também seguindo as orientações do plano, para que o objetivo da aula seja garantido. Disponibilize uma síntese no mesmo mural com as respostas dos alunos. Se não for possível usar o mural, crie um documento no Google com espaços definidos com o nome do aluno para que cada um possa dar a sua resposta. Você pode utilizar os comentários para orientar a discussão. Outra opção é enviar as perguntas, uma de cada vez, pelo WhatsApp, e pedir que os alunos respondam em áudios.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero assistindo juntos às entrevistas (vídeos) e conversando sobre o assunto com a criança. Isso é importante para que ela desenvolva a habilidade de argumentar e defina sua opinião, e ajudará na compreensão do assunto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias
Finalidade da aula: Debater determinado tema acerca de um texto estudado, inferindo suas opiniões, solicitando e apresentando informações, relatando experiências.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de Leitor
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de gêneros orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.