15121
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Analisando exposições orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Analisando exposições orais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Vídeo 1, disponível aqui;
Vídeo 2, disponível aqui;
Quadro para a atividade, disponível aqui.

Introdução
Convide os alunos a assistirem ao vídeo indicado no plano. Compartilhe o link pelo WhatsApp e envie um áudio com a orientação. Ao assistirem, eles deverão ficar atentos aos aspectos que chamaram a atenção deles e que tornaram o vídeo agradável e claro para os espectadores. Ao receber as respostas, encaminhe as perguntas propostas nas orientações do plano, se necessário, até que levantem os elementos essenciais para uma boa exposição oral dentro do gênero estudado.

Desenvolvimento
Prepare o quadro sugerido no slide em um documento do Google para ser compartilhado com os alunos individualmente. Crie e compartilhe um mural no Padlet, em forma de colunas, e acrescente os vídeos, um em cada coluna. Oriente os alunos por áudio, pelo WhatsApp, a escolherem um dos vídeos indicados por você e preencherem o quadro a partir da observação deles. Depois de preenchido o quadro, peça que compartilhem no mural, na coluna do vídeo escolhido por eles. Acompanhe a atividade incluindo observações e perguntas que julgar necessárias para encaminhar a reflexão dos alunos. Os alunos poderão perceber que, ainda que escolham o mesmo vídeo, as observações podem ser diferentes. Destaque e reflita com eles, através de uma conversa pelo WhatsApp, sobre a razão para isso acontecer e qual a impressão deles sobre essa divergência.

Fechamento
Proponha aos alunos que elaborem dicas, a partir do que observaram na atividade, de como realizar uma boa exposição oral e de quais são os elementos essenciais dessa exposição. Peça que enviem pelo WhatsApp ou no mural. Acompanhe e faça comentários ou perguntas pelo canal escolhido, para estimular a construção da conclusão. No mural ou em documento do Google, elabore uma síntese do que foi trazido pelos alunos, para ser compartilhada com eles, para registro e consulta futura.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto e assitindo aos vídeos sugeridos na atividade. Isso reforçará as características da exposição oral e a função do gênero. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA10

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas