Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos
e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: materiais necessários para cada experimento, cópias do experimento e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação e escuta.
Referências sobre o assunto:
CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf . Acesso em 12 de nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete o vídeo do experimento que será discutido na aula. O link do vídeo está no material complementar.
- Faça pausas durante o vídeo para desencadear as discussões.
- Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
- Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
- Durante as pausas de exibição ao final de cada vídeo, pergunte aos alunos: Qual a motivação para a realização do vídeo? Quantas pessoas fazem parte da exposição? Como é a desenvoltura do protagonista? Como o(a) protagonista do vídeo faz a abertura do experimento? A quem se destina esse vídeo? Vocês acham que o protagonista preparou a sua fala? Como? Será que ele (ela) precisou fazer alguns ensaios para executar o vídeo? Ele (ela) utilizou recursos para auxiliar na compreensão do experimento? Será que se ele(ela) não mostrasse os materiais utilizados e demonstrasse o procedimento do experimento, o espectador teria compreendido plenamente o procedimento? O tom de voz, a postura e a linguagem utilizada foi adequada? Como foi desenvolvido o tema? Como concluiu o tema? Como encerrou o vídeo?
Materiais complementares: Para realizar a atividade acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4nd9FeUcvqM (somente o vídeo 1). Acesso em 13/11/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Distribua a atividade para os alunos.
- Projete mais dois vídeos “Energia com limões” e “Torre de cores” (os links estão no material complementar). Estes serão foco de análise e servirão para a realização da atividade. Os alunos escolherão um dos vídeos para a realização da atividade. Se for preciso, faça mais de uma exibição, a fim de que o aluno se sinta seguro para realizar a atividade.
- Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
- Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
- Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para preencherem a tabela.
- Reforce a importância de detalhar bem, como foi feita cada item da tabela.
- Pergunte: Como o protagonista fez a abertura do vídeo? Ele cumprimentou os espectadores? Se apresentou? Como? Você achou adequado essa abordagem? O vídeo apresentou vinhetas de abertura? Como foi feito o desenvolvimento do experimento? Ele anunciou os motivos para executar o experimento? Enunciou os materiais utilizados? Anunciou os resultados esperados? Concluiu o experimento? Como? Você achou adequado? Faria de uma maneira diferente? Explore o padrão entonacional, as expressões faciais. Esses elementos dialogam estreitamente com a situação comunicativa, a proposta de produção: quando feito em casa, num caráter mais lúdico, há mais risadas, deslocamentos espaciais. Quando é um trabalho escolar, o semblante é mais sério.
- Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
- Faça um painel com as repostas das atividade atividades. Isso facilitará a leitura, comparação e compartilhamento das respostas. Essa discussão é válida para perceber se todos os alunos tiveram a mesma impressão de um mesmo relato oral e como isso pode afetar a compreensão do ouvinte. Pergunte: Temos respostas diferentes para um mesmo vídeo? Elas disserem a mesma coisa? Se não, qual os aspectos diferem? Por quê vocês acreditam que isso ocorre? É bom que isso ocorra?
Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui, https://www.youtube.com/watch?v=fCJR2qRUvLc e https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=6JCxDhOVKcM.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por quê? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o uso da linguagem? Como deve ser a postura do ouvinte?
- Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
- Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.