15121
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Analisando exposições orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Analisando exposições orais

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos

e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: materiais necessários para cada experimento, cópias do experimento e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação e escuta.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf . Acesso em 12 de nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo do experimento que será discutido na aula. O link do vídeo está no material complementar.
  • Faça pausas durante o vídeo para desencadear as discussões.
  • Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
  • Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
  • Durante as pausas de exibição ao final de cada vídeo, pergunte aos alunos: Qual a motivação para a realização do vídeo? Quantas pessoas fazem parte da exposição? Como é a desenvoltura do protagonista? Como o(a) protagonista do vídeo faz a abertura do experimento? A quem se destina esse vídeo? Vocês acham que o protagonista preparou a sua fala? Como? Será que ele (ela) precisou fazer alguns ensaios para executar o vídeo? Ele (ela) utilizou recursos para auxiliar na compreensão do experimento? Será que se ele(ela) não mostrasse os materiais utilizados e demonstrasse o procedimento do experimento, o espectador teria compreendido plenamente o procedimento? O tom de voz, a postura e a linguagem utilizada foi adequada? Como foi desenvolvido o tema? Como concluiu o tema? Como encerrou o vídeo?

Materiais complementares: Para realizar a atividade acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4nd9FeUcvqM (somente o vídeo 1). Acesso em 13/11/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Distribua a atividade para os alunos.
  • Projete mais dois vídeos “Energia com limões” e “Torre de cores” (os links estão no material complementar). Estes serão foco de análise e servirão para a realização da atividade. Os alunos escolherão um dos vídeos para a realização da atividade. Se for preciso, faça mais de uma exibição, a fim de que o aluno se sinta seguro para realizar a atividade.
  • Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
  • Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
  • Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para preencherem a tabela.
  • Reforce a importância de detalhar bem, como foi feita cada item da tabela.
  • Pergunte: Como o protagonista fez a abertura do vídeo? Ele cumprimentou os espectadores? Se apresentou? Como? Você achou adequado essa abordagem? O vídeo apresentou vinhetas de abertura? Como foi feito o desenvolvimento do experimento? Ele anunciou os motivos para executar o experimento? Enunciou os materiais utilizados? Anunciou os resultados esperados? Concluiu o experimento? Como? Você achou adequado? Faria de uma maneira diferente? Explore o padrão entonacional, as expressões faciais. Esses elementos dialogam estreitamente com a situação comunicativa, a proposta de produção: quando feito em casa, num caráter mais lúdico, há mais risadas, deslocamentos espaciais. Quando é um trabalho escolar, o semblante é mais sério.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
  • Faça um painel com as repostas das atividade atividades. Isso facilitará a leitura, comparação e compartilhamento das respostas. Essa discussão é válida para perceber se todos os alunos tiveram a mesma impressão de um mesmo relato oral e como isso pode afetar a compreensão do ouvinte. Pergunte: Temos respostas diferentes para um mesmo vídeo? Elas disserem a mesma coisa? Se não, qual os aspectos diferem? Por quê vocês acreditam que isso ocorre? É bom que isso ocorra?

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui, https://www.youtube.com/watch?v=fCJR2qRUvLc e https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=6JCxDhOVKcM.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por quê? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o uso da linguagem? Como deve ser a postura do ouvinte?
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos

e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: materiais necessários para cada experimento, cópias do experimento e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação e escuta.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf . Acesso em 12 de nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo do experimento que será discutido na aula. O link do vídeo está no material complementar.
  • Faça pausas durante o vídeo para desencadear as discussões.
  • Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
  • Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
  • Durante as pausas de exibição ao final de cada vídeo, pergunte aos alunos: Qual a motivação para a realização do vídeo? Quantas pessoas fazem parte da exposição? Como é a desenvoltura do protagonista? Como o(a) protagonista do vídeo faz a abertura do experimento? A quem se destina esse vídeo? Vocês acham que o protagonista preparou a sua fala? Como? Será que ele (ela) precisou fazer alguns ensaios para executar o vídeo? Ele (ela) utilizou recursos para auxiliar na compreensão do experimento? Será que se ele(ela) não mostrasse os materiais utilizados e demonstrasse o procedimento do experimento, o espectador teria compreendido plenamente o procedimento? O tom de voz, a postura e a linguagem utilizada foi adequada? Como foi desenvolvido o tema? Como concluiu o tema? Como encerrou o vídeo?

Materiais complementares: Para realizar a atividade acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4nd9FeUcvqM (somente o vídeo 1). Acesso em 13/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Distribua a atividade para os alunos.
  • Projete mais dois vídeos “Energia com limões” e “Torre de cores” (os links estão no material complementar). Estes serão foco de análise e servirão para a realização da atividade. Os alunos escolherão um dos vídeos para a realização da atividade. Se for preciso, faça mais de uma exibição, a fim de que o aluno se sinta seguro para realizar a atividade.
  • Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
  • Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
  • Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para preencherem a tabela.
  • Reforce a importância de detalhar bem, como foi feita cada item da tabela.
  • Pergunte: Como o protagonista fez a abertura do vídeo? Ele cumprimentou os espectadores? Se apresentou? Como? Você achou adequado essa abordagem? O vídeo apresentou vinhetas de abertura? Como foi feito o desenvolvimento do experimento? Ele anunciou os motivos para executar o experimento? Enunciou os materiais utilizados? Anunciou os resultados esperados? Concluiu o experimento? Como? Você achou adequado? Faria de uma maneira diferente? Explore o padrão entonacional, as expressões faciais. Esses elementos dialogam estreitamente com a situação comunicativa, a proposta de produção: quando feito em casa, num caráter mais lúdico, há mais risadas, deslocamentos espaciais. Quando é um trabalho escolar, o semblante é mais sério.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
  • Faça um painel com as repostas das atividade atividades. Isso facilitará a leitura, comparação e compartilhamento das respostas. Essa discussão é válida para perceber se todos os alunos tiveram a mesma impressão de um mesmo relato oral e como isso pode afetar a compreensão do ouvinte. Pergunte: Temos respostas diferentes para um mesmo vídeo? Elas disserem a mesma coisa? Se não, qual os aspectos diferem? Por quê vocês acreditam que isso ocorre? É bom que isso ocorra?

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui, https://www.youtube.com/watch?v=fCJR2qRUvLc e https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=6JCxDhOVKcM.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por quê? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o uso da linguagem? Como deve ser a postura do ouvinte?
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano