Nesta atividade, as crianças pintam tecidos com os pés ao dançar no ritmo de diferentes músicas.
Apresente a proposta
Compartilhe com as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, a playlist (disponível aqui), com sugestões de diferentes estilos e ritmos musicais, e conte qual música dessa lista é a sua preferida e por quê. Ao final, faça o convite: “Vamos explorar diferentes marcas através dos ritmos musicais?”
Adaptações necessárias
A atividade propõe que as crianças dancem e façam marcações gráficas dessa dança a partir do convite que o ritmo faz ao corpo. As famílias serão convidadas a disponibilizar os suportes e tintas, de acordo com os materiais disponíveis em casa, para que a crianças expressem, com suas marcas, os movimentos que o ritmo da música sugere. Para isso, você pode compartilhar com as famílias uma referência (disponível aqui).
Sugira às famílias
Convide as famílias a explorar a playlist com as crianças e escolher uma música para fazer a proposta de deixar marcas gráficas de acordo com o ritmo musical. Sugira que escolham um lugar da casa e os materiais que podem ser usados, dando preferência para a realização dessa atividade num dia quente ou num momento anterior ao banho das crianças, para que possam explorar as tintas com todo o corpo. Dê sugestões de materiais possíveis de acordo com a realidade de suas famílias, como, por exemplo: papelões, muros e paredes que estejam disponíveis para pintura, tecidos velhos, o próprio chão etc., e mencione ainda a possibilidade de usar pincéis adaptados com escova de dente velha, cabos de vassoura, gravetos de árvores, além do próprio corpo. Sugira ainda que, na impossibilidade de utilizar tintas industrializadas, as famílias confeccionem tintas naturais à base de água, com urucum, açafrão ou beterraba, por exemplo. Proponha que essa exploração seja livre, que incentivem as crianças a encontrar a melhor maneira de sentir a música e criar suas marcas gráficas a partir do ritmo, e que aproveitem para participar, deixando suas marcas também. Sugira que, ao final, pais e responsáveis possam conversar com as crianças sobre as marcas que os diferentes ritmos e estilos provocaram.
Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que compartilhem fotos ou vídeos desse momento. Reúna-os e compartilhe com as demais famílias por WhatsApp, por exemplo, de modo que todos possam apreciar as produções das crianças.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_06UND02
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes