10006
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Metro linear, quadrado ou cúbico, qual deles devo utilizar?

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas e conceituar metro cúbico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr.

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
  • Conceituar metro cúbico.




Conceito-chave

Medidas de comprimento, área e volume padronizadas.




Recursos necessários

  • Instrumentos de medida, régua, trena, fita métrica.
  • Gravuras em formato retangular.
  • Caixas em formato paralelepípedo.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Dicionário Língua Portuguesa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que pesquisem em dicionários o significado da palavra “dimensão”, pode ser feito em dicionário eletrônico, individual, ou mesmo por um aluno e compartilhado ao grupo. É importante que o professor não traga a resposta aos alunos. Após a pesquisa, discutir os diversos resultados, destacando que dimensão é o mesmo que medida.

Propósito: Formalizar o conceito de “dimensão”.

Atividade Principal - Introdução select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal - Introdução

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Para essa atividade, utilizaremos o modelo rotacional, no qual as atividades serão distribuídas em três estações de trabalho, (para saber mais sobre o Modelo Rotacional de aulas Clique aqui). A turma deverá ser dividida em, aproximadamente, seis grupos com 4 ou 5 alunos cada um, Cada 2 grupos deverá se encaminhar para uma das estações, realizar as atividades conforme a comanda e, após o tempo estabelecido para a realização da atividade, trocar de Estação no Sistema Rotacional, até todos os grupos passarem por todas as estações,. Lembrando que : As atividades não são sequenciais, assim não importa em qual estação o grupo iniciará seus trabalhos.

As estações foram nomeadas em homenagem aos ilustres Matemáticos, Pitágoras, Bhaskara e Tales.

Discuta com a Turma: Quem foram esses homens? Que contribuição deixaram através dos séculos para a humanidade?

Estação Pitágoras, saiba quem foi Pitágoras

Estação Bhaskara, saiba quem foi Bhaskara

Estação Tales, saiba quem foi Tales

Para cada estação deverá ser providenciado, antecipadamente, a comanda das atividades do grupo, os materiais necessários e a tabela de resultados.

Propósito: Organizar e orientar os grupos, distribuir as comandas das atividades e os materiais necessários.

Materiais necessários:

  • Trenas e fitas métricas (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales)
  • Réguas de 30 cm; (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales)
  • Fotografias, gravuras, desenhos, todos em formato retangular e de tamanhos diversos, sugere-se no máximo de 4 por grupo. Identificar as gravuras. Gravura 1, Gravura 2, etc. (Estação Bhaskara)
  • Opcional : Calculadora ou aplicativo de celular de calculadora. (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales).
  • Caixas de formato paralelepípedo, sugere-se no mimo 4 por grupo. Identificar as caixas por número. Caixa 1, caixa 2, etc. (Estação Tales).

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal (Continuação) select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal (Continuação)

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação (Estação Pitágoras): Professor oriente os alunos sobre a forma correta de realizar as medições de suas alturas, utilizando a fita métrica a partir do zero, esticando-a a partir do calcanhar até o topo da cabeça. Caso não utilizem a unidade de grandeza solicitada, o professor pode indicar a maneira correta através da leitura dos instrumentos de medida, mostrando que 1 metro equivale a 100 cm.

Propósito: Os alunos realizarão nas três estações de trabalho, medições e o preenchimento de tabela de dados.

Discuta com a turma: Que unidade de medida é mais apropriada para registar as alturas dos alunos? Qual a importância da criação da unidade de medida chamada Metro?

Atividade Principal (Continuação). select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal (Continuação).

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação (Estação Bháskara): Questionar com os alunos se a ordem daquilo que é considerado comprimento e o que é considerado largura, vai alterar no resultado final do cálculo da área. O professor pode mudar a posição da figura e questionar se a área se modificou.

Propósito: Efetuar o cálculo das áreas das figuras, multiplicando as dimensões comprimento e largura e utilizando o cm2 como unidade de área.

Possíveis erros: Dificuldade em interpretar comprimento e largura. Professor para fazer as intervenções necessárias.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Propósito: Realizar as medições das dimensões comprimento, largura e profundidade, anotar na tabela e calcular o volume das caixas, multiplicando as dimensões comprimento, largura e profundidade, utilizando o cm3 como unidade de volume.

Orientação (Estação Tales): Questionar com os alunos se a ordem daquilo que é considerado comprimento, largura e profundidade, vai alterar no resultado final do cálculo do volume. O professor pode mudar a posição da caixa e questionar se o volume se modificou.

Possíveis erros: Dificuldade em identificar comprimento, largura e profundidade.

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Oriente aos alunos que observem as dimensões utilizadas e os resultados encontrados, com suas respectivas unidades de medida.

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Discuta com a turma:

Nesta Estação os alunos trabalharam com apenas uma dimensão, o comprimento (altura) , as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm.

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Discuta com a turma:

Nesta Estação os alunos trabalharam com duas dimensões, o comprimento e largura , as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm².

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Discuta com a turma:

Nesta Estação os alunos trabalharam com três dimensões, o comprimento, a largura e a profundidade, as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm³

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula Sistematização do Conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Sistematização do conceito de medidas linear, quadrada e cúbica.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar o que foi aprendido na aula.

Atividade Raio X (slides 14 e 15). select-down

Slide Plano Aula Atividade Raio X (slides 14 e 15).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta atividade, espera-se que os alunos reescrevam os cartazes utilizando as unidades de medida corretas.

Propósito: Reconhecer a unidade adequada para medir as grandezas comprimento, área e volume.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar 1

Atividade complementar 2

Resolução do atividade complementar

Texto de apoio - Referencial teórico

Atividade Raio X ( Continuação) select-down

Slide Plano Aula Atividade Raio X ( Continuação)

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr.

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
  • Conceituar metro cúbico.




Conceito-chave

Medidas de comprimento, área e volume padronizadas.




Recursos necessários

  • Instrumentos de medida, régua, trena, fita métrica.
  • Gravuras em formato retangular.
  • Caixas em formato paralelepípedo.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Dicionário Língua Portuguesa.
Slide Plano Aula
Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que pesquisem em dicionários o significado da palavra “dimensão”, pode ser feito em dicionário eletrônico, individual, ou mesmo por um aluno e compartilhado ao grupo. É importante que o professor não traga a resposta aos alunos. Após a pesquisa, discutir os diversos resultados, destacando que dimensão é o mesmo que medida.

Propósito: Formalizar o conceito de “dimensão”.

Slide Plano Aula
Atividade Principal - Introdução

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Para essa atividade, utilizaremos o modelo rotacional, no qual as atividades serão distribuídas em três estações de trabalho, (para saber mais sobre o Modelo Rotacional de aulas Clique aqui). A turma deverá ser dividida em, aproximadamente, seis grupos com 4 ou 5 alunos cada um, Cada 2 grupos deverá se encaminhar para uma das estações, realizar as atividades conforme a comanda e, após o tempo estabelecido para a realização da atividade, trocar de Estação no Sistema Rotacional, até todos os grupos passarem por todas as estações,. Lembrando que : As atividades não são sequenciais, assim não importa em qual estação o grupo iniciará seus trabalhos.

As estações foram nomeadas em homenagem aos ilustres Matemáticos, Pitágoras, Bhaskara e Tales.

Discuta com a Turma: Quem foram esses homens? Que contribuição deixaram através dos séculos para a humanidade?

Estação Pitágoras, saiba quem foi Pitágoras

Estação Bhaskara, saiba quem foi Bhaskara

Estação Tales, saiba quem foi Tales

Para cada estação deverá ser providenciado, antecipadamente, a comanda das atividades do grupo, os materiais necessários e a tabela de resultados.

Propósito: Organizar e orientar os grupos, distribuir as comandas das atividades e os materiais necessários.

Materiais necessários:

  • Trenas e fitas métricas (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales)
  • Réguas de 30 cm; (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales)
  • Fotografias, gravuras, desenhos, todos em formato retangular e de tamanhos diversos, sugere-se no máximo de 4 por grupo. Identificar as gravuras. Gravura 1, Gravura 2, etc. (Estação Bhaskara)
  • Opcional : Calculadora ou aplicativo de celular de calculadora. (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales).
  • Caixas de formato paralelepípedo, sugere-se no mimo 4 por grupo. Identificar as caixas por número. Caixa 1, caixa 2, etc. (Estação Tales).

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula
Atividade Principal (Continuação)

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação (Estação Pitágoras): Professor oriente os alunos sobre a forma correta de realizar as medições de suas alturas, utilizando a fita métrica a partir do zero, esticando-a a partir do calcanhar até o topo da cabeça. Caso não utilizem a unidade de grandeza solicitada, o professor pode indicar a maneira correta através da leitura dos instrumentos de medida, mostrando que 1 metro equivale a 100 cm.

Propósito: Os alunos realizarão nas três estações de trabalho, medições e o preenchimento de tabela de dados.

Discuta com a turma: Que unidade de medida é mais apropriada para registar as alturas dos alunos? Qual a importância da criação da unidade de medida chamada Metro?

Slide Plano Aula
Atividade Principal (Continuação).

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação (Estação Bháskara): Questionar com os alunos se a ordem daquilo que é considerado comprimento e o que é considerado largura, vai alterar no resultado final do cálculo da área. O professor pode mudar a posição da figura e questionar se a área se modificou.

Propósito: Efetuar o cálculo das áreas das figuras, multiplicando as dimensões comprimento e largura e utilizando o cm2 como unidade de área.

Possíveis erros: Dificuldade em interpretar comprimento e largura. Professor para fazer as intervenções necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Propósito: Realizar as medições das dimensões comprimento, largura e profundidade, anotar na tabela e calcular o volume das caixas, multiplicando as dimensões comprimento, largura e profundidade, utilizando o cm3 como unidade de volume.

Orientação (Estação Tales): Questionar com os alunos se a ordem daquilo que é considerado comprimento, largura e profundidade, vai alterar no resultado final do cálculo do volume. O professor pode mudar a posição da caixa e questionar se o volume se modificou.

Possíveis erros: Dificuldade em identificar comprimento, largura e profundidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Oriente aos alunos que observem as dimensões utilizadas e os resultados encontrados, com suas respectivas unidades de medida.

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Discuta com a turma:

Nesta Estação os alunos trabalharam com apenas uma dimensão, o comprimento (altura) , as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm.

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Discuta com a turma:

Nesta Estação os alunos trabalharam com duas dimensões, o comprimento e largura , as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm².

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Discuta com a turma:

Nesta Estação os alunos trabalharam com três dimensões, o comprimento, a largura e a profundidade, as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm³

Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.

Slide Plano Aula
Sistematização do Conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Sistematização do conceito de medidas linear, quadrada e cúbica.

Slide Plano Aula
Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula
Atividade Raio X (slides 14 e 15).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta atividade, espera-se que os alunos reescrevam os cartazes utilizando as unidades de medida corretas.

Propósito: Reconhecer a unidade adequada para medir as grandezas comprimento, área e volume.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar 1

Atividade complementar 2

Resolução do atividade complementar

Texto de apoio - Referencial teórico

Slide Plano Aula
Atividade Raio X ( Continuação)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano