15111
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Definindo o conto de fadas da peça teatral

Nesta atividade, proponha a elaboração de uma peça com base em uma história conhecida e faça uma votação para escolhê-la.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Mentor: Wildes Gomes de Campos

Especialista do subgrupo etário:  Karina Rizek

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos e códigos da Base
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.         

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de ge?neros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua pro?pria leitura (partindo de seu reperto?rio sobre esses textos, como a recuperac?a?o pela memo?ria, pela leitura das ilustrac?o?es etc.

Abordagem didática:  O mundo das brincadeiras de faz-de-conta e da criação estética, próprio da literatura e de outras artes, convida as crianças para brincar com a imaginação e entrar no universo da ficção, experimentando outras possibilidades comunicativas em que práticas da oralidade, tais como falar e ouvir, se constituem. Quando pequenas, as crianças vivem mergulhadas no mundo da fantasia, revelando a beleza da criatividade e da imaginação que somente elas possuem. Por meio das situações dramáticas e teatrais, elas podem aprender a se conhecer, a revelar e aprimorar múltiplas formas de expressão, a ampliar o repertório cultural e a manifestar a criatividade e a imaginação.  


Código: EDI3_15UND01

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas