15107
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Conhecendo outras formas e instrumentos de medidas

Nesta atividade, as crianças irão explorar o uso de fitas, réguas, copos medidores e balanças para descobrir características de alguns objetos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

Apresente a proposta
Grave um vídeo dizendo às crianças quanto você mede (sua altura) e quanto calça (número do sapato). Conte para as crianças que existem várias formas de medir as coisas e cite alguns objetos. Se você realizou as adaptações anteriores desta sequência, pode relembrá-las sobre a marcação do tempo, por exemplo. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal aprendermos como medir as coisas usando alguns objetos da nossa casa?”

Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para que incentivem as crianças a usar as várias formas de medida a partir de objetos disponíveis em casa.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a instigarem as crianças a investigar as diversas unidades de medidas, utilizando ferramentas de medidas e materiais que provoquem a curiosidade delas. Dê sugestões: para medidas de comprimento, podem usar réguas, fitas métricas, trenas e objetos em tamanhos diversificados; para medidas de massa, podem pesar brinquedos com pesos diferenciados, usando balanças; para medidas de volume, jarras medidoras em tamanhos e formatos diversificados, copos de medida, xícaras, colheres, conta gotas etc., podendo realizar uma receita com as crianças. Proponha que decidam juntos sobre o que vão medir, de acordo com as possibilidades, e façam seus testes e investigações. Elas podem realizar anotações das medidas dos diversos objetos investigados por meio desenhos ou escrita espontânea.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou vídeos, podendo compartilhar também os registros que fizeram, de modo que você possa agrupá-los e dividi-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_25UND05

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas