9479
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Formas planas nas formas não planas

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 16/07/2018
Código: MAT1_10GEO04

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar figuras planas como faces de cubo e bloco retangular.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13)- Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar figuras planas como faces de cubo e bloco retangular

Conceito-chave

Formas planas (quadrado e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular.

Recursos necessários

- Cartolina branca;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular)  trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Tinta guache (pelo menos seis cores);

- Materiais para limpeza (panos ou papel toalha);

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo.








Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Projete a imagem ou imprima previamente e exponha. É possível também pesquisar em bibliotecas se há representações de obras de Mondrian em livros ou pranchas de arte. Há várias obras desse artista que contêm formas geométricas. Proponha aos alunos que observem a imagem com atenção. Nela existem formas coloridas, ou não, com diferentes tamanhos.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome das formas que aparecem na obra de Mondrian?
  • De que maneira poderíamos obter essas formas geométricas, além de desenhando? Vamos descobrir?

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 a 5)

Orientação: Projete a imagem ou imprima previamente e exponha. É possível também pesquisar em bibliotecas se há representações de obras de Mondrian em livros ou pranchas de arte. Há várias obras desse artista que contêm formas geométricas. Proponha aos alunos que observem a imagem com atenção. Nela existem formas coloridas, ou não, com diferentes tamanhos.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome das formas que aparecem na obra de Mondrian?
  • De que maneira poderíamos obter essas formas geométricas, além de desenhando? Vamos descobrir?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e oriente os alunos a criar uma obra de arte com gravura das faces de uma caixa que receberão. Organizar a turma em grupos. Entregar a cada grupo, caixas com forma de cubo ou de bloco retangular (caixas de creme de rosto, sabonete, remédio, amido de milho, sabão em pó, xarope, fósforo, creme dental, sapato, etc), deixando um tipo de forma para cada grupo. Pode-se solicitar previamente que os alunos tragam caixas para utilizar na aula. Distribuir tintas guache, pincéis, pano ou papel toalha para limpeza e uma folha de cartolina cortada pela metade. Orientar aos alunos que utilizem uma cor diferente para cada lado (face) da caixa. Destacar também que eles poderão realizar as gravuras com as faces em diferentes posições, mas não poderão sobrepor uma à outra para que as formas fiquem bem definidas, assim como na pintura de Mondrian.

Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • O que é mesmo forma plana?
  • Posicionar o cubo de diferentes formas mudaria as figuras gravadas na folha?
  • Posicionar o bloco retangular de diferentes formas mudaria as figuras gravadas na folha?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os grupos montem uma exposição das suas produções, pendurando ou colando em um lugar de destaque na sala. Quando todos os trabalhos estiverem expostos, solicite aos alunos que os observem atentamente, identificando uma produção que tenha sido feita, utilizando o cubo e uma que tenha sido feita utilizando o bloco retangular.

Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas, por meio da análise das produções.

Discuta com a turma:

  • De que maneira é possível saber se foi utilizado o cubo ou o bloco retangular na construção de cada uma das obras de arte?
  • O cubo e o bloco retangular possuem formas planas iguais em suas faces? Ou diferentes?
  • Quais são as formas planas presentes nas faces deles?
  • Existe diferenças no tamanho das formas presentes nas faces do cubo?
  • E do bloco retangular?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e sugira que os alunos completem as frases de acordo com o que foi constatado durante a aula.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome da forma plana que está nas faces do cubo?
  • Em todas as faces ela aparece igual ou diferente?
  • Qual é o nome da forma plana que está nas faces do bloco retangular?
  • Em todas as faces ela aparece igual ou diferente? O que muda?

Espera-se que os alunos respondam:

O cubo apresenta suas faces em forma de quadrado;

O bloco retangular apresenta suas faces em forma de retângulos com diferentes tamanhos ou medidas.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que observem atentamente as formas que são necessárias para construir cada uma das caixas, pintando de azul as faces do cubo e de vermelho, as faces do bloco retangular.

Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome das figuras que formam as faces do cubo?
  • Qual é o nome das que formam as faces do bloco retangular?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que observem atentamente as formas que são necessárias para construir cada uma das caixas, pintando de azul as faces do cubo e de vermelho, as faces do bloco retangular.

Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome das figuras que formam as faces do cubo?
  • Qual é o nome das que formam as faces do bloco retangular?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13)- Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar figuras planas como faces de cubo e bloco retangular

Conceito-chave

Formas planas (quadrado e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular.

Recursos necessários

- Cartolina branca;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular)  trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Tinta guache (pelo menos seis cores);

- Materiais para limpeza (panos ou papel toalha);

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo.









Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes