15106
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando com sons da natureza

Nesta atividade, convide as crianças a explorarem a natureza com base nos barulhos que podem ouvir no espaço externo da escola.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Talita Regina Lopes de Oliveira Marques

Brincando com sons da natureza

Apresente a proposta
Grave um vídeo olhando pela janela da sua casa, contando que é possível entrar em contato com a natureza através dela ao ver nuvens no céu (nesse momento, olhe uma formação e fale com o que ela se parece), passarinhos cantando (chame atenção para o som, se for possível eles ouvirem) etc. Veja a sugestão (disponível aqui) que mostra diversas ideias interessantes para brincar com esses elementos, mesmo sem sair de casa. Explique que eles poderão aproveitar a janela de casa para terem acesso à natureza de forma divertida. Assim, poderão brincar com esses elementos e fazer descobertas interessantes em família.

Aproveite e faça o convite:
- Ficaram curiosos para saber o que a janela aí de casa pode revelar para vocês? Então, que tal brincarem de enxergar a natureza através dela também?

Diga que ficou curiosa e convide-os para registrarem as descobertas através de fotos e um breve relato, mandando esses registros para você. Envie as orientações para a atividade por Whatsapp ou por outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a brincarem não somente com os sons, mas a ampliarem a percepção sensorial para com a natureza através da janela de casa durante o período de isolamento social.

Sugira às famílias
Convide as família a buscarem uma forma possível de acessarem a janela de casa com o bebê, favorecendo que ele esteja em uma posição que permita livre escolha e interação durante a proposta. Nesse contexto, oriente que escolham o cômodo da casa mais adequado para o acesso, assim como o horário mais interessante (de dia ou à noite, por exemplo).

No link, há um jogo interessante com cartas que dá sugestões de propostas de onde você poderá tirar ideias e instigar novas descobertas, inclusive para os adultos. Proponha que se divirtam juntos. Eles podem relembrar momentos da infância dos familiares ao olhar as nuvens no céu. Essas memórias afetivas tendem a fortalecer e unir os laços familiares entre os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que compartilhem os registros desse momento com você, de modo que possa socializá-los com todo o grupo, para que mais famílias se sintam estimuladas a participarem também. Encaminhe o conteúdo pelo Whatsapp ou pela plataforma que estiverem usando em sua rede. Faça uma apresentação digital com a ferramenta Apresentações Google (disponível aqui) e, quando retornarem às aulas presenciais, compartilhe essa apresentação com os bebês, propondo uma nova busca desses elementos na natureza. Registre esse segundo momento também.

Reúna todo o material e elabore um mural interativo, onde as famílias poderão vivenciar com os bebês no parque a busca desses elementos. Realize a atividade na entrada ou saída, deixando um relato da vivência. Desta forma, este material se tornará uma potente ferramenta ao despertar memórias afetivas, funcionando como apoio, o que tende a facilitar o processo de convívio escolar na readaptação.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_29UND05

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas