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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Como se formam as palavras?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre formação de palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Como se formam as palavras?

Finalidade da aula: Através da leitura de um texto, analisar algumas palavras destacadas e perceber a possibilidade de segmentação silábica bem como criar novas palavras a partir da manipulação e combinação das sílabas.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP02

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Materiais necessários: Atividade para impressão “Na Ilha das Frutas” disponível aqui. Resolução da atividade como apoio para o professor, disponível aqui. Lápis, borracha, lápis de cor, quadro do professor e projetor de slides. Sílabas para serem impressas e usadas durante a correção feita no cartaz, disponíveis aqui. Sugestão de texto e montagem do cartaz, disponível aqui. Cartolinas, pincel atômico para a confecção do cartaz.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem compreender a segmentação das palavras em sílabas ou não fazerem as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras.

Referências sobre o assunto:

CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf> Acesso em: 09 de novembro de 2018.

Morais, A. Consciência fonológica na alfabetização. CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica-na-alfabetizacao>. Acesso em: 09 de novembro de 2018.


Código: LPO2_14ATS01

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.


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