15100
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Como se formam as palavras?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre formação de palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para que seja feito o envio das orientações das atividades. Elas também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas para as famílias da maneira que for mais acessível.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui; veja como construir uma caneta touch screen no vídeo disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio, no WhatsApp ou em outro canal de comunicação, convidando famílias e crianças a brincar de falar palavras bem devagar, percebendo os pedacinhos delas saindo de suas bocas. As crianças podem brincar com os nomes de seus familiares ou colegas da escola. Envie também as questões do slide Introdução em formato de texto ou foto do slide. Se houver a possibilidade de uma aula síncrona, você pode lançar as questões seguindo as orientações do slide Introdução e/ou utilizar o Google Jamboard para a escrita das palavras.

Desenvolvimento
Grave um áudio ou um vídeo lendo o texto Na ilha das frutas. Depois, no mesmo áudio ou vídeo, explique a atividade de acordo com as orientações do slide Desenvolvimento. Você pode pedir que, com a ajuda de um adulto, os estudantes escrevam as sílabas das palavras, de acordo com as orientações do slide Desenvolvimento. Se você estiver numa aula síncrona, pode utilizar o Google Jamboard para realizar a atividade com as sílabas já separadas.

Fechamento
Nesse momento, peça que, se possível, as famílias enviem as fotos dos registros dos estudantes por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação. Grave um áudio ou vídeo com os questionamentos apresentados no slide Fechamento.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a realizar essa mesma atividade através de brincadeiras de formar novas palavras, com essas mesmas sílabas ou utilizando sílabas dos seus próprios nomes ou de outras pessoas com as quais a criança convive.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_14ATS01

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas