Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.
Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.
Código: LPO2_08ATS02
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes