Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de escrever palavras com letra cursiva.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: Como escrever letra cursiva, disponível aqui.
Introdução
Inicie a aula explicando por áudio, pelo WhatsApp, que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia a dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra. Para escrevê-las, eles precisam assistir com muita atenção ao vídeo sobre as bases da letra cursiva, também conhecidas como “movimento mandão”, disponível aqui.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e dialogue sobre o que acharam do vídeo, se compreenderam e o que restou de dúvida sobre o traçado. Questione-os: alguém sabe como se escreve usando a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que, para escrever palavras com esse tipo de letra, não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra. Converse sobre isso e pergunte se eles conhecem a parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado”. Compartilhe sua tela, utilize o Google Jamboard ou o Google Apresentações para mostrar a parlenda com letra manuscrita e cante junto com eles. Apresente a ligação ou ponto de emenda entre as letras de cada palavra da primeira parte da parlenda, destacando o traçado das letras e demonstrando como grafar uma palavra com a letra cursiva. Pergunte se eles conhecem a cantiga “Pombinha Branca”. Se a resposta for negativa, cante-a para eles e explique que o desafio será completar algumas lacunas da cantiga praticando a escrita cursiva. Explique que será encaminhado um banco de palavras com letra cursiva, a fim de que consultem o traçado desse tipo de letra. Envie por WhatsApp, e-mail ou impressas, para serem retiradas na escola, as seguintes atividades: cantiga lacunada para impressão (disponível aqui) e banco de palavras com letra cursiva (disponível aqui). A cantiga em áudio está disponível aqui; o modelo de alfabeto cursivo está disponível aqui.
Fechamento
Encaminhe, pelo WhatsApp, o áudio da cantiga (disponível aqui) para que escutem quantas vezes forem necessárias para a realização da atividade. Coloque-se à disposição dos alunos para conversar em particular, por áudio ou videochamada, caso tenham dúvidas no traçado da letra manuscrita. Chame a atenção para o traçado das letras nas palavras e explique que, para escrever uma palavra com letra cursiva, não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra, o que torna a escrita com esse tipo de letra mais rápida quando se tem prática. Peça que observem também as letras que possuem o mesmo “movimento mandão” ou de base.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentive e auxilie a criança quando necessário. Em aulas remotas, essas ações favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.