Atividade ou texto para impressão - Modelo de cartaz
Modelo de cartaz
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre curvas, nós e laçadas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.
Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia-a-dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o movimento mandão.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a parlenda lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a parlenda completa.
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a cantiga lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a cantiga completa. Clique aqui para acessar o banco de palavras com a letra cursiva. Clique aqui para acessar a cantiga em áudio. Clique aqui para acessar um modelo de alfabeto cursivo.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Atividade ou texto para impressão - Modelo de cartaz
Modelo de cartaz
Atividade para impressão - Parlenda lacunada
Parlenda lacunada
Resolução da atividade - Parlenda completa
Parlenda completa
Atividade ou texto para impressão - Cantiga
Cantiga
Resolução da atividade - Cantiga
Cantiga
Atividade ou texto para impressão - Banco de palavras
Banco de palavras
Atividade ou texto para impressão - Alfabeto cursivo
Alfabeto cursivo
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de escrever palavras com letra cursiva.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: Como escrever letra cursiva, disponível aqui.
Introdução
Inicie a aula explicando por áudio, pelo WhatsApp, que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia a dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra. Para escrevê-las, eles precisam assistir com muita atenção ao vídeo sobre as bases da letra cursiva, também conhecidas como “movimento mandão”, disponível aqui.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e dialogue sobre o que acharam do vídeo, se compreenderam e o que restou de dúvida sobre o traçado. Questione-os: alguém sabe como se escreve usando a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que, para escrever palavras com esse tipo de letra, não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra. Converse sobre isso e pergunte se eles conhecem a parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado”. Compartilhe sua tela, utilize o Google Jamboard ou o Google Apresentações para mostrar a parlenda com letra manuscrita e cante junto com eles. Apresente a ligação ou ponto de emenda entre as letras de cada palavra da primeira parte da parlenda, destacando o traçado das letras e demonstrando como grafar uma palavra com a letra cursiva. Pergunte se eles conhecem a cantiga “Pombinha Branca”. Se a resposta for negativa, cante-a para eles e explique que o desafio será completar algumas lacunas da cantiga praticando a escrita cursiva. Explique que será encaminhado um banco de palavras com letra cursiva, a fim de que consultem o traçado desse tipo de letra. Envie por WhatsApp, e-mail ou impressas, para serem retiradas na escola, as seguintes atividades: cantiga lacunada para impressão (disponível aqui) e banco de palavras com letra cursiva (disponível aqui). A cantiga em áudio está disponível aqui; o modelo de alfabeto cursivo está disponível aqui.
Fechamento
Encaminhe, pelo WhatsApp, o áudio da cantiga (disponível aqui) para que escutem quantas vezes forem necessárias para a realização da atividade. Coloque-se à disposição dos alunos para conversar em particular, por áudio ou videochamada, caso tenham dúvidas no traçado da letra manuscrita. Chame a atenção para o traçado das letras nas palavras e explique que, para escrever uma palavra com letra cursiva, não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra, o que torna a escrita com esse tipo de letra mais rápida quando se tem prática. Peça que observem também as letras que possuem o mesmo “movimento mandão” ou de base.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentive e auxilie a criança quando necessário. Em aulas remotas, essas ações favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.
Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: