Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo da Multiplicação
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias não convencionais de cálculo envolvendo as quatro operações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.
Conceito-chave
O algoritmo da multiplicação.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- dados,
- papel quadriculado,
- caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o objetivo da aula. Converse rapidamente sobre o significado dos termos presentes no objetivo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia com os alunos a pergunta feita pelo garoto. Deixe que cada um resolva a multiplicação pelo método que desejar e depois compartilhe com um colega e com a turma. Utilize as perguntas abaixo para guiar uma discussão sobre o assunto. Nesse momento, os alunos devem resolver a multiplicação da forma que se sentirem mais confortáveis. O importante é que eles discutam entre eles as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver a operação e retomar as estratégias que foram vistas no plano anterior.
Propósito: Retomar as estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.
Discuta com a turma:
- Quem se lembra o que são estratégias não convencionais?
- Como podemos usar as estratégias não convencionais para resolver cálculos de multiplicação?
- Como podemos resolver essa operação usando a decomposição pela adição? (1132+1132+1132+1132+1132+1132).
- Como podemos usar a propriedade distributiva? 6 x ( 1000+100+30+2).
- Encontrar o resultado pela multiplicação pode facilitar? Por quê?
- Saber os resultados das tabuadas ou como encontrá-los facilita na hora de realizar a multiplicação?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia com os alunos a resposta do garoto. Verifique os alunos que fizeram a resolução igual ou parecida com as que estão no slide. Peça que apresentem suas estratégias e resoluções e comparem com as outras duplas. Utilize as perguntas abaixo para guiar uma discussão sobre o assunto. O importante é que eles discutam entre eles as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver a operação e retomar as estratégias que foram vistas no plano anterior.
Propósito: Retomar as estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.
Discuta com a turma:
- Qual das duas estratégias vocês utilizam mais?
- A multiplicação torna mais fácil o cálculo quando temos que somar uma quantidade grande de parcelas iguais? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Leia a proposta da atividade com os alunos ou peça que um deles leia para a classe. Verifique se todos compreenderam o que deve ser feito e organize a turma em pequenos grupos. Proponha que façam os cálculos no menor tempo possível, usando a decomposição ou a propriedade distributiva. Distribua um dado para cada grupo. Os alunos devem jogar o dado e o número que sair irá corresponder ao número de navios que serão considerados. Circule pela classe e verifique se os grupos estão conseguindo interagir e usando os procedimentos adequadamente.
Após cinco minutos, encerre a atividade, socialize as respostas, observando se todos chegaram aos mesmos resultados. Verifique as possíveis falhas de cálculo e se for algo significativo, corrija-as coletivamente. Essa pode ser uma ótima estratégia de trabalho, pois uma reflexão a respeito dos erros cometidos permite que os alunos repensem seus procedimentos e consigam prevenir alguns enganos comuns às operações.
Propósito: Fazer uso de estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.
Discuta com a turma:
- Qual operação podemos realizar para resolver essa situação?
- Há apenas uma forma para resolvê-la?
- Utilizamos esse tipo de situação no nosso dia a dia? Quais?
- Todos do grupo usaram a mesma estratégia para resolver a situação?
- Você entendeu as estratégias que seus colegas usaram?
- Todos chegaram aos mesmos resultados?
- Se houve resultados diferentes, por quais motivos isso ocorreu?
- Quais procedimentos a maior parte da turma usou?
- Um deles foi mais eficiente ou mais rápido do que o outro?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Partindo da resposta do grupo a respeito da estratégia considerada mais eficiente ou mais rápida, feita no slide anterior, comente que há uma maneira ainda mais rápida de resolver multiplicações, principalmente quando temos que calcular números maiores: o algoritmo.
Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Alguém já ouviu falar em algoritmo da multiplicação? O que é um algoritmo?
- Alguém gostaria de procurar no dicionário o significado dessa palavra?
- Quem pode explicar o que entendeu a respeito do significado da palavra algoritmo?
- O que acharam? Parece fácil usar o algoritmo?
- Por que é importante saber o valor posicional dos algarismos na hora de multiplicar usando o algoritmo?
- O que há de semelhante entre o algoritmo da multiplicação e da adição? (Quando o resultado da multiplicação tem mais de um algarismo, escrevemos apenas o algarismo da direita e adicionamos o da esquerda na ordem seguinte, à esquerda).
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Partindo da resposta do grupo a respeito da estratégia considerada mais eficiente ou mais rápida, feita no slide anterior, comente que há uma maneira ainda mais rápida de resolver multiplicações, principalmente quando temos que calcular números maiores: o algoritmo.
Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Alguém já ouviu falar em algoritmo da multiplicação? O que é um algoritmo?
- Alguém gostaria de procurar no dicionário o significado dessa palavra?
- Quem pode explicar o que entendeu a respeito do significado da palavra algoritmo?
- O que acharam? Parece fácil usar o algoritmo?
- Por que é importante saber o valor posicional dos algarismos na hora de multiplicar usando o algoritmo?
- O que há de semelhante entre o algoritmo da multiplicação e da adição? ( Quando o resultado da multiplicação tem mais de um algarismo, escrevemos apenas o algarismo da direita e adicionamos o da esquerda na ordem seguinte, à esquerda).
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Ainda em duplas ou pequenos grupos, utilize os nove minutos restantes para propor um treino do algoritmo da multiplicação. Se possível, monte grupos heterogêneos do ponto de vista do desempenho dos alunos, de modo que crianças que demonstrem aprender com mais facilidade ou que tenham compreendido melhor a proposta da atividade possam interagir com outras que precisam de mais tempo ou mais ajuda. Essa pode ser uma forma interessante de criar um ambiente de cooperação e favorecer o avanço dos alunos que demandam maior atenção.
Entregue folhas de papel quadriculado para que possam armar os cálculos e garantir a posição correta dos algarismos.
Aos grupos que apresentarem maior facilidade na compreensão do algoritmo, peça que realizem os cálculos propostos na atividade para a classe.
Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como foi a experiência de realizar o cálculo usando o algoritmo?
- O que facilitou a realização do algoritmo?
- É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
- Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
Sugestões de leitura complementar ao professor:
Leia a matéria “A tabela pitagórica para aprender multiplicação”, publicada em 2017, sobre estratégias de trabalho com as tabuadas, aqui:
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/tabela-pitagorica-para-aprender-multiplicacao
Leia a matéria “Ajudar as crianças a aprenderem tabuada”, publicada em 2017, sobre métodos que favorecem o ensino das tabuadas, aqui:
Leia a matéria “Multiplicação e divisão já nas séries iniciais”, publicada em 2009, sobre o ensino da multiplicação e da divisão, aqui:
https://novaescola.org.br/conteudo/2662/multiplicacao-e-divisao-ja-nas-series-iniciais
Leia a matéria “O ábaco, os números também têm regras“, publicada em 2008, sobre as características do sistema de numeração decimal, aqui:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016813.PDF
Leia a matéria “O jogo do valor posicional“, publicada em 2014, sobre a posição dos algarismos nos numerais, aqui:
http://www.escolavillare.com.br/jogo-do-valor-posicional-fundamental-i/
Leia a matéria “Novo jeito de ensinar tabuada“, publicada em 2011, sobre a relação entre o produto e as propriedades da multiplicação no ensino das tabuadas, aqui:
https://novaescola.org.br/conteudo/162/novo-jeito-ensinar-tabuada
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e conseguiram resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.
Conforme for socializando as respostas, questione os alunos quanto aos motivos que podem tê-los levado a cometer erros e procure ajudá-los a perceberem por que ocorreram e o que fazer para evitá-los.
Propósito: Refletir a respeito do uso do algoritmo da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Calcular usando o algoritmo pareceu mais ou menos interessante?
- É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
- Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
- Em quais situações o uso do algoritmo pode facilitar a nossa vida?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Refletir a respeito do uso do algoritmo da multiplicação.
Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e conseguiram resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.
Conforme for socializando as respostas, questione-os quanto aos motivos que podem tê-los levado a cometer erros e procure ajudá-los a perceberem por que ocorreram e o que fazer para evitá-los.
Discuta com a turma:
- Calcular usando o algoritmo pareceu mais ou menos interessante?
- Quais tipos de erro vocês cometeram ou perceberam que podem cometer na hora de aplicar o algoritmo? O que aprenderam ao revê-los? O que fazer para evitar erros desse tipo?
- É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
- Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
- Em quais situações o uso do algoritmo pode facilitar a nossa vida?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Leia o texto do slide com os alunos. Faça uma leitura dialogada e vá esclarecendo as dúvidas que surgirem.
Se julgar oportuno, posteriormente, proponha à turma a elaboração de um cartaz que possa ficar exposto na sala e sirva de orientação nos momentos em que forem calcular usando o algoritmo da multiplicação.
Propósito: Compreender a função do algoritmo da multiplicação e como aplicá-lo.
Discuta com a turma:
- Alguém tem alguma dica que possa ajudar os colegas a lembrarem da sequência dos procedimentos do cálculo com o algoritmo?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Organizar o pensamento da turma, fazendo uma pequena revisão dos conteúdos abordados.
Orientação: Leia o resumo da aula com os alunos ou peça que um deles leia para a classe.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
- Do que revimos e aprendemos, o que pode ser mais ou menos útil na nossa vida?
- Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia em voz alta o problema.
Retome os procedimentos utilizados no aquecimento e na atividade principal e peça que resolvam o problema individualmente usando dois deles, sendo um, o algoritmo usual. Circule pela sala e observe se as crianças estão conseguindo realizar as operações de acordo com o que foi proposto.
Propósito: Fazer uso do algoritmo da multiplicação por um algarismo.
Discuta com a turma:
- Depois de treinar um pouco mais, o uso do algoritmo está tornando mais fácil a resolução dos cálculos?
- Você teve dificuldades para aplicar o algoritmo? Quais foram? O que fazer para superá-las?
- Saber fazer a decomposição e/ou usar a propriedade distributiva ajudou a compreender o algoritmo da multiplicação? Por quê?
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_04NUM_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: app de lançamento de dados, Google Documentos, Google Apresentações, Mentimeter.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Proponha aos alunos que registrem mais de uma maneira de resolver a operação indicada no slide desta etapa. O registro pode ser feito em papel ou em uma apresentação utilizando o Google Apresentações, compartilhando o link com o professor, que fará os comentários necessários para orientação da turma e, posteriormente, liberando para que todos conheçam diferentes estratégias.
Atividade principal
Proponha aos alunos que resolvam a atividade presente nesta etapa em registro escrito ou utilizando o Google Documentos. O lançamento de dados pode ser feito usando um dado físico (caso os alunos tenham um), construindo um dado de papel (cujo molde precisará ser enviado para que o aluno construa, ou ainda utilizando algum aplicativo de lançamento de dados (link para app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.martianlab.dice.lite&hl=pt_BR ou outro similar). Lembre de propor aos alunos que usem o algoritmo da multiplicação em suas resoluções.
Discussão das soluções
Para o trabalho desenvolvido na etapa anterior (Atividade Principal) é importante que o professor possa fazer apontamentos nas resoluções usando o recurso dos comentários do Google Documentos, quando a resolução for enviada digitalmente. É importante mostrar exemplos de multiplicações mais simples para os alunos caso eles ainda não dominem o algoritmo e pedir a eles que utilizem o mesmo raciocínio nos cálculos para atingir a solução desejada na atividade proposta.
Sistematização
Pedir aos alunos que usem o Mentimeter para indicar o que é mais importante lembrar ao utilizar o recurso do algoritmo em uma operação de multiplicação. O professor pode socializar os resultados posteriormente, salvando as respostas e enviando por e-mail para a turma. Caso os alunos não tenham acesso à internet, ele pode fazer essa indicação em material impresso.
É importante que o professor garanta as melhores sugestões de operação para a turma.
Encerramento
Proponha aos alunos que pensem em situações que eles podem utilizar o algoritmo da multiplicação para facilitar os cálculos. O registro pode ser feito no próprio caderno ou em arquivo coletivo usando o Google Documentos.
Raio X
Proponha aos alunos a resolução dos problemas presentes nesta etapa, incluindo as questões presentes nas atividades complementares (arquivo disponível nas orientações ao professor). A resolução pode ser feita via Google Documentos (sendo gerada uma cópia por aluno do arquivo fornecido via link pelo professor) ou em folha impressa.
Convite às famílias
Convidar a família a pensar com os alunos as situações que seriam favorecidas com o uso do algoritmo da multiplicação, na etapa de Encerramento.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.
Conceito-chave
O algoritmo da multiplicação.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- dados,
- papel quadriculado,
- caderno.