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Plano de aula - Algoritmo da Multiplicação

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Conceito-chave

O algoritmo da multiplicação.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • dados,
  • papel quadriculado,
  • caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o objetivo da aula. Converse rapidamente sobre o significado dos termos presentes no objetivo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia com os alunos a pergunta feita pelo garoto. Deixe que cada um resolva a multiplicação pelo método que desejar e depois compartilhe com um colega e com a turma. Utilize as perguntas abaixo para guiar uma discussão sobre o assunto. Nesse momento, os alunos devem resolver a multiplicação da forma que se sentirem mais confortáveis. O importante é que eles discutam entre eles as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver a operação e retomar as estratégias que foram vistas no plano anterior.

Propósito: Retomar as estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quem se lembra o que são estratégias não convencionais?
  • Como podemos usar as estratégias não convencionais para resolver cálculos de multiplicação?
  • Como podemos resolver essa operação usando a decomposição pela adição? (1132+1132+1132+1132+1132+1132).
  • Como podemos usar a propriedade distributiva? 6 x ( 1000+100+30+2).
  • Encontrar o resultado pela multiplicação pode facilitar? Por quê?
  • Saber os resultados das tabuadas ou como encontrá-los facilita na hora de realizar a multiplicação?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia com os alunos a resposta do garoto. Verifique os alunos que fizeram a resolução igual ou parecida com as que estão no slide. Peça que apresentem suas estratégias e resoluções e comparem com as outras duplas. Utilize as perguntas abaixo para guiar uma discussão sobre o assunto. O importante é que eles discutam entre eles as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver a operação e retomar as estratégias que foram vistas no plano anterior.

Propósito: Retomar as estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas estratégias vocês utilizam mais?
  • A multiplicação torna mais fácil o cálculo quando temos que somar uma quantidade grande de parcelas iguais? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Leia a proposta da atividade com os alunos ou peça que um deles leia para a classe. Verifique se todos compreenderam o que deve ser feito e organize a turma em pequenos grupos. Proponha que façam os cálculos no menor tempo possível, usando a decomposição ou a propriedade distributiva. Distribua um dado para cada grupo. Os alunos devem jogar o dado e o número que sair irá corresponder ao número de navios que serão considerados. Circule pela classe e verifique se os grupos estão conseguindo interagir e usando os procedimentos adequadamente.

Após cinco minutos, encerre a atividade, socialize as respostas, observando se todos chegaram aos mesmos resultados. Verifique as possíveis falhas de cálculo e se for algo significativo, corrija-as coletivamente. Essa pode ser uma ótima estratégia de trabalho, pois uma reflexão a respeito dos erros cometidos permite que os alunos repensem seus procedimentos e consigam prevenir alguns enganos comuns às operações.

Propósito: Fazer uso de estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Qual operação podemos realizar para resolver essa situação?
  • Há apenas uma forma para resolvê-la?
  • Utilizamos esse tipo de situação no nosso dia a dia? Quais?
  • Todos do grupo usaram a mesma estratégia para resolver a situação?
  • Você entendeu as estratégias que seus colegas usaram?
  • Todos chegaram aos mesmos resultados?
  • Se houve resultados diferentes, por quais motivos isso ocorreu?
  • Quais procedimentos a maior parte da turma usou?
  • Um deles foi mais eficiente ou mais rápido do que o outro?

Materiais complementares

Atividade Principal

Atividade principal (dado)

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Partindo da resposta do grupo a respeito da estratégia considerada mais eficiente ou mais rápida, feita no slide anterior, comente que há uma maneira ainda mais rápida de resolver multiplicações, principalmente quando temos que calcular números maiores: o algoritmo.

Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu falar em algoritmo da multiplicação? O que é um algoritmo?
  • Alguém gostaria de procurar no dicionário o significado dessa palavra?
  • Quem pode explicar o que entendeu a respeito do significado da palavra algoritmo?
  • O que acharam? Parece fácil usar o algoritmo?
  • Por que é importante saber o valor posicional dos algarismos na hora de multiplicar usando o algoritmo?
  • O que há de semelhante entre o algoritmo da multiplicação e da adição? (Quando o resultado da multiplicação tem mais de um algarismo, escrevemos apenas o algarismo da direita e adicionamos o da esquerda na ordem seguinte, à esquerda).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Partindo da resposta do grupo a respeito da estratégia considerada mais eficiente ou mais rápida, feita no slide anterior, comente que há uma maneira ainda mais rápida de resolver multiplicações, principalmente quando temos que calcular números maiores: o algoritmo.

Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu falar em algoritmo da multiplicação? O que é um algoritmo?
  • Alguém gostaria de procurar no dicionário o significado dessa palavra?
  • Quem pode explicar o que entendeu a respeito do significado da palavra algoritmo?
  • O que acharam? Parece fácil usar o algoritmo?
  • Por que é importante saber o valor posicional dos algarismos na hora de multiplicar usando o algoritmo?
  • O que há de semelhante entre o algoritmo da multiplicação e da adição? ( Quando o resultado da multiplicação tem mais de um algarismo, escrevemos apenas o algarismo da direita e adicionamos o da esquerda na ordem seguinte, à esquerda).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Ainda em duplas ou pequenos grupos, utilize os nove minutos restantes para propor um treino do algoritmo da multiplicação. Se possível, monte grupos heterogêneos do ponto de vista do desempenho dos alunos, de modo que crianças que demonstrem aprender com mais facilidade ou que tenham compreendido melhor a proposta da atividade possam interagir com outras que precisam de mais tempo ou mais ajuda. Essa pode ser uma forma interessante de criar um ambiente de cooperação e favorecer o avanço dos alunos que demandam maior atenção.

Entregue folhas de papel quadriculado para que possam armar os cálculos e garantir a posição correta dos algarismos.

Aos grupos que apresentarem maior facilidade na compreensão do algoritmo, peça que realizem os cálculos propostos na atividade para a classe.

Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como foi a experiência de realizar o cálculo usando o algoritmo?
  • O que facilitou a realização do algoritmo?
  • É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
  • Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?

Sugestões de leitura complementar ao professor:

Leia a matéria “A tabela pitagórica para aprender multiplicação”, publicada em 2017, sobre estratégias de trabalho com as tabuadas, aqui:

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/tabela-pitagorica-para-aprender-multiplicacao

Leia a matéria “Ajudar as crianças a aprenderem tabuada”, publicada em 2017, sobre métodos que favorecem o ensino das tabuadas, aqui:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/5848/metodo-que-ajuda-as-criancas-aprenderem-tabuada

Leia a matéria “Multiplicação e divisão já nas séries iniciais”, publicada em 2009, sobre o ensino da multiplicação e da divisão, aqui:

https://novaescola.org.br/conteudo/2662/multiplicacao-e-divisao-ja-nas-series-iniciais

Leia a matéria “O ábaco, os números também têm regras“, publicada em 2008, sobre as características do sistema de numeração decimal, aqui:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016813.PDF

Leia a matéria “O jogo do valor posicional“, publicada em 2014, sobre a posição dos algarismos nos numerais, aqui:

http://www.escolavillare.com.br/jogo-do-valor-posicional-fundamental-i/

Leia a matéria “Novo jeito de ensinar tabuada“, publicada em 2011, sobre a relação entre o produto e as propriedades da multiplicação no ensino das tabuadas, aqui:

https://novaescola.org.br/conteudo/162/novo-jeito-ensinar-tabuada

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e conseguiram resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.

Conforme for socializando as respostas, questione os alunos quanto aos motivos que podem tê-los levado a cometer erros e procure ajudá-los a perceberem por que ocorreram e o que fazer para evitá-los.

Propósito: Refletir a respeito do uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Calcular usando o algoritmo pareceu mais ou menos interessante?
  • É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
  • Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
  • Em quais situações o uso do algoritmo pode facilitar a nossa vida?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Refletir a respeito do uso do algoritmo da multiplicação.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e conseguiram resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.

Conforme for socializando as respostas, questione-os quanto aos motivos que podem tê-los levado a cometer erros e procure ajudá-los a perceberem por que ocorreram e o que fazer para evitá-los.

Discuta com a turma:

  • Calcular usando o algoritmo pareceu mais ou menos interessante?
  • Quais tipos de erro vocês cometeram ou perceberam que podem cometer na hora de aplicar o algoritmo? O que aprenderam ao revê-los? O que fazer para evitar erros desse tipo?
  • É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
  • Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
  • Em quais situações o uso do algoritmo pode facilitar a nossa vida?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Leia o texto do slide com os alunos. Faça uma leitura dialogada e vá esclarecendo as dúvidas que surgirem.

Se julgar oportuno, posteriormente, proponha à turma a elaboração de um cartaz que possa ficar exposto na sala e sirva de orientação nos momentos em que forem calcular usando o algoritmo da multiplicação.

Propósito: Compreender a função do algoritmo da multiplicação e como aplicá-lo.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem alguma dica que possa ajudar os colegas a lembrarem da sequência dos procedimentos do cálculo com o algoritmo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Organizar o pensamento da turma, fazendo uma pequena revisão dos conteúdos abordados.

Orientação: Leia o resumo da aula com os alunos ou peça que um deles leia para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
  • Do que revimos e aprendemos, o que pode ser mais ou menos útil na nossa vida?
  • Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia em voz alta o problema.

Retome os procedimentos utilizados no aquecimento e na atividade principal e peça que resolvam o problema individualmente usando dois deles, sendo um, o algoritmo usual. Circule pela sala e observe se as crianças estão conseguindo realizar as operações de acordo com o que foi proposto.

Propósito: Fazer uso do algoritmo da multiplicação por um algarismo.

Discuta com a turma:

  • Depois de treinar um pouco mais, o uso do algoritmo está tornando mais fácil a resolução dos cálculos?
  • Você teve dificuldades para aplicar o algoritmo? Quais foram? O que fazer para superá-las?
  • Saber fazer a decomposição e/ou usar a propriedade distributiva ajudou a compreender o algoritmo da multiplicação? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o objetivo da aula. Converse rapidamente sobre o significado dos termos presentes no objetivo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Conceito-chave

O algoritmo da multiplicação.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • dados,
  • papel quadriculado,
  • caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia com os alunos a pergunta feita pelo garoto. Deixe que cada um resolva a multiplicação pelo método que desejar e depois compartilhe com um colega e com a turma. Utilize as perguntas abaixo para guiar uma discussão sobre o assunto. Nesse momento, os alunos devem resolver a multiplicação da forma que se sentirem mais confortáveis. O importante é que eles discutam entre eles as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver a operação e retomar as estratégias que foram vistas no plano anterior.

Propósito: Retomar as estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quem se lembra o que são estratégias não convencionais?
  • Como podemos usar as estratégias não convencionais para resolver cálculos de multiplicação?
  • Como podemos resolver essa operação usando a decomposição pela adição? (1132+1132+1132+1132+1132+1132).
  • Como podemos usar a propriedade distributiva? 6 x ( 1000+100+30+2).
  • Encontrar o resultado pela multiplicação pode facilitar? Por quê?
  • Saber os resultados das tabuadas ou como encontrá-los facilita na hora de realizar a multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia com os alunos a resposta do garoto. Verifique os alunos que fizeram a resolução igual ou parecida com as que estão no slide. Peça que apresentem suas estratégias e resoluções e comparem com as outras duplas. Utilize as perguntas abaixo para guiar uma discussão sobre o assunto. O importante é que eles discutam entre eles as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver a operação e retomar as estratégias que foram vistas no plano anterior.

Propósito: Retomar as estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas estratégias vocês utilizam mais?
  • A multiplicação torna mais fácil o cálculo quando temos que somar uma quantidade grande de parcelas iguais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Leia a proposta da atividade com os alunos ou peça que um deles leia para a classe. Verifique se todos compreenderam o que deve ser feito e organize a turma em pequenos grupos. Proponha que façam os cálculos no menor tempo possível, usando a decomposição ou a propriedade distributiva. Distribua um dado para cada grupo. Os alunos devem jogar o dado e o número que sair irá corresponder ao número de navios que serão considerados. Circule pela classe e verifique se os grupos estão conseguindo interagir e usando os procedimentos adequadamente.

Após cinco minutos, encerre a atividade, socialize as respostas, observando se todos chegaram aos mesmos resultados. Verifique as possíveis falhas de cálculo e se for algo significativo, corrija-as coletivamente. Essa pode ser uma ótima estratégia de trabalho, pois uma reflexão a respeito dos erros cometidos permite que os alunos repensem seus procedimentos e consigam prevenir alguns enganos comuns às operações.

Propósito: Fazer uso de estratégias não convencionais para realizar uma multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Qual operação podemos realizar para resolver essa situação?
  • Há apenas uma forma para resolvê-la?
  • Utilizamos esse tipo de situação no nosso dia a dia? Quais?
  • Todos do grupo usaram a mesma estratégia para resolver a situação?
  • Você entendeu as estratégias que seus colegas usaram?
  • Todos chegaram aos mesmos resultados?
  • Se houve resultados diferentes, por quais motivos isso ocorreu?
  • Quais procedimentos a maior parte da turma usou?
  • Um deles foi mais eficiente ou mais rápido do que o outro?

Materiais complementares

Atividade Principal

Atividade principal (dado)

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Partindo da resposta do grupo a respeito da estratégia considerada mais eficiente ou mais rápida, feita no slide anterior, comente que há uma maneira ainda mais rápida de resolver multiplicações, principalmente quando temos que calcular números maiores: o algoritmo.

Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu falar em algoritmo da multiplicação? O que é um algoritmo?
  • Alguém gostaria de procurar no dicionário o significado dessa palavra?
  • Quem pode explicar o que entendeu a respeito do significado da palavra algoritmo?
  • O que acharam? Parece fácil usar o algoritmo?
  • Por que é importante saber o valor posicional dos algarismos na hora de multiplicar usando o algoritmo?
  • O que há de semelhante entre o algoritmo da multiplicação e da adição? (Quando o resultado da multiplicação tem mais de um algarismo, escrevemos apenas o algarismo da direita e adicionamos o da esquerda na ordem seguinte, à esquerda).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Partindo da resposta do grupo a respeito da estratégia considerada mais eficiente ou mais rápida, feita no slide anterior, comente que há uma maneira ainda mais rápida de resolver multiplicações, principalmente quando temos que calcular números maiores: o algoritmo.

Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu falar em algoritmo da multiplicação? O que é um algoritmo?
  • Alguém gostaria de procurar no dicionário o significado dessa palavra?
  • Quem pode explicar o que entendeu a respeito do significado da palavra algoritmo?
  • O que acharam? Parece fácil usar o algoritmo?
  • Por que é importante saber o valor posicional dos algarismos na hora de multiplicar usando o algoritmo?
  • O que há de semelhante entre o algoritmo da multiplicação e da adição? ( Quando o resultado da multiplicação tem mais de um algarismo, escrevemos apenas o algarismo da direita e adicionamos o da esquerda na ordem seguinte, à esquerda).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Ainda em duplas ou pequenos grupos, utilize os nove minutos restantes para propor um treino do algoritmo da multiplicação. Se possível, monte grupos heterogêneos do ponto de vista do desempenho dos alunos, de modo que crianças que demonstrem aprender com mais facilidade ou que tenham compreendido melhor a proposta da atividade possam interagir com outras que precisam de mais tempo ou mais ajuda. Essa pode ser uma forma interessante de criar um ambiente de cooperação e favorecer o avanço dos alunos que demandam maior atenção.

Entregue folhas de papel quadriculado para que possam armar os cálculos e garantir a posição correta dos algarismos.

Aos grupos que apresentarem maior facilidade na compreensão do algoritmo, peça que realizem os cálculos propostos na atividade para a classe.

Propósito: Aprender a fazer uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como foi a experiência de realizar o cálculo usando o algoritmo?
  • O que facilitou a realização do algoritmo?
  • É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
  • Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?

Sugestões de leitura complementar ao professor:

Leia a matéria “A tabela pitagórica para aprender multiplicação”, publicada em 2017, sobre estratégias de trabalho com as tabuadas, aqui:

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/tabela-pitagorica-para-aprender-multiplicacao

Leia a matéria “Ajudar as crianças a aprenderem tabuada”, publicada em 2017, sobre métodos que favorecem o ensino das tabuadas, aqui:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/5848/metodo-que-ajuda-as-criancas-aprenderem-tabuada

Leia a matéria “Multiplicação e divisão já nas séries iniciais”, publicada em 2009, sobre o ensino da multiplicação e da divisão, aqui:

https://novaescola.org.br/conteudo/2662/multiplicacao-e-divisao-ja-nas-series-iniciais

Leia a matéria “O ábaco, os números também têm regras“, publicada em 2008, sobre as características do sistema de numeração decimal, aqui:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016813.PDF

Leia a matéria “O jogo do valor posicional“, publicada em 2014, sobre a posição dos algarismos nos numerais, aqui:

http://www.escolavillare.com.br/jogo-do-valor-posicional-fundamental-i/

Leia a matéria “Novo jeito de ensinar tabuada“, publicada em 2011, sobre a relação entre o produto e as propriedades da multiplicação no ensino das tabuadas, aqui:

https://novaescola.org.br/conteudo/162/novo-jeito-ensinar-tabuada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e conseguiram resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.

Conforme for socializando as respostas, questione os alunos quanto aos motivos que podem tê-los levado a cometer erros e procure ajudá-los a perceberem por que ocorreram e o que fazer para evitá-los.

Propósito: Refletir a respeito do uso do algoritmo da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Calcular usando o algoritmo pareceu mais ou menos interessante?
  • É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
  • Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
  • Em quais situações o uso do algoritmo pode facilitar a nossa vida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Refletir a respeito do uso do algoritmo da multiplicação.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e conseguiram resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.

Conforme for socializando as respostas, questione-os quanto aos motivos que podem tê-los levado a cometer erros e procure ajudá-los a perceberem por que ocorreram e o que fazer para evitá-los.

Discuta com a turma:

  • Calcular usando o algoritmo pareceu mais ou menos interessante?
  • Quais tipos de erro vocês cometeram ou perceberam que podem cometer na hora de aplicar o algoritmo? O que aprenderam ao revê-los? O que fazer para evitar erros desse tipo?
  • É importante saber as tabuadas para calcular usando o algoritmo?
  • Na hora de usar o algoritmo, como podemos encontrar o resultado da tabuada, se não o soubermos de cor?
  • Em quais situações o uso do algoritmo pode facilitar a nossa vida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Leia o texto do slide com os alunos. Faça uma leitura dialogada e vá esclarecendo as dúvidas que surgirem.

Se julgar oportuno, posteriormente, proponha à turma a elaboração de um cartaz que possa ficar exposto na sala e sirva de orientação nos momentos em que forem calcular usando o algoritmo da multiplicação.

Propósito: Compreender a função do algoritmo da multiplicação e como aplicá-lo.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem alguma dica que possa ajudar os colegas a lembrarem da sequência dos procedimentos do cálculo com o algoritmo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Organizar o pensamento da turma, fazendo uma pequena revisão dos conteúdos abordados.

Orientação: Leia o resumo da aula com os alunos ou peça que um deles leia para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
  • Do que revimos e aprendemos, o que pode ser mais ou menos útil na nossa vida?
  • Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia em voz alta o problema.

Retome os procedimentos utilizados no aquecimento e na atividade principal e peça que resolvam o problema individualmente usando dois deles, sendo um, o algoritmo usual. Circule pela sala e observe se as crianças estão conseguindo realizar as operações de acordo com o que foi proposto.

Propósito: Fazer uso do algoritmo da multiplicação por um algarismo.

Discuta com a turma:

  • Depois de treinar um pouco mais, o uso do algoritmo está tornando mais fácil a resolução dos cálculos?
  • Você teve dificuldades para aplicar o algoritmo? Quais foram? O que fazer para superá-las?
  • Saber fazer a decomposição e/ou usar a propriedade distributiva ajudou a compreender o algoritmo da multiplicação? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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