15092
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Haicai e a natureza - declamação de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre haicais e oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas

Finalidade da aula: Apreciar trechos da peça “As quatro estações” de Vivaldi e selecionar haicais com kigô, a fim de gravar um vídeo que apresente  as peças de Vivaldi como música de fundo para a declamação de haicais.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Haicai

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores, tabets ou celulares com acesso à internet e caixa de som. Alternativa para ausência de internet: CD ou arquivo em MP3 de trechos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e cópias de vários haicais com kigô das quatro estações, para que os alunos possam selecionar, dentre esses, os haicais que serão declamados.

Para esse caso, recomenda-se a impressão dos haicais presentes na revista Kaki, disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 5 set. 2018.

Como esta é uma aula que envolve música clássica, caso haja professor de música no colégio, é possível envolvê-lo no projeto e unir as duas disciplinas.

Sugere-se uma pesquisa prévia sobre o compositor Vivaldi, sua biografia e principais obras. Essa pesquisa pode ser impressa ou escrita no caderno e serve como ponto de partida para a introdução desta aula.

Dificuldades antecipadas: Encontrar e avaliar haicais em fontes confiáveis de pesquisa. Diferenciar haicais de poemas que não são do gênero. Para superá-las a orientação do professor durante o processo de pesquisa será fundamental.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>.  Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018.

SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.


Código: LPO9_03SQA10

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas