15092
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Haicai e a natureza - declamação de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre haicais e oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos.  Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, instigando a respeito da relação entre o haicai e as estações do ano. Retome também o que é o kigô, de acordo com as orientações do slide.

Introdução
No mesmo vídeo, explique quem foi Vivaldi e exiba rapidamente alguns trechos de suas composições (veja as opções em Materiais complementares do plano de aula). Conforme o plano, “diga que eles irão realizar um trabalho que usará as composições de Vivaldi como música de fundo para haicais declamados. A proposta é que eles gravem um vídeo com a declamação e que eles terão 3 aulas para trabalhar no projeto”. Esse vídeo poderá será exposto em um canal do YouTube ou em um vlog.

Desenvolvimento
Oriente, no mesmo vídeo, que os alunos se dividam em grupo de até 4 integrantes, criando um grupo no WhastApp para interagir e fazer escolhas durante a realização das atividades da aula. Peça que os grupos: (i) pesquisem, na internet, haicais que tenham as estações do ano como kigô; (ii) depois de escolhidos pelos menos 6 haicais, escutem a música de Vivaldi referente à estação do ano escolhida (envie os links aos grupo, disponíveis em materiais complementares). Durante a pesquisa, acompanhe as discussões dos grupos pelo WhastApp.

Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que um aluno de cada grupo leia um dos haicais escolhidos e explique a motivação da escolha e a estação do ano à qual se refere. Peça que eles façam essa leitura por meio de um áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.

Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Convide-os a conhecer a obra do compositor e músico barroco Antonio Vivaldi. Veja as opções de busca sugeridas no plano de aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA10

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas