Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores, tabets ou celulares com acesso à internet e caixa de som. Alternativa para ausência de internet: CD ou arquivo em MP3 de trechos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e cópias de vários haicais com kigô das quatro estações, para que os alunos possam selecionar, dentre esses, os haicais que serão declamados.
Para esse caso, recomenda-se a impressão dos haicais presentes na revista Kaki, disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Como esta é uma aula que envolve música clássica, caso haja professor de música no colégio, é possível envolvê-lo no projeto e unir as duas disciplinas.
Sugere-se uma pesquisa prévia sobre o compositor Vivaldi, sua biografia e principais obras. Essa pesquisa pode ser impressa ou escrita no caderno e serve como ponto de partida para a introdução desta aula.
Dificuldades antecipadas: Encontrar e avaliar haicais em fontes confiáveis de pesquisa. Diferenciar haicais de poemas que não são do gênero. Para superá-las a orientação do professor durante o processo de pesquisa será fundamental.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete o slide e pergunte aos alunos qual a relação que eles podem estabelecer entre as quatro estações e o haicai. Espera-se que eles digam que o haicai aborda a natureza e que apresenta o kigô, palavra temática que faz referência a uma estação do ano.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles pesquisaram sobre Vivaldi, ouça as informações que eles trazem e complemente-as, se preciso: Vivaldi nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741, ele era compositor e violinista, dentre suas composições estão “As Quatro Estações”, um conjunto de quatro concertos para violinos escritos por volta de 1720. Cada composição traz a essência da estação que representa.
- Toque um pequeno trecho de cada uma das composições para apreciação (e reconhecimento) dos meninos. Recomenda-se um minuto de cada uma delas (disponível nos materiais complementares).
- Diga que eles irão realizar um trabalho que usará as composições de Vivaldi como música de fundo para haicais declamados. A proposta é que eles gravem um vídeo com a declamação e que eles terão 3 aulas para trabalhar no projeto. Esse vídeo poderá será exposto aos alunos numa mostra sobre haicai, a ser organizada no final da sequência sobre haicais e, também, disponibilizado num canal do youtube ou um vlog. Pode-se escolher com a turma o destino dado aos vídeos depois de pronto.
- Caso não seja possível gravar os vídeos, sugere-se a organização de um sarau com a declamação dos haicais selecionados.
- Caso seja possível e haja tempo disponível, converse com o professor de Música para que ele fale um pouco para os alunos sobre o ritmo e a melodia de cada uma das peças de Vivaldi e de que forma esses elementos da composição da música conseguem representar a essência de cada estação do ano.
Material Complementar:
Caso julgue necessário, acesse o link com uma breve biografia do Vivaldi aqui ou aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=GHi9X77TqrY - Primavera
https://www.youtube.com/watch?v=bKXQizlezzs - Verão
https://www.youtube.com/watch?v=9mOux8ju0lc - Outono
https://www.youtube.com/watch?v=nvbfFfwzCqg - Inverno
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em 4 grupos e atribua a cada um deles uma estação do ano.
- Dê a eles duas atividades:
- Pesquisar na internet haicais que tenham kigôs que se refiram à estação da natureza atribuída ao grupo (haicais com kigô de inverno devem ser selecionados pelo grupo que ficou com a estação de inverno etc). Assegure que eles estejam pesquisando em fontes seguras. Seguem sugestões de sites nos materiais complementares.
- Ouvir o concerto de Vivaldi correspondente à sua estação e selecionar trechos que sirvam como música de fundo para a leitura dos haicais.
- Oriente-os a dividirem as funções, para que as duas atividades sejam feitas na aula.
- Os alunos responsáveis pela coletânea de haicais devem criar um documento no Google Docs, Word, ou similar para compilar os poemas selecionados.
- Recomenda-se selecionar aproximadamente 5 a 7 poemas. Caso não seja possível fazer um documento online, peça aos alunos que façam a coletânea manuscrita (em folha de caderno ou sulfite).
- Os alunos responsáveis pela música devem ouvir todo o concerto referente à sua estação anotando o tempo selecionado como música de fundo.
- Controle o tempo para que os integrantes do grupo possam se reunir e trocar informações sobre o que pesquisaram. Peça para que cada grupo selecione um poema para ler na sala, no fechamento da aula.
- Durante o trabalho de pesquisa, circule entre os grupos dando as orientações necessárias, questionando-os sobre os critérios que eles estão usando na seleção dos haicais. Esse é um momento para orientá-los quanto à qualidade da pesquisa, para que eles não peguem os primeiros poemas que encontrarem na internet. Além disso, é possível verificar se eles dominam o reconhecimento e a análise de características do gênero.
- Caso não seja possível que os alunos pesquisem na internet a coletânea de poemas, recomenda-se a impressão de poemas de todas as estações, presentes nos links disponibilizados abaixo. Neste caso, a impressão de vários poemas da mesma estação é importante para que os alunos possam pesquisar, neste corpus, os poemas que julgarem mais interessantes para compor a própria coletânea.
Materiais complementares:
Seguem sugestões de sites em que os poemas podem ser encontrados:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Peça para que cada grupo encerre a pesquisa e compartilhe o documento criado para futura conferência. Se for um documento manuscrito, sugere-se recolher no final da aula para correção e devolver, antes da próxima aula da sequência, para que eles possam ensaiar a declamação.
- Convide um aluno de cada grupo para declamar o haicai escolhido para a turma.
- Nesse momento, vale relembrar a diferença entre a leitura e a declamação, vista na primeira aula desta sequência, e incentivá-los a fazerem pausas, entonações que consigam transformar a leitura numa experiência estética.
- Diga aos alunos que, em casa, eles deverão ensaiar a declamação dos poemas. Caso julgue necessário, combine quais alunos irão declamar os poemas e quais ficarão na atividade de filmagem, controle de som e edição do vídeo.
- Peça aos alunos para, na próxima aula, trazerem celulares com filmadoras ou máquinas filmadoras. Caso não seja possível, verifique se a escola tem a máquina/o celular para a filmagem ou invista na ideia de organização de um Sarau.
- Diga aos alunos que o vídeo deve ser criativo: eles podem usar figurinos, desenhos/fotos que representem os haicais lidos, ou animação. Peça ao grupo para que eles se organizem e tragam o material necessário para a filmagem na próxima aula.