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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre a prática da oralidade.

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o das práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral - não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos - sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas. Estabelece-se, ainda, como uma progressão dos minisseminários, a abertura para fundamentar: o aluno não precisa se ater a uma forma pré-estabelecida, pode se valer dos recursos que deem melhor sustentabilidade no contexto. Prima-se, também, pelo cuidado de apresentar as fontes de pesquisa como um desses recursos de fundamentação.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como práticas que requerem estudos e pesquisas; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Nesse contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar do foco, no minisseminário, estar sobre o gênero oral e de se estruturar a interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral que se baseia em um texto escrito, curadoria reflexiva e crítica de informações; a organização de slides como apoio à apresentação, a adequação em relação à audiência quanto ao uso da linguagem e recursos gestuais e cinésicos. Além disso, deve-se considerar projetos interdisciplinares. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas do gênero oral, permeado pelo gênero investigativo, com ênfase nas estruturas textuais expositivas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Timidez ou vergonha para apresentar em público.
  • Trabalho em grupo, com envolvimento de todos os participantes.
  • Fortalecer as vozes sociais (grupos, instituições, pessoas), no uso do discurso reportado.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Buscar informações sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.

Referências sobre o assunto:

Características do raciocínio lógico - Extensivo Redação / Descomplica. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s7CAX9X5bh0>. Acesso em: Out. 2018.

Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: Out. 2018.

COSTA, Teresa Alexandra Mendes. O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1301/1/O%20texto%20expositivo%20num%20manual%20escolar%20de%20estudo%20do%20meio.pdf> Acesso: em Nov. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso: em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

Recursos argumentativos. Globo.com.Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

Dinâmica da atividade select-down

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Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

  • Realizar o trabalho em equipe.

Sensibilização:

  • É a etapa em que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as apresentações dos minisseminários, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • Fortaleça a autonomia dos alunos no minisseminário para que eles:
  • assumam as responsabilidades dentro dos grupos e nos momentos de trabalho coletivo;
  • exerçam papéis ativos nas decisões;
  • participem das construções das regras.

Minisseminário: o que já sabemos:

  • Como é organizado um minisseminário?
  • Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • o que é um minisseminário;
  • as partes que o compõem;
  • o que precisa ser feito antes do momento em que a apresentação acontece.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • O que vocês lembram sobre a estrutura e características de um minisseminário?
  • Para que fazer um minisseminário?
  • Quais são as partes de um minisseminário?
  • Como elas devem ser organizadas?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • O que cada um, em sua função, deve fazer?
  • Podemos criar regras para um minisseminário?
  • Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.
  • Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliar~so os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando um tema.

  • Como organizá-lo para atingir a proposta inicial?
  • Explique que o minisseminário é composto por:
  • Escolha do tema;
  • Coleta de informações sobre o tema escolhido;
  • Escolha e elaboração dos recursos visuais;
  • Ensaio;
  • Apresentação;
  • Avaliação.
  • Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer diferentes funções para a apresentação: moderador e apresentador.
  • É necessário distribuir o máximo as responsabilidades, descentralizando o processo e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos se envolvam mais.
  • Solicite que cada grupo defina claramente as atribuições de cada integrante.
  • Moderador (aquele que faz a abertura da apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
  • Apresentador (apresenta o tema, justifica a escolha, compartilha os conhecimentos, exemplifica, descreve e explica sobre o tema decidido).
  • O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.
  • Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.
  • Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.
  • Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, responsabilidade de participar da preparação e da apresentação.
  • Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 10 minutos.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

Introdução para essa aula:

  • Esse é a etapa em que os alunos preparam a apresentação do minisseminário.
  • Acontece durante o mês que antecede a apresentação.
  • Esclareça à turma que essa etapa é dividida em: organização dos grupos e das responsabilidades de cada um, elaboração de perguntas para a escolha do tema, pesquisa para sustentar a temática, escolha dos recursos visuais e planejamento da avaliação.

  • Da pergunta, nasce a pesquisa.
  • Solicite aos alunos que se organizem em grupos de 4 ou 5 integrantes.
  • Esclareça que esse é o momento de começar a pensar na escolha do conteúdo temático para a apresentação.
  • Peça aos alunos que elaborem perguntas a partir de uma dúvida ou curiosidade do grupo.
  • Incentive a busca por dúvidas que envolvam temas como multiculturalismo, mercado de trabalho, currículo, questões sociais e também interdisciplinares.
  • Sugere-se que, mesmo inseridos no grande contexto temático, o recorte faça parte do universo juvenil, como por exemplo:
  • saúde pública - por exemplo, gravidez na adolescência, importância da vacinação, drogas.
  • mercado de trabalho - profissões do momento, profissões de jovens como eles ou programa de Jovem aprendiz, organização de um currículo.
  • tecnologias - o jovem e as redes sociais ou bolhas sociais e a manipulação das informações;
  • questões sociais - a inserção de temas sociais ou culturais que fazem parte da realidade da escola, por exemplo, consumismo, degradação ambiental, violência, conservação do patrimônio cultural.

  • O conteúdo temático: a dúvida e busca por resposta.
  • Após elaborar as perguntas, os alunos pensam sobre os conteúdos temáticos que envolvem as questões.
  • O conteúdo temático está atrelado às dúvidas dos alunos.
  • A definição do tema:
  • pode fazer retomada de conteúdos temáticos de outras disciplinas,
  • estabelece assuntos já postos em discussão, retomando com vistas a ampliar a discussão posta anteriormente;
  • está em voga e em consonância com os interesses característicos da idade;
  • pode trazer um novo tema.
  • A partir das questões elaboradas, provoque a reflexão, para que os alunos possam escolher uma ou mais questões:
  • Dentre as coisas que já sabemos ou informações que já temos, sobre o que gostaríamos de aprofundar?
  • São discussões de temas atuais?
  • O que podemos apresentar dentro desse tema que irá contribuir para o crescimento da turma?
  • Qual assunto é de interesse do grupo?
  • Esses temas fazem conexão com quais áreas do conhecimento?
  • Como e onde buscar informações sobre esse tema?
  • Ele apresenta enumeração de fatos, conceitos?
  • Descreve características?
  • Apresenta causa e consequência de uma situação?
  • Que referências bibliográficas são fontes confiáveis?
  • Essas referências trazem conceitos, informações complementares sobre o tema?
  • Para delimitar o tema, discuta:
  • Por que mostrar esse aspecto do tema?
  • O que esse ponto tem de relevante que pode acrescentar dentro das questões já estudadas?
  • Oriente os alunos a necessidade de realizar leituras prévia, pesquisar e levantar dados e informações sobre o tema escolhido.
  • Enfatize a importância de:
  • Buscar por fontes confiáveis;
  • Focar na delimitação daquilo que se busca;
  • Selecionar as referências bibliográficas que devem ser apresentadas ao público ao final do trabalho.

  • A estrutura expositiva: como ela diz sobre o tema?
  • Retome com os alunos as características de um gênero expositivo e sua organização interna de definição, enumeração, descrição, causa consequência, solução de problemas, analogias, com vistas a dar sustentação à apresentação, considerando a linha investigativa e de alfabetização científica que se tem por finalidade ao apresentar as temáticas.
  • Reflitam:
  • O que é um texto do gênero expositivo?
  • Como usar esse texto para apresentar informações?
  • Qual é a forma de fazer uso produtivo dessa tipologia textual para elaborar a apresentação?
  • No material de apoio visual, podemos usar diagramas? Tabelas? Gráficos? Imagens? Verbetes? Descrições? Conceitos? Vídeos?
  • Como transpor na fala e no material de apoio visual essas informações?
  • Articule também o conteúdo temático por meio das estruturas expositivas:
  • Conceitos: explicam o que é, utilizando uma linguagem mais objetiva, denotativa.
  • Sequência: expõe ideias, comparando semelhanças ou diferenças entre aspectos. Pode empregar analogias e estabelecer parâmetros entre fatos atuais e históricos dentro de um tema, por exemplo.
  • Descrição: mostra as características de um determinado fenômeno.
  • Enumeração: apresenta várias características de um tema.
  • Causa e consequência: apresenta possíveis causas para uma determinada situação ou fenômeno e as consequências que essa situação desencadeia.
  • Solução de problemas: apresenta o problema e intervenções possíveis.
  • Analogias: estabelecem uma comparação entre fatos, fenômenos ou situações buscando confirmar ou contrastar as ideias.
  • Para saber mais: Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em:

DIANA, Daniela.Texto Expositivo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/>. Acesso em Out. 2018.

VILARINO, Sabrina. Texto Expositivo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm>. Acesso em Out. 2018.

  • Associe, ainda, a utilização dos recursos para fundamentar e tornar o tema mais expositivo:
  • uso das fontes pesquisadas com o intuito de estabelecer veracidade ao tema;
  • discurso reportado - inserção de vozes de grupos, especialistas, instituições;
  • exemplificação com filmes, livros, canções, ampliando conceitos, descrições, ou fazendo comparações;
  • alusão a fatos históricos que exemplificam o tema - fundamentando estruturas que fazem analogias, descrevem, estabelecem características, comparam situações atuais e históricas, permitindo validar a discussão proposta.
  • alusão cultural como estratégia para fundamentar o texto, veja mais em:

Alusão - figura de linguagem - exemplos e o que é. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/alusao/>. Acesso em Out. 2018. e em QUARESMA, Fábio. Argumentação no texto. Instituto de Língua Viva (blog). 2009. Disponível em: <http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html>. Acesso em Out. 2018.

  • Organizamos!
  • É o momento de organizar a fala e o material de apoio visual
  • Retome, também, os conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:
  • Como utilizar esse material de apoio visual construído pelo grupo?
  • Esse recurso visual é suficiente ou é preciso ter uma fala estruturada?
  • Como organizar a fala?
  • Qual é a melhor forma de produzir o recurso visual do meu grupo? Devo fazer uso das tecnologias?

3. Ressalte a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:

4. O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.

5. O texto verbal deve ser objetivo, claro e atender a estrutura e as características dos textos expositivos.

6. A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:

  • Por onde começar?
  • Como expor?
  • Como se apropriar, na fala, das estruturas expositivas solicitadas e das estratégias para fundamentar o tema?
  • Como finalizar, fazendo as retomadas necessárias?
  • Quais marcas linguísticas devem ser usadas?

7. Use a pesquisa para ajustar a organização da fala e do recurso visual com segurança.

8. Aconselhe os alunos a fazer ensaios antes, dentro de cada grupo.

Sobre a apresentação

  • Retome os conhecimentos dos alunos também sobre a momento da apresentação:
  • Há alguma norma para se apresentar em público?
  • Como deve se comportar a pessoa que fala para os colegas?
  • O que é importante que ela faça?
  • Como devem se comportar as pessoas que são os ouvintes?
  • Os ouvintes devem participar, perguntando, tirando dúvidas ou comentando, contribuindo com o tema e com os colegas que apresentam?
  • Qual o momento de a plateia participar?
  • Como organizar o espaço para a apresentação?

  • Estabeleça o diálogo com os estudantes e ressalte que a apresentação é composta pela introdução ao tema, apresentação dos participantes, exposição do assunto e abertura para esclarecimentos e dúvidas.
  • Relembre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:
  • Os elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.);
  • Os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • Do recurso visual como suporte à apresentação como facilitador do processo de construção do conhecimento.
  • Modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se vejam.
  • Esclareça que é importante que os alunos:
  • Falem claramente, com informações organizadas, coerentes com uma sequência lógica: apresentando começo, meio e fim em sua fala, com retomada dos principais pontos da exposição.
  • Usem marcas linguísticas como: Para início… Mais uma informação interessante… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que...
  • Provoquem o público, deixando dicas para reflexão entre os participantes.
  • Utilizem com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.
  • Esses elementos podem ser retomados durante aavaliação ao final da apresentação.
  • Sugestão para apoio da preparação:

Como apresentar um seminário? 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Nov. 2018.

Oratória - Como falar em publico - palestrante Mario Persona. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z8cPL0UIpzc>. Acesso em Nov. 2018.

  • Compartilhando!
  • Momento de definir as responsabilidades de cada integrante do grupo: Moderador e os apresentadores.
  • Reflita com os alunos:
  • Todos terão seus papéis definidos para a apresentação?
  • Quem será o moderador? Quem serão os apresentadores?
  • Qual a função de cada um que vai apresentar uma parte do trabalho?
  • Quem apresenta qual parte do trabalho? Qual será a sequência dos apresentadores? Qual a responsabilidade temática e de exposição de cada um?
  • Quem será o responsável pela confecção do material de apoio visual?
  • Esse colega confecciona o material sozinho ou em sintonia com quem vai apresentar?
  • Quem vai lidar com as questões para a avaliação do grupo, se ela for individual?
  • Como os integrantes do grupo devem se comprometer com o trabalho?
  • Todos precisam saber o conteúdo, mesmo as responsabilidades sendo divididas?
  • Qual a importância e necessidade de todos terem domínio de todas as partes do trabalho?
  • Todos precisam ter conhecimento do material organizado para a exposição?

3. Esclareça aos alunos que todas as funções podem ser compartilhadas com os demais integrantes do grupo.

4. Atribuições

4.1. Moderador:

  • Fase de abertura:
  • Apresentar o grupo e o conteúdo temático.
  • Controlar o tempo.
  • Mediar as perguntas e interações com o público.
  • Agradecer o público e encerrar a apresentação.

4.2. Apresentadores:

  • Justificar o conteúdo temático.
  • Explicar como a exposição vai acontecer, criando expectativa aos ouvintes.
  • Compartilhar os conhecimentos, exemplificar, descrever, comparar e explicar sobre o tema decidido.
  • Recapitular o tema por meio dos recursos que cada grupo utilizou, por exemplo, o discurso reportado.
  • Apresentar as referências bibliográficas.
  • Concluir a apresentação.

  • Avaliamos
  • É o momento de preparar a avaliação que será utilizada após a apresentação.
  • A avaliação pode ser:
  • elaborada por todos os alunos de maneira coletiva e colaborativa e, no decorrer das apresentações, pode ser revista; ou
  • cada grupo elabora uma avaliação que será entregue após a apresentação.

  • O que avaliar?

1.1 a pesquisa:

  • apresentamos nossas referências bibliográficas?
  • conseguimos explicar a importância dela na fundamentação do tema?

1.2 o tema:

  • o tema foi relevante para a turma?
  • a plateia demonstrou interesse pelo assunto?

1.3 as estratégias utilizadas para dar sustentação ao tema:

  • que recursos usamos para dar veracidade à pesquisa?
  • há vídeos que apresentam o tema?
  • trouxemos entrevistas, trechos dela, ou usamos o discurso de algum entrevistado para dar sustentação ao tema?
  • fizemos um bom uso de alguma estrutura ou de mais de uma estrutura do texto expositivo, com descrição, enumeração, sequenciação?

1.4 a apresentação:

  • dividimos as responsabilidades?
  • assumimos juntos o trabalho?
  • eu fiz uma contribuição efetiva ao trabalho?
  • Como utilizamos o tempo? Acabamos muito antes? Ultrapassamos?

2. Discuta com os alunos se a avaliação será:

  • coletiva: os alunos elaboram uma única avaliação para toda a turma que será entregue aos grupos após a finalização da apresentação.
  • avaliação nos grupos: cada grupo elabora uma avaliação que será entregue aos outros grupos após a finalização da apresentação.

3. Autoavaliação:

  • os alunos podem fazer um parágrafo, pautado nas questões da avaliação; ou
  • responder um questionário construído coletivamente, mas cada um fazendo a análise da sua própria participação.

4. Esclareça que a avaliação pode ser, também, por meio do formulário no google.

  • Podem, também, se assim julgarem interessante, usar as mesmas perguntas avaliativas a cada trabalho e revisto, se necessário.
  • No site há orientações de como utilizar o formulário no google: https://support.google.com/docs/answer/7032287. (Acesso em 14 Nov. 2018).

5. Uma progressão interessante para a avaliação, considerando que o nono ano precisa criar autonomia, é escolher um aluno de cada equipe e esse grupo constrói a avaliação para a turma. Assim, ele será coletiva, pois está representada por todas as equipes.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

Introdução:

  • Organizando o ambiente.
  • É necessário organizar o espaço para apresentação. Reflita com os alunos:
  • Como organizar as carteiras?
  • Onde colocar os colegas que vão se apresentar?
  • Quais os materiais de apoio visual os grupos vão usar?
  • Quais recursos precisamos disponibilizar para os grupos?

2. Estabeleça a sequência de grupos que irão se apresentar. Sugestão: dois ou três grupos.

  • Nos posicionamos dentro dele.
  • A turma deve ocupar seus lugares de acordo com o papel que exercerá dentro da dinâmica da apresentação.
  • Para a ocupação da sala, também visando a maior autonomia da turma, converse com os alunos sobre a melhor forma de organização do espaço. Sugere-se que o espaço seja organizado em semicírculo, com as carteiras voltadas para onde cada grupo apresentará.
  • Quanto às apresentações, é importante que os alunos combinem antecipadamente se:
  • toda a equipe ocupa o espaço de apresentação, quando chamado pelo mediador;
  • o aluno que estiver fazendo uso da fala, fica no centro, enquanto os que são da equipe devem se posicionar mais ao lado;
  • o mediador deve ocupar um canto da sala, enquanto a equipe se apresenta.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 min

Orientações:

Desenvolvimento: É a etapa que os grupos iniciam a apresentação dos trabalhos.

  • Na roda da oralidade: o tema!
  • O primeiro grupo inicia a apresentação.
  • O aluno moderador faz a abertura do minisseminário, apresenta o grupo e o conteúdo temático.
  • Os apresentadores justificam a escolha do tema e iniciam a exposição do trabalho seguindo o desenvolvimento estabelecido na preparação.
  • Os grupos devem respeitar as orientações previamente combinadas:
  • tempo (10 min),
  • cenário,
  • slides,
  • posicionamento corporal,
  • apresentação do tema dentro dos objetivos propostos,
  • organização da fala com relação ao material,

5. Durante a preparação para a apresentação, cada grupo já deve ter estabelecido as responsabilidades de cada integrante.

  • quem é o mediador;
  • quem faz a introdução;
  • quem apresenta o tema ou partes dele;
  • o colega que apresenta outra parte do tema;
  • quem assume a conclusão.

6. Deve-se combinar com os alunos que, ao apresentar os seminários, não se deve ler os materiais de apoio visual, mas se orientar por eles.

7. Oriente também que ao longo do seminário, os alunos adotem as referências coesivas características do gênero, demarcando as partes.

  • Na roda da interação: perguntas e respostas. Um diálogo marcado pelo conhecimento.
  • Após o fim das apresentações, o aluno moderador abre para questionamentos da plateia e esclarecimentos por parte dos grupos que apresentaram.
  • A plateia pode anotar as perguntas em papeis distribuídos anteriormente que serão lidos pelo moderador ao final da apresentação. Além de aproximar mais a prática escolar das normatizações sociais do gênero, estimula os alunos tímidos a perguntar.
  • O aluno moderador administra esse momento, mediando as intervenções de modo que todos os grupos possam responder os questionamentos.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).

Orientações:

Fechamento:

  • Valorize e incentive a autonomia dos estudantes, permitindo que façam escolhas e assumam lideranças.
  • Na preparação, já foi definida a forma de avaliação escolhida: avaliação elaborada coletivamente ou avaliação elaborada por cada grupo.
  • Encerrada toda a apresentação, em grupo, os alunos respondem a avaliação.
  • Autoavaliação
  • De acordo com o que foi definido na preparação, os alunos produzem um parágrafo ou respondem a um questionário já elaborado.
  • Se a opção tiver sido por formulário via link, deve-se escolher o aluno que irá monitorar as respostas e trazer o gráfico para afixar em sala.
  • É importante que o professor retome os aspectos positivos e negativos da avaliação como orientação para as próximas apresentações.
  • Para qualquer das opções, é importante deixar afixado em sala ou guardado com os alunos os resultados das avaliações, com possibilidade de retomada dos pontos fracos, visando a melhoria do trabalho em um outro momento.

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Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser em equipe.

  • Peça aos alunos para que juntos definam por um tema de interesse da equipe.
  • Agora, pensem em uma dúvida que tenham a respeito desse tema. O que gostariam de saber?

Obs.: Oriente-os no sentido de analisar a dúvida para ajudá-los na busca por resposta e na delimitação do tema.

  • É um conceito que queremos saber?
  • Como ou onde esse tema se aplica?
  • Qual a melhor forma de apresentar: conceituando, apresentando uma sequência, enumerando características, apresentando causa e consequência, descrevendo…?
  • Que estrutura expositiva melhor nos ajuda a definir o que queremos saber?
  • Onde pesquisar sobre o conteúdo temático?
  • Que tipo de texto devemos buscar para apoiar nossa pesquisa?
  • Feito isso, os alunos devem planejar a apresentação, orientando-se com vistas a atender o recurso visual: Ted Talk.
  • As TEDs são conferências usadas na comunicação durante uma apresentação em público. São falas curtas, com tempos curtos, e têm como intenção principal a de propagar uma (boa) ideia. Essa situação de comunicação pode ser usada para um minisseminário.
  • São vídeos curtos, no máximo 18 minutos, gravados previamente. Mas considerando o grau de dificuldade, pode-se definir um tempo menor. Sugere-se um tempo de 10 minutos.
  • Nessa variação, o professor pode solicitar ao grupo que a apresentação seja gravada previamente e, na data combinada, a apresentação será assistida por todos os alunos.
  • Oriente os alunos que essa forma de apresentação tem algumas especificidades:
  • Organizar o cenário para dar a conotação de palco;
  • Organizar o tempo;
  • Organizar a fala;
  • Pensar no material de apoio, slides ao fundo;
  • Atentar-se para o movimento corporal diante da câmera.
  • Para saber mais, pesquise em:

BELLO, Lívia. Ted Talk: o novo modo de fazer apresentações. Disponível em: <https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/blog-the-speaker/ted-talk-o-novo-modo-de-fazer-apresentacoes,2cd05d83f33fd0ca81c159f59782c797m5wc0y9m.html>. Acesso em Nov. 2018

Como dar uma palestra TED Talk? Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Dar-uma-Palestra-TED-Talk>. Acesso em Nov. 2018.

5 Ted Talks fantásticos para te inspirar na hora de criar apresentações. Disponível em: <https://agenciawck.com.br/5-ted-talks-fantasticos-para-te-inspirar-na-hora-de-criar-apresentacoes/ . Acesso em Nov. 2018.

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar. Relembre questões ligadas à oralidade (os aspectos paralinguísticos e cinésicos, mostrando a importância dos gestos, da postura, da entonação da voz, do olhar, ao longo da apresentação).
  • Para avaliar, pode também voltar a fazer uso do formulário do google ou da avaliação coletiva.
  • As perguntas podem ser redirecionadas, em função das dificuldades.
  • Convém perguntar para esse trabalho, que nasce em função de uma dúvida:
  • Encontraram resposta para a dúvida inicial?
  • Como conseguiram essa resposta?
  • Qual parte do trabalho mais contribuiu para esse aprendizado?

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Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • A partir de uma experiência vivenciada pela turma: uma feira de ciências, visita a algum ponto cultural da cidade, os alunos:
  • Fazem um relato de alguma situação ou aprofundam algum tema.
  • Pesquisem sobre o tema de interesse, fazendo interdisciplinaridade com alguma outra área do conhecimento.
  • Elaborem perguntas sobre o que gostariam de saber a respeito desse tema.
  • Façam dois procedimentos distintos:
  • Relato expositivo do que foi visto.
  • Ampliação do tema por meio de pesquisa.
  • Com esse material em mãos, solicite aos alunos para elaborar o recurso visual que será usado na apresentação.
  • Oriente-os a usar filmagens pequenas enriquecendo o relato.
  • E mesclar a apresentação com o enriquecimento do tema, proporcionado pela pesquisa.
  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.
  • Quanto à oralidade, oriente-os para que não se percam os avanços já conseguidos com relação aos aspectos paralinguísticos e cinésicos.
  • Avalie com os alunos o seminário.
  • Retome a avaliação nas orientações do slide 3.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • O grupo deve decidir por um tema de interesse - é recomendável, aqui, que se pautem em um tema interdisciplinar - e realizar a pesquisa (podendo inclusive retomar algum do trabalho anterior) de forma a construir um entendimento sobre o tema e fazer uma síntese.
  • Converse com os estudantes sobre síntese: um texto conciso, com as informações principais.Saiba mais sobre síntese em:

DIANA, Daniela. Como fazer uma síntese? Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/como-fazer-uma-sintese/>. Acesso em Nov. 2018. Como escrever uma síntese? Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Escrever-uma-S%C3%ADntese>. Acesso em Nov 2018.

  • Na sequência, tendo informações mais amplas sobre o tema, optem pelo mapa conceitual como forma de sintetizar os temas.
  • Conversem sobre a função de linhas, formas, setas dentro de um mapa conceitual, visando ampliar o tema e explorar as informações necessárias.(ver em https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual. Acesso em Nov. 2018).
  • Para organizar o material de apoio visual, o grupo deve apresentar o mapa conceitual, que é a síntese, e garantir, na oralidade, a ampliação da temática:
  • Para a apresentação, combine com os alunos a dinâmica da apresentação: usarão slides, será uma exposição em tempo real, será via Ted Talk…
  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar e retome os aspectos paralinguísticos e cinésicos para a apresentação oral.
  • Façam uma autoavaliação. Combinem coletivamente os critérios para cada etapa do trabalho (tendo como parâmetro o tema, a participação de cada um e a colaboração nos momentos coletivos).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o das práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral - não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos - sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas. Estabelece-se, ainda, como uma progressão dos minisseminários, a abertura para fundamentar: o aluno não precisa se ater a uma forma pré-estabelecida, pode se valer dos recursos que deem melhor sustentabilidade no contexto. Prima-se, também, pelo cuidado de apresentar as fontes de pesquisa como um desses recursos de fundamentação.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como práticas que requerem estudos e pesquisas; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Nesse contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar do foco, no minisseminário, estar sobre o gênero oral e de se estruturar a interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral que se baseia em um texto escrito, curadoria reflexiva e crítica de informações; a organização de slides como apoio à apresentação, a adequação em relação à audiência quanto ao uso da linguagem e recursos gestuais e cinésicos. Além disso, deve-se considerar projetos interdisciplinares. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas do gênero oral, permeado pelo gênero investigativo, com ênfase nas estruturas textuais expositivas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Timidez ou vergonha para apresentar em público.
  • Trabalho em grupo, com envolvimento de todos os participantes.
  • Fortalecer as vozes sociais (grupos, instituições, pessoas), no uso do discurso reportado.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Buscar informações sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.

Referências sobre o assunto:

Características do raciocínio lógico - Extensivo Redação / Descomplica. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s7CAX9X5bh0>. Acesso em: Out. 2018.

Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: Out. 2018.

COSTA, Teresa Alexandra Mendes. O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1301/1/O%20texto%20expositivo%20num%20manual%20escolar%20de%20estudo%20do%20meio.pdf> Acesso: em Nov. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso: em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

Recursos argumentativos. Globo.com.Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

  • Realizar o trabalho em equipe.

Sensibilização:

  • É a etapa em que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as apresentações dos minisseminários, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • Fortaleça a autonomia dos alunos no minisseminário para que eles:
  • assumam as responsabilidades dentro dos grupos e nos momentos de trabalho coletivo;
  • exerçam papéis ativos nas decisões;
  • participem das construções das regras.

Minisseminário: o que já sabemos:

  • Como é organizado um minisseminário?
  • Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • o que é um minisseminário;
  • as partes que o compõem;
  • o que precisa ser feito antes do momento em que a apresentação acontece.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • O que vocês lembram sobre a estrutura e características de um minisseminário?
  • Para que fazer um minisseminário?
  • Quais são as partes de um minisseminário?
  • Como elas devem ser organizadas?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • O que cada um, em sua função, deve fazer?
  • Podemos criar regras para um minisseminário?
  • Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.
  • Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliar~so os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando um tema.

  • Como organizá-lo para atingir a proposta inicial?
  • Explique que o minisseminário é composto por:
  • Escolha do tema;
  • Coleta de informações sobre o tema escolhido;
  • Escolha e elaboração dos recursos visuais;
  • Ensaio;
  • Apresentação;
  • Avaliação.
  • Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer diferentes funções para a apresentação: moderador e apresentador.
  • É necessário distribuir o máximo as responsabilidades, descentralizando o processo e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos se envolvam mais.
  • Solicite que cada grupo defina claramente as atribuições de cada integrante.
  • Moderador (aquele que faz a abertura da apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
  • Apresentador (apresenta o tema, justifica a escolha, compartilha os conhecimentos, exemplifica, descreve e explica sobre o tema decidido).
  • O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.
  • Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.
  • Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.
  • Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, responsabilidade de participar da preparação e da apresentação.
  • Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 10 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

Introdução para essa aula:

  • Esse é a etapa em que os alunos preparam a apresentação do minisseminário.
  • Acontece durante o mês que antecede a apresentação.
  • Esclareça à turma que essa etapa é dividida em: organização dos grupos e das responsabilidades de cada um, elaboração de perguntas para a escolha do tema, pesquisa para sustentar a temática, escolha dos recursos visuais e planejamento da avaliação.

  • Da pergunta, nasce a pesquisa.
  • Solicite aos alunos que se organizem em grupos de 4 ou 5 integrantes.
  • Esclareça que esse é o momento de começar a pensar na escolha do conteúdo temático para a apresentação.
  • Peça aos alunos que elaborem perguntas a partir de uma dúvida ou curiosidade do grupo.
  • Incentive a busca por dúvidas que envolvam temas como multiculturalismo, mercado de trabalho, currículo, questões sociais e também interdisciplinares.
  • Sugere-se que, mesmo inseridos no grande contexto temático, o recorte faça parte do universo juvenil, como por exemplo:
  • saúde pública - por exemplo, gravidez na adolescência, importância da vacinação, drogas.
  • mercado de trabalho - profissões do momento, profissões de jovens como eles ou programa de Jovem aprendiz, organização de um currículo.
  • tecnologias - o jovem e as redes sociais ou bolhas sociais e a manipulação das informações;
  • questões sociais - a inserção de temas sociais ou culturais que fazem parte da realidade da escola, por exemplo, consumismo, degradação ambiental, violência, conservação do patrimônio cultural.

  • O conteúdo temático: a dúvida e busca por resposta.
  • Após elaborar as perguntas, os alunos pensam sobre os conteúdos temáticos que envolvem as questões.
  • O conteúdo temático está atrelado às dúvidas dos alunos.
  • A definição do tema:
  • pode fazer retomada de conteúdos temáticos de outras disciplinas,
  • estabelece assuntos já postos em discussão, retomando com vistas a ampliar a discussão posta anteriormente;
  • está em voga e em consonância com os interesses característicos da idade;
  • pode trazer um novo tema.
  • A partir das questões elaboradas, provoque a reflexão, para que os alunos possam escolher uma ou mais questões:
  • Dentre as coisas que já sabemos ou informações que já temos, sobre o que gostaríamos de aprofundar?
  • São discussões de temas atuais?
  • O que podemos apresentar dentro desse tema que irá contribuir para o crescimento da turma?
  • Qual assunto é de interesse do grupo?
  • Esses temas fazem conexão com quais áreas do conhecimento?
  • Como e onde buscar informações sobre esse tema?
  • Ele apresenta enumeração de fatos, conceitos?
  • Descreve características?
  • Apresenta causa e consequência de uma situação?
  • Que referências bibliográficas são fontes confiáveis?
  • Essas referências trazem conceitos, informações complementares sobre o tema?
  • Para delimitar o tema, discuta:
  • Por que mostrar esse aspecto do tema?
  • O que esse ponto tem de relevante que pode acrescentar dentro das questões já estudadas?
  • Oriente os alunos a necessidade de realizar leituras prévia, pesquisar e levantar dados e informações sobre o tema escolhido.
  • Enfatize a importância de:
  • Buscar por fontes confiáveis;
  • Focar na delimitação daquilo que se busca;
  • Selecionar as referências bibliográficas que devem ser apresentadas ao público ao final do trabalho.

  • A estrutura expositiva: como ela diz sobre o tema?
  • Retome com os alunos as características de um gênero expositivo e sua organização interna de definição, enumeração, descrição, causa consequência, solução de problemas, analogias, com vistas a dar sustentação à apresentação, considerando a linha investigativa e de alfabetização científica que se tem por finalidade ao apresentar as temáticas.
  • Reflitam:
  • O que é um texto do gênero expositivo?
  • Como usar esse texto para apresentar informações?
  • Qual é a forma de fazer uso produtivo dessa tipologia textual para elaborar a apresentação?
  • No material de apoio visual, podemos usar diagramas? Tabelas? Gráficos? Imagens? Verbetes? Descrições? Conceitos? Vídeos?
  • Como transpor na fala e no material de apoio visual essas informações?
  • Articule também o conteúdo temático por meio das estruturas expositivas:
  • Conceitos: explicam o que é, utilizando uma linguagem mais objetiva, denotativa.
  • Sequência: expõe ideias, comparando semelhanças ou diferenças entre aspectos. Pode empregar analogias e estabelecer parâmetros entre fatos atuais e históricos dentro de um tema, por exemplo.
  • Descrição: mostra as características de um determinado fenômeno.
  • Enumeração: apresenta várias características de um tema.
  • Causa e consequência: apresenta possíveis causas para uma determinada situação ou fenômeno e as consequências que essa situação desencadeia.
  • Solução de problemas: apresenta o problema e intervenções possíveis.
  • Analogias: estabelecem uma comparação entre fatos, fenômenos ou situações buscando confirmar ou contrastar as ideias.
  • Para saber mais: Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em:

DIANA, Daniela.Texto Expositivo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/>. Acesso em Out. 2018.

VILARINO, Sabrina. Texto Expositivo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm>. Acesso em Out. 2018.

  • Associe, ainda, a utilização dos recursos para fundamentar e tornar o tema mais expositivo:
  • uso das fontes pesquisadas com o intuito de estabelecer veracidade ao tema;
  • discurso reportado - inserção de vozes de grupos, especialistas, instituições;
  • exemplificação com filmes, livros, canções, ampliando conceitos, descrições, ou fazendo comparações;
  • alusão a fatos históricos que exemplificam o tema - fundamentando estruturas que fazem analogias, descrevem, estabelecem características, comparam situações atuais e históricas, permitindo validar a discussão proposta.
  • alusão cultural como estratégia para fundamentar o texto, veja mais em:

Alusão - figura de linguagem - exemplos e o que é. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/alusao/>. Acesso em Out. 2018. e em QUARESMA, Fábio. Argumentação no texto. Instituto de Língua Viva (blog). 2009. Disponível em: <http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html>. Acesso em Out. 2018.

  • Organizamos!
  • É o momento de organizar a fala e o material de apoio visual
  • Retome, também, os conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:
  • Como utilizar esse material de apoio visual construído pelo grupo?
  • Esse recurso visual é suficiente ou é preciso ter uma fala estruturada?
  • Como organizar a fala?
  • Qual é a melhor forma de produzir o recurso visual do meu grupo? Devo fazer uso das tecnologias?

3. Ressalte a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:

4. O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.

5. O texto verbal deve ser objetivo, claro e atender a estrutura e as características dos textos expositivos.

6. A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:

  • Por onde começar?
  • Como expor?
  • Como se apropriar, na fala, das estruturas expositivas solicitadas e das estratégias para fundamentar o tema?
  • Como finalizar, fazendo as retomadas necessárias?
  • Quais marcas linguísticas devem ser usadas?

7. Use a pesquisa para ajustar a organização da fala e do recurso visual com segurança.

8. Aconselhe os alunos a fazer ensaios antes, dentro de cada grupo.

Sobre a apresentação

  • Retome os conhecimentos dos alunos também sobre a momento da apresentação:
  • Há alguma norma para se apresentar em público?
  • Como deve se comportar a pessoa que fala para os colegas?
  • O que é importante que ela faça?
  • Como devem se comportar as pessoas que são os ouvintes?
  • Os ouvintes devem participar, perguntando, tirando dúvidas ou comentando, contribuindo com o tema e com os colegas que apresentam?
  • Qual o momento de a plateia participar?
  • Como organizar o espaço para a apresentação?

  • Estabeleça o diálogo com os estudantes e ressalte que a apresentação é composta pela introdução ao tema, apresentação dos participantes, exposição do assunto e abertura para esclarecimentos e dúvidas.
  • Relembre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:
  • Os elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.);
  • Os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • Do recurso visual como suporte à apresentação como facilitador do processo de construção do conhecimento.
  • Modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se vejam.
  • Esclareça que é importante que os alunos:
  • Falem claramente, com informações organizadas, coerentes com uma sequência lógica: apresentando começo, meio e fim em sua fala, com retomada dos principais pontos da exposição.
  • Usem marcas linguísticas como: Para início… Mais uma informação interessante… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que...
  • Provoquem o público, deixando dicas para reflexão entre os participantes.
  • Utilizem com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.
  • Esses elementos podem ser retomados durante aavaliação ao final da apresentação.
  • Sugestão para apoio da preparação:

Como apresentar um seminário? 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Nov. 2018.

Oratória - Como falar em publico - palestrante Mario Persona. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z8cPL0UIpzc>. Acesso em Nov. 2018.

  • Compartilhando!
  • Momento de definir as responsabilidades de cada integrante do grupo: Moderador e os apresentadores.
  • Reflita com os alunos:
  • Todos terão seus papéis definidos para a apresentação?
  • Quem será o moderador? Quem serão os apresentadores?
  • Qual a função de cada um que vai apresentar uma parte do trabalho?
  • Quem apresenta qual parte do trabalho? Qual será a sequência dos apresentadores? Qual a responsabilidade temática e de exposição de cada um?
  • Quem será o responsável pela confecção do material de apoio visual?
  • Esse colega confecciona o material sozinho ou em sintonia com quem vai apresentar?
  • Quem vai lidar com as questões para a avaliação do grupo, se ela for individual?
  • Como os integrantes do grupo devem se comprometer com o trabalho?
  • Todos precisam saber o conteúdo, mesmo as responsabilidades sendo divididas?
  • Qual a importância e necessidade de todos terem domínio de todas as partes do trabalho?
  • Todos precisam ter conhecimento do material organizado para a exposição?

3. Esclareça aos alunos que todas as funções podem ser compartilhadas com os demais integrantes do grupo.

4. Atribuições

4.1. Moderador:

  • Fase de abertura:
  • Apresentar o grupo e o conteúdo temático.
  • Controlar o tempo.
  • Mediar as perguntas e interações com o público.
  • Agradecer o público e encerrar a apresentação.

4.2. Apresentadores:

  • Justificar o conteúdo temático.
  • Explicar como a exposição vai acontecer, criando expectativa aos ouvintes.
  • Compartilhar os conhecimentos, exemplificar, descrever, comparar e explicar sobre o tema decidido.
  • Recapitular o tema por meio dos recursos que cada grupo utilizou, por exemplo, o discurso reportado.
  • Apresentar as referências bibliográficas.
  • Concluir a apresentação.

  • Avaliamos
  • É o momento de preparar a avaliação que será utilizada após a apresentação.
  • A avaliação pode ser:
  • elaborada por todos os alunos de maneira coletiva e colaborativa e, no decorrer das apresentações, pode ser revista; ou
  • cada grupo elabora uma avaliação que será entregue após a apresentação.

  • O que avaliar?

1.1 a pesquisa:

  • apresentamos nossas referências bibliográficas?
  • conseguimos explicar a importância dela na fundamentação do tema?

1.2 o tema:

  • o tema foi relevante para a turma?
  • a plateia demonstrou interesse pelo assunto?

1.3 as estratégias utilizadas para dar sustentação ao tema:

  • que recursos usamos para dar veracidade à pesquisa?
  • há vídeos que apresentam o tema?
  • trouxemos entrevistas, trechos dela, ou usamos o discurso de algum entrevistado para dar sustentação ao tema?
  • fizemos um bom uso de alguma estrutura ou de mais de uma estrutura do texto expositivo, com descrição, enumeração, sequenciação?

1.4 a apresentação:

  • dividimos as responsabilidades?
  • assumimos juntos o trabalho?
  • eu fiz uma contribuição efetiva ao trabalho?
  • Como utilizamos o tempo? Acabamos muito antes? Ultrapassamos?

2. Discuta com os alunos se a avaliação será:

  • coletiva: os alunos elaboram uma única avaliação para toda a turma que será entregue aos grupos após a finalização da apresentação.
  • avaliação nos grupos: cada grupo elabora uma avaliação que será entregue aos outros grupos após a finalização da apresentação.

3. Autoavaliação:

  • os alunos podem fazer um parágrafo, pautado nas questões da avaliação; ou
  • responder um questionário construído coletivamente, mas cada um fazendo a análise da sua própria participação.

4. Esclareça que a avaliação pode ser, também, por meio do formulário no google.

  • Podem, também, se assim julgarem interessante, usar as mesmas perguntas avaliativas a cada trabalho e revisto, se necessário.
  • No site há orientações de como utilizar o formulário no google: https://support.google.com/docs/answer/7032287. (Acesso em 14 Nov. 2018).

5. Uma progressão interessante para a avaliação, considerando que o nono ano precisa criar autonomia, é escolher um aluno de cada equipe e esse grupo constrói a avaliação para a turma. Assim, ele será coletiva, pois está representada por todas as equipes.

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Tempo sugerido: Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

Introdução:

  • Organizando o ambiente.
  • É necessário organizar o espaço para apresentação. Reflita com os alunos:
  • Como organizar as carteiras?
  • Onde colocar os colegas que vão se apresentar?
  • Quais os materiais de apoio visual os grupos vão usar?
  • Quais recursos precisamos disponibilizar para os grupos?

2. Estabeleça a sequência de grupos que irão se apresentar. Sugestão: dois ou três grupos.

  • Nos posicionamos dentro dele.
  • A turma deve ocupar seus lugares de acordo com o papel que exercerá dentro da dinâmica da apresentação.
  • Para a ocupação da sala, também visando a maior autonomia da turma, converse com os alunos sobre a melhor forma de organização do espaço. Sugere-se que o espaço seja organizado em semicírculo, com as carteiras voltadas para onde cada grupo apresentará.
  • Quanto às apresentações, é importante que os alunos combinem antecipadamente se:
  • toda a equipe ocupa o espaço de apresentação, quando chamado pelo mediador;
  • o aluno que estiver fazendo uso da fala, fica no centro, enquanto os que são da equipe devem se posicionar mais ao lado;
  • o mediador deve ocupar um canto da sala, enquanto a equipe se apresenta.

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Tempo sugerido: 35 min

Orientações:

Desenvolvimento: É a etapa que os grupos iniciam a apresentação dos trabalhos.

  • Na roda da oralidade: o tema!
  • O primeiro grupo inicia a apresentação.
  • O aluno moderador faz a abertura do minisseminário, apresenta o grupo e o conteúdo temático.
  • Os apresentadores justificam a escolha do tema e iniciam a exposição do trabalho seguindo o desenvolvimento estabelecido na preparação.
  • Os grupos devem respeitar as orientações previamente combinadas:
  • tempo (10 min),
  • cenário,
  • slides,
  • posicionamento corporal,
  • apresentação do tema dentro dos objetivos propostos,
  • organização da fala com relação ao material,

5. Durante a preparação para a apresentação, cada grupo já deve ter estabelecido as responsabilidades de cada integrante.

  • quem é o mediador;
  • quem faz a introdução;
  • quem apresenta o tema ou partes dele;
  • o colega que apresenta outra parte do tema;
  • quem assume a conclusão.

6. Deve-se combinar com os alunos que, ao apresentar os seminários, não se deve ler os materiais de apoio visual, mas se orientar por eles.

7. Oriente também que ao longo do seminário, os alunos adotem as referências coesivas características do gênero, demarcando as partes.

  • Na roda da interação: perguntas e respostas. Um diálogo marcado pelo conhecimento.
  • Após o fim das apresentações, o aluno moderador abre para questionamentos da plateia e esclarecimentos por parte dos grupos que apresentaram.
  • A plateia pode anotar as perguntas em papeis distribuídos anteriormente que serão lidos pelo moderador ao final da apresentação. Além de aproximar mais a prática escolar das normatizações sociais do gênero, estimula os alunos tímidos a perguntar.
  • O aluno moderador administra esse momento, mediando as intervenções de modo que todos os grupos possam responder os questionamentos.

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Tempo sugerido: 10 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).

Orientações:

Fechamento:

  • Valorize e incentive a autonomia dos estudantes, permitindo que façam escolhas e assumam lideranças.
  • Na preparação, já foi definida a forma de avaliação escolhida: avaliação elaborada coletivamente ou avaliação elaborada por cada grupo.
  • Encerrada toda a apresentação, em grupo, os alunos respondem a avaliação.
  • Autoavaliação
  • De acordo com o que foi definido na preparação, os alunos produzem um parágrafo ou respondem a um questionário já elaborado.
  • Se a opção tiver sido por formulário via link, deve-se escolher o aluno que irá monitorar as respostas e trazer o gráfico para afixar em sala.
  • É importante que o professor retome os aspectos positivos e negativos da avaliação como orientação para as próximas apresentações.
  • Para qualquer das opções, é importante deixar afixado em sala ou guardado com os alunos os resultados das avaliações, com possibilidade de retomada dos pontos fracos, visando a melhoria do trabalho em um outro momento.

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Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser em equipe.

  • Peça aos alunos para que juntos definam por um tema de interesse da equipe.
  • Agora, pensem em uma dúvida que tenham a respeito desse tema. O que gostariam de saber?

Obs.: Oriente-os no sentido de analisar a dúvida para ajudá-los na busca por resposta e na delimitação do tema.

  • É um conceito que queremos saber?
  • Como ou onde esse tema se aplica?
  • Qual a melhor forma de apresentar: conceituando, apresentando uma sequência, enumerando características, apresentando causa e consequência, descrevendo…?
  • Que estrutura expositiva melhor nos ajuda a definir o que queremos saber?
  • Onde pesquisar sobre o conteúdo temático?
  • Que tipo de texto devemos buscar para apoiar nossa pesquisa?
  • Feito isso, os alunos devem planejar a apresentação, orientando-se com vistas a atender o recurso visual: Ted Talk.
  • As TEDs são conferências usadas na comunicação durante uma apresentação em público. São falas curtas, com tempos curtos, e têm como intenção principal a de propagar uma (boa) ideia. Essa situação de comunicação pode ser usada para um minisseminário.
  • São vídeos curtos, no máximo 18 minutos, gravados previamente. Mas considerando o grau de dificuldade, pode-se definir um tempo menor. Sugere-se um tempo de 10 minutos.
  • Nessa variação, o professor pode solicitar ao grupo que a apresentação seja gravada previamente e, na data combinada, a apresentação será assistida por todos os alunos.
  • Oriente os alunos que essa forma de apresentação tem algumas especificidades:
  • Organizar o cenário para dar a conotação de palco;
  • Organizar o tempo;
  • Organizar a fala;
  • Pensar no material de apoio, slides ao fundo;
  • Atentar-se para o movimento corporal diante da câmera.
  • Para saber mais, pesquise em:

BELLO, Lívia. Ted Talk: o novo modo de fazer apresentações. Disponível em: <https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/blog-the-speaker/ted-talk-o-novo-modo-de-fazer-apresentacoes,2cd05d83f33fd0ca81c159f59782c797m5wc0y9m.html>. Acesso em Nov. 2018

Como dar uma palestra TED Talk? Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Dar-uma-Palestra-TED-Talk>. Acesso em Nov. 2018.

5 Ted Talks fantásticos para te inspirar na hora de criar apresentações. Disponível em: <https://agenciawck.com.br/5-ted-talks-fantasticos-para-te-inspirar-na-hora-de-criar-apresentacoes/ . Acesso em Nov. 2018.

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar. Relembre questões ligadas à oralidade (os aspectos paralinguísticos e cinésicos, mostrando a importância dos gestos, da postura, da entonação da voz, do olhar, ao longo da apresentação).
  • Para avaliar, pode também voltar a fazer uso do formulário do google ou da avaliação coletiva.
  • As perguntas podem ser redirecionadas, em função das dificuldades.
  • Convém perguntar para esse trabalho, que nasce em função de uma dúvida:
  • Encontraram resposta para a dúvida inicial?
  • Como conseguiram essa resposta?
  • Qual parte do trabalho mais contribuiu para esse aprendizado?

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • A partir de uma experiência vivenciada pela turma: uma feira de ciências, visita a algum ponto cultural da cidade, os alunos:
  • Fazem um relato de alguma situação ou aprofundam algum tema.
  • Pesquisem sobre o tema de interesse, fazendo interdisciplinaridade com alguma outra área do conhecimento.
  • Elaborem perguntas sobre o que gostariam de saber a respeito desse tema.
  • Façam dois procedimentos distintos:
  • Relato expositivo do que foi visto.
  • Ampliação do tema por meio de pesquisa.
  • Com esse material em mãos, solicite aos alunos para elaborar o recurso visual que será usado na apresentação.
  • Oriente-os a usar filmagens pequenas enriquecendo o relato.
  • E mesclar a apresentação com o enriquecimento do tema, proporcionado pela pesquisa.
  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.
  • Quanto à oralidade, oriente-os para que não se percam os avanços já conseguidos com relação aos aspectos paralinguísticos e cinésicos.
  • Avalie com os alunos o seminário.
  • Retome a avaliação nas orientações do slide 3.

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • O grupo deve decidir por um tema de interesse - é recomendável, aqui, que se pautem em um tema interdisciplinar - e realizar a pesquisa (podendo inclusive retomar algum do trabalho anterior) de forma a construir um entendimento sobre o tema e fazer uma síntese.
  • Converse com os estudantes sobre síntese: um texto conciso, com as informações principais.Saiba mais sobre síntese em:

DIANA, Daniela. Como fazer uma síntese? Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/como-fazer-uma-sintese/>. Acesso em Nov. 2018. Como escrever uma síntese? Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Escrever-uma-S%C3%ADntese>. Acesso em Nov 2018.

  • Na sequência, tendo informações mais amplas sobre o tema, optem pelo mapa conceitual como forma de sintetizar os temas.
  • Conversem sobre a função de linhas, formas, setas dentro de um mapa conceitual, visando ampliar o tema e explorar as informações necessárias.(ver em https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual. Acesso em Nov. 2018).
  • Para organizar o material de apoio visual, o grupo deve apresentar o mapa conceitual, que é a síntese, e garantir, na oralidade, a ampliação da temática:
  • Para a apresentação, combine com os alunos a dinâmica da apresentação: usarão slides, será uma exposição em tempo real, será via Ted Talk…
  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar e retome os aspectos paralinguísticos e cinésicos para a apresentação oral.
  • Façam uma autoavaliação. Combinem coletivamente os critérios para cada etapa do trabalho (tendo como parâmetro o tema, a participação de cada um e a colaboração nos momentos coletivos).

Slide Plano Aula

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