15089
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Rodas de leitura

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Semanal

Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Dinâmica:

1.Escolha do texto a partir da leitura de resenha ou outra indicação.  

2. Organização do espaço de leitura.

3. Compartilhamento de impressões individuais.

4. Apresentação das impressões gerais da turma.

5. Reconhecimento do texto literário como instrumento de crítica social.  

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP46 / EF69LP53.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente de rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura a partir do compartilhamento de ideias e a ampliação do repertório literário, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público a textos são meios a serem utilizados, como contações compartilhadas, fanzines e booktubers. A metodologia envolve ações que trazem um papel ativo do estudante na elaboração e execução das dinâmicas e promoção do trabalho colaborativo. São enfatizadas leituras que abordem temas vinculados à crítica social. Os gêneros frequentados são causos, contos (tradicionais, de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), cordel, crônicas, poemas. A roda de leitura para o 9º ano está estruturada na escolha de livros a partir de resenhas.

 

Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formação de um sujeito leitor participativo. A partir desse objetivo, entendem-se os textos literários como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Com isso, buscam-se interações com o livro de maneira prazerosa, desenvolvimento da fruição da leitura, ações de curadoria por meio de indicações, escutas das experiências do outro, reflexão crítica e protagonismo cultural juvenil.

Materiais necessários: Seleção de obras literárias sobre a temática abordadas em cada sessão de roda de leitura. Papel ofício, lápis de pintar, canetas coloridas, grampeador, tesoura, cola e revistas para confecção dos fanzines.

 

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em interpretar e compreender os textos. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Dificuldades em pesquisar. Não respeitar o momento da fala do colega.

 

Referências sobre o assunto:

BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.


Código: LPO9_01ATP01

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas