15088
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando as figuras de pensamento: ironia, antítese, eufemismo e hipérbole

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre identificar os recursos que exemplificam os efeitos de sentido das figuras de linguagem para aprimorar a interpretação e produção de textos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Conte para os alunos, pelo Whatsapp, qual é a proposta da aula: identificar os efeitos produzidos nos textos pelas figuras de pensamento ironia, antítese, eufemismo e hipérbole.

Introdução
A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação às figuras de pensamento: a. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre figuras de pensamento. b. O que vem à mente quando se fala sobre “figuras de pensamento”? c. As figuras de pensamento têm alguma relação com as figuras de linguagem? d. Para que servem? Veja as respostas esperadas no plano original. Após breve exposição das ideias, informe que você encaminhará um vídeo para que eles possam refletir sobre o uso de algumas figuras de pensamento. O vídeo está disponível aqui (diga para assistirem até 02:12; depois, são abordadas pelo vídeo outras figuras de linguagem que não serão contempladas nesta aula). Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.

Desenvolvimento
Peça aos alunos que analisem os trechos de letras de músicas do slide presente no plano original e tentem identificar as figuras citadas no vídeo anterior: ironia, antítese, hipérbole e eufemismo. Encaminhe, em seguida da letra da música, algumas perguntas: qual trecho contém eufemismo? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido? Qual trecho contém hipérbole? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido? Qual trecho contém ironia? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido? Qual trecho contém antítese? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido? Proponha aos alunos que tentem criar frases utilizando as figuras de pensamento estudadas, de acordo com o contexto exposto. Reforce a importância de entender o efeito que cada figura pretende causar e o jogo de ideias envolvido em cada uma delas.

Fechamento
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o haicai do slide (veja no plano original). Pergunte o que entenderam do texto e de que forma podem relacioná-lo à importância do uso das figuras de linguagem. Utilize as questões abaixo para alcançar o entendimento do texto: qual a relação de sentido entre o menino e o arco-íris? Qual figura de linguagem está presente? Qual a importância do uso das figuras de linguagem? Para finalizar, destaque que as figuras de linguagem, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, possibilitam maior sensibilidade e profundidade à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler as letras de música encaminhadas aos alunos e identificar as figuras de linguagem. Você pode estimulá-los falando o quanto é divertido descobrir a linguagem conotativa, seus sentidos e classificações em letras de música.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_13ATS02

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas