15088
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando as figuras de pensamento: ironia, antítese, eufemismo e hipérbole

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre identificar os recursos que exemplificam os efeitos de sentido das figuras de linguagem para aprimorar a interpretação e produção de textos.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os efeitos de sentido das figuras de linguagem ironia, antítese, eufemismo e hipérbole, evidenciando mecanismos de (re)construção do texto e de seus sentidos.

Materiais necessários: Aparelho multimídia; vídeo Figuras de Pensamento; trechos de letras das músicas selecionadas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de associação dos termos técnicos das figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

Exagerado - Cazuza. São Paulo: Som Livre, 1985. Disco Cazuza: Exagerado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PKEdHV0aSJE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Figuras de Pensamento #BdL. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

Gabriel O Pensador - Fé na luta. Rio de Janeiro: Sony BMG, 2016. Disco Essa é a nossa música. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZO7ltvOwdJE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Jorge e Mateus - Amo noite e dia. São Paulo: Universal Music, 2010. Disco Aí Já Era. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Lyhhp0VaQV4>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Maria Gadú - Dona Cila. São Paulo: Som livre, 2009. Disco Maria Gadú. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nEjoPH2mLjw>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Oriente Acústico - Vagabundo também ama. Rio de Janeiro: Sony Music, 2011. Disco Desorientado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eBaZTtP_qek>. Acesso em: 12 nov. 2018.

RACIONAIS MC’S - Homem na estrada. Rio de Janeiro: Zimbabwe Records, 1993. Disco Raio X do Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=02-h9t0VpVI>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Raul Seixas - Eu nasci há dez mil anos atrás. Rio de Janeiro: Phillips Records, 1976. Disco: Há dez mil anos atrás. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y80GfK_mFDw>. Acesso em: 12 nov. 2018.

SASAOKA, A. A. Figuras de linguagem ou de estilo. Disponível em: <http://www.gargantadaserpente.com/linguagem/figuras.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2018.

Zezé Di Camargo & Luciano - Mentes tão bem. São Paulo: Sony Music, 2009. DIsco Double Face. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZF5zbHrcIFo>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Conte para os alunos qual é a proposta da aula: identificar os efeitos produzidos nos textos pelas figuras de pensamento: ironia, antítese, eufemismo e hipérbole.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação às figuras de pensamento.
  • Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre figuras de pensamento:
  • O que vem à mente quando se fala sobre “figuras de pensamento”?
  • As figuras de pensamento têm alguma relação com as figuras de linguagem?
  • Para que servem?

Respostas esperadas:

  • Resposta pessoal. No entanto, espera-se que os alunos relacionem o termo ao ato de pensar, refletir, processar ideias.
  • Sim. As figuras de pensamento são uma subdivisão das figuras de linguagem.
  • São recursos utilizados para aumentar a expressividade de uma mensagem. O efeito que provocam origina-se mais das ideias que estão por trás das palavras do que por elas mesmas ou pela construção das frases, ou seja, conseguem provocar emoções nos leitores através da exploração do sentido das palavras.
  • Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para refletir sobre o uso de algumas figuras de pensamento. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EXURhqN6paM (exiba até 02:12, pois após esse tempo são abordadas outras figuras de linguagem que não serão contempladas nessa aula).
  • Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
  • Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos com base nas respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função das figuras de pensamento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que analisem os trechos de letras de músicas do slide e tentem identificar as figuras citadas no vídeo anterior: ironia, antítese, hipérbole e eufemismo.
  • Estimule a reflexão por meio de perguntas:
  • Qual trecho contém eufemismo? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém hipérbole? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém ironia? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém antítese? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?

Respostas esperadas:

  • Fé na luta: a viagem termina - a viagem é a vida.
  • Exagerado: nunca mais vou respirar / morrer de fome - exagero para expressar a intensidade do amor que sente
  • Mentes tão bem: mentes tão bem que parece verdade - afirma-se o contrário do que pensa apresentando um efeito crítico
  • Amo noite e dia: dia/noite - real/ fantasia - ideias opostas
  • Utilize a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que analisem os trechos de letras de músicas do slide e tentem identificar as figuras citadas no vídeo anterior: ironia, antítese, hipérbole e eufemismo.
  • Estimule a reflexão por meio de perguntas:
  • Qual trecho contém eufemismo? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém hipérbole? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém ironia? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém antítese? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?

Respostas esperadas:

  • Dona Cila: um jeito de estar sem você/ meu pai do céu, limpe tudo aí - expressa a morte de alguém querido
  • Eu nasci há dez mil anos atrás: dez mil anos - também o exagero para expressar a sabedoria: não existe nada que eu não saiba demais
  • Homem na estrada: o IML chegou só dez horas atrasado - crítica à demora do IML
  • Vagabundo também ama: bom senso/impulso mal pensado; futuro/passado; sorri/mal-humorado - ideias opostas para expressar a diferença entre o casal.
  • Utilize a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos tentar criar frases utilizando as figuras de pensamento estudadas, de acordo com o contexto exposto.
  • Reforce a importância de entender o efeito que cada figura pretende causar e o jogo de ideias envolvido em cada uma delas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando a Hipérbole, a partir das expressões do slide.
  • Destaque a característica da figura em relação ao exagero intencional na apresentação das ideias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando o Eufemismo, a partir das expressões do slide.
  • Destaque a característica da figura que tem como efeito suavizar termos desagradáveis ou chocantes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando a ironia.
  • Explique que devem considerar os contextos apresentados no slide.
  • Destaque a característica da figura que consiste em manifestar o oposto daquilo que se quer dizer.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando a antítese.
  • Explique que devem relacionar as ideias trazidas no slide.
  • Destaque a característica da figura que consiste na exposição de ideias opostas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Leia o haicai do slide e pergunte aos alunos o que entenderam do texto e de que forma podem relacioná-lo à importância do uso das figuras de linguagem.
  • Utilize as questões abaixo para alcançar o entendimento do texto:
  • Qual a relação de sentido entre o menino e o arco-íris?
  • Qual figura de linguagem está presente?
  • Qual a importância do uso das figuras de linguagem?
  • Para finalizar, destaque que as figuras de linguagem, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, possibilitam maior sensibilidade e profundidade à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os efeitos de sentido das figuras de linguagem ironia, antítese, eufemismo e hipérbole, evidenciando mecanismos de (re)construção do texto e de seus sentidos.

Materiais necessários: Aparelho multimídia; vídeo Figuras de Pensamento; trechos de letras das músicas selecionadas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de associação dos termos técnicos das figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

Exagerado - Cazuza. São Paulo: Som Livre, 1985. Disco Cazuza: Exagerado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PKEdHV0aSJE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Figuras de Pensamento #BdL. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

Gabriel O Pensador - Fé na luta. Rio de Janeiro: Sony BMG, 2016. Disco Essa é a nossa música. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZO7ltvOwdJE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Jorge e Mateus - Amo noite e dia. São Paulo: Universal Music, 2010. Disco Aí Já Era. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Lyhhp0VaQV4>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Maria Gadú - Dona Cila. São Paulo: Som livre, 2009. Disco Maria Gadú. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nEjoPH2mLjw>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Oriente Acústico - Vagabundo também ama. Rio de Janeiro: Sony Music, 2011. Disco Desorientado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eBaZTtP_qek>. Acesso em: 12 nov. 2018.

RACIONAIS MC’S - Homem na estrada. Rio de Janeiro: Zimbabwe Records, 1993. Disco Raio X do Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=02-h9t0VpVI>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Raul Seixas - Eu nasci há dez mil anos atrás. Rio de Janeiro: Phillips Records, 1976. Disco: Há dez mil anos atrás. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y80GfK_mFDw>. Acesso em: 12 nov. 2018.

SASAOKA, A. A. Figuras de linguagem ou de estilo. Disponível em: <http://www.gargantadaserpente.com/linguagem/figuras.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2018.

Zezé Di Camargo & Luciano - Mentes tão bem. São Paulo: Sony Music, 2009. DIsco Double Face. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZF5zbHrcIFo>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Conte para os alunos qual é a proposta da aula: identificar os efeitos produzidos nos textos pelas figuras de pensamento: ironia, antítese, eufemismo e hipérbole.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação às figuras de pensamento.
  • Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre figuras de pensamento:
  • O que vem à mente quando se fala sobre “figuras de pensamento”?
  • As figuras de pensamento têm alguma relação com as figuras de linguagem?
  • Para que servem?

Respostas esperadas:

  • Resposta pessoal. No entanto, espera-se que os alunos relacionem o termo ao ato de pensar, refletir, processar ideias.
  • Sim. As figuras de pensamento são uma subdivisão das figuras de linguagem.
  • São recursos utilizados para aumentar a expressividade de uma mensagem. O efeito que provocam origina-se mais das ideias que estão por trás das palavras do que por elas mesmas ou pela construção das frases, ou seja, conseguem provocar emoções nos leitores através da exploração do sentido das palavras.
  • Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para refletir sobre o uso de algumas figuras de pensamento. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EXURhqN6paM (exiba até 02:12, pois após esse tempo são abordadas outras figuras de linguagem que não serão contempladas nessa aula).
  • Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
  • Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos com base nas respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função das figuras de pensamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que analisem os trechos de letras de músicas do slide e tentem identificar as figuras citadas no vídeo anterior: ironia, antítese, hipérbole e eufemismo.
  • Estimule a reflexão por meio de perguntas:
  • Qual trecho contém eufemismo? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém hipérbole? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém ironia? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém antítese? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?

Respostas esperadas:

  • Fé na luta: a viagem termina - a viagem é a vida.
  • Exagerado: nunca mais vou respirar / morrer de fome - exagero para expressar a intensidade do amor que sente
  • Mentes tão bem: mentes tão bem que parece verdade - afirma-se o contrário do que pensa apresentando um efeito crítico
  • Amo noite e dia: dia/noite - real/ fantasia - ideias opostas
  • Utilize a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que analisem os trechos de letras de músicas do slide e tentem identificar as figuras citadas no vídeo anterior: ironia, antítese, hipérbole e eufemismo.
  • Estimule a reflexão por meio de perguntas:
  • Qual trecho contém eufemismo? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém hipérbole? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém ironia? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?
  • Qual trecho contém antítese? Por meio de quais ideias e palavras é possível identificar essa figura de pensamento e seu sentido?

Respostas esperadas:

  • Dona Cila: um jeito de estar sem você/ meu pai do céu, limpe tudo aí - expressa a morte de alguém querido
  • Eu nasci há dez mil anos atrás: dez mil anos - também o exagero para expressar a sabedoria: não existe nada que eu não saiba demais
  • Homem na estrada: o IML chegou só dez horas atrasado - crítica à demora do IML
  • Vagabundo também ama: bom senso/impulso mal pensado; futuro/passado; sorri/mal-humorado - ideias opostas para expressar a diferença entre o casal.
  • Utilize a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos tentar criar frases utilizando as figuras de pensamento estudadas, de acordo com o contexto exposto.
  • Reforce a importância de entender o efeito que cada figura pretende causar e o jogo de ideias envolvido em cada uma delas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando a Hipérbole, a partir das expressões do slide.
  • Destaque a característica da figura em relação ao exagero intencional na apresentação das ideias.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando o Eufemismo, a partir das expressões do slide.
  • Destaque a característica da figura que tem como efeito suavizar termos desagradáveis ou chocantes.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando a ironia.
  • Explique que devem considerar os contextos apresentados no slide.
  • Destaque a característica da figura que consiste em manifestar o oposto daquilo que se quer dizer.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que criem frases empregando a antítese.
  • Explique que devem relacionar as ideias trazidas no slide.
  • Destaque a característica da figura que consiste na exposição de ideias opostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Leia o haicai do slide e pergunte aos alunos o que entenderam do texto e de que forma podem relacioná-lo à importância do uso das figuras de linguagem.
  • Utilize as questões abaixo para alcançar o entendimento do texto:
  • Qual a relação de sentido entre o menino e o arco-íris?
  • Qual figura de linguagem está presente?
  • Qual a importância do uso das figuras de linguagem?
  • Para finalizar, destaque que as figuras de linguagem, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, possibilitam maior sensibilidade e profundidade à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano