Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Texto: "A formiga boa", disponível aqui;
Texto: "A formiga má", disponível aqui.
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio no celular fazendo a leitura da fábula, e compartilhe pelo WhatsApp com os alunos. Crie um formulário e adicione o texto sugerido no slide e as perguntas propostas nas orientações.
Desenvolvimento
Divida os alunos em grupos. Pelo WhatsApp, oriente-os de acordo com a proposta do plano. Compartilhe os textos por e-mail ou crie um documento no Google para ser compartilhado pelo WhatsApp. Sugira que eles gravem áudios dos textos lidos e contados, e compartilhem pelo Drive. Você também pode criar um mural no Padlet e inserir lá as gravações. Envie áudios no mural, com as perguntas sugeridas no plano, e oriente os alunos a acrescentarem comentários a partir da observação das gravações, seguindo as orientações do plano.
Outra opção é criar um documento único no Google e compartilhar com os alunos, com as perguntas propostas nas orientações do plano, para que, de forma colaborativa, coloquem suas observações.
Fechamento
Elabore um quadro em um documento no Google e compartilhe com os alunos, criando espaços com o nome de cada um para que eles colaborem com a construção das conclusões. Envie orientações e perguntas em áudio, pelo WhatsApp.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem leitura de fábulas em voz alta. Eles poderão alternar para que a criança leia e possa ouvir a leitura, observando a importância da entonação. Sugira que a leitura seja gravada para que a criança ouça, avalie e envie a outros parentes ou amigos. Envie áudios aos familiares, pelo WhatsApp, orientando a atividade.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_03SQA10
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 08
AULA 09
AULA 11
AULA 12
AULA 13
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes