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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre cartas de reclamação televisionadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alexandre Carvalho 
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionadas

Finalidade da aula: Escutar comunicações orais de cartas de reclamação e analisar recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos utilizados durante a comunicação atribuindo significados aos textos orais.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Carta pessoal e de reclamação

Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP10 / EF15LP12


Sobre esta aula
: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, cópias da atividade de sistematização (acesse aqui).

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: O exercício de atribuição de sentido no processo comunicativo depende de uma análise que extrapola o simples contato com as palavras escritas ou faladas. Desse modo, o leitor ou ouvinte precisa estabelecer relações entre o texto produzido, as expressões corporais, as entonações e o contexto social no qual o texto é produzido e veiculado de modo que possa construir sentidos. Sendo assim, alguns alunos podem apresentar dificuldades na interpretação dos textos orais produzidos por não conseguir relacionar esses vários elementos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos que os compõem, produzindo falsas compreensões ao interagir de forma passiva com as produções textuais orais.  

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102.


Código: LPO4_01SQA10

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.


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