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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre análise linguística e semiótica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?

Finalidade da aula: Espera-se que cada estudante revise, em um texto escrito pelo colega, os usos das letras maiúsculas e minúsculas.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

Materiais necessários: Quadro/projetor; pincel/giz; três potes para serem utilizados na etapa de introdução (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos “Nome de país ou cidade”, “Nome de pessoa”, “Nome de objeto” e “Nome de animal” (este pote será reaproveitado na etapa Desenvolmento com mais fichas dos mesmos comandos) e um contendo as letras do alfabeto; dinâmica de introdução, disponível aqui; e atividade de desenvolvimento, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula e dificuldades de compreender a utilização da letra maiúscula no início de frases em nomes comuns.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico. Acessoem: 28 de outubro de 2018.

FREY-STREIFF.;M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In:SINCLAIR,H.(org) A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p.125-168, 1990.


Código: LPO2_13ATS03

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


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