15083
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre análise linguística e semiótica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Formulários (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Docs (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Elabore a tabela apresentada no slide 3 em um arquivo no Google Docs.
Combine com as famílias um horário para realizar esta tarefa coletivamente através do Google Meet, compartilhando o arquivo com a tabela previamente elaborada. Considerando a possibilidade da realização desta aula de forma síncrona, você pode dedicar mais tempo a esta atividade e propor a participação de todas as crianças na escrita das palavras.
Caso não seja possível, envie antecipadamente por WhatsApp um modelo da tabela, solicitando às crianças que a copiem no caderno. Faça uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web e proponha a realização da tarefa, solicitando a algumas crianças que preencham a tabela em seus cadernos, conforme orientado no plano, e apresentem ao grupo através do vídeo.

Desenvolvimento
Faça o sorteio pelo WhatsApp. Enumere os itens apresentados no plano (Nome de pessoa, Nome de país ou cidade, Nome de objeto e Nome de animal), porém, não divulgue ainda para as crianças. Peça que cada criança lhe envie uma mensagem com dois ou três números de 1 a 4. Envie os itens enumerados para as crianças visualizarem os temas que cada uma deverá contemplar na sua produção escrita, e anote-os em separado para que você possa fazer o acompanhamento posterior.
Crie um formulário no Google com os dados do material complementar 2 (campo para o registro dos temas sorteados; campo para a redação do texto e campo para o registro da revisão). Você pode abrir uma seção para cada criança.
Envie as orientações para a escrita do texto através de áudio ou vídeo pelo WhatsApp, juntamente com o link para o formulário. Combine uma data para a conclusão da etapa de redação.
Após a redação, grave outro áudio ou vídeo com as orientações para a revisão do texto do colega e informe, por escrito, qual será o texto que cada criança revisará. Atente para as orientações propostas nesta etapa do plano. Combine uma data para a conclusão desta etapa.

Fechamento
Selecione poucos textos para esta etapa (considere as características de sua turma para esta seleção).
Combine com as famílias um horário para realizar esta tarefa coletivamente através do Meet, compartilhando o arquivo com a tabela previamente elaborada e a tela com os textos selecionados.
Caso não seja possível, fotografe os textos selecionados, envie às crianças por WhatsApp e grave um áudio com as orientações para que elas identifiquem as palavras de acordo com a proposta do plano. Solicite o auxílio da família nesta etapa. Finalize com uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web para fazer as reflexões orientadas no plano.

Convite às famílias
Nem sempre as crianças estão dispostas a realizar as tarefas escolares, seja por cansaço, seja por outro motivo. Nesses momentos, jogar Stop Falado em família é uma boa alternativa para fazer uma pausa e continuar a estudar ao mesmo tempo! O jogo acontece assim: uma pessoa recita mentalmente o alfabeto e, em dado momento, outra pessoa fala “Stop” em voz alta. Todos os participantes devem falar uma frase que tenha uma palavra com essa letra inicial maiúscula e uma frase que tenha essa palavra com a letra inicial minúscula.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_13ATS03

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas