10003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Metro quadrado e cúbico com Material Dourado.

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre identificar metro quadrado e metro cúbico, aplicar os conceitos de área e volume em situações lúdicas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto

Código do plano

MAT6_19GRMO02

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, malha quadriculada 

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp

Decomposição de formas para calcular área: https://www.youtube.com/watch?v=vCAlSuVaxB4

Fórmula da área: https://www.youtube.com/watch?v=2-DjxtX-NvM

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal (adaptada)

Você pode fazer uma sala de aula invertida. Vale ressaltar que nessa aula é essencial o uso da malha quadriculada. Envie com antecedência as seguintes orientações aos alunos:

     a) Separe uma malha quadriculada (caso não tenha, você pode imprimir ou desenhar)

     b) Desenhe na malha retângulos com:

     - Área de 70u² com a menor medida possível do perímetro.

     - Área de 49u² com medidas iguais de comprimento e largura.

     - Área de 50u² com a medida do comprimento valendo o dobro da medida da largura.

     - Área de 81u² com lados de mesma medida.

Considere cada quadrado da malha, uma unidade de medida (u²). Sugerimos que envie junto com as orientações um áudio e/ou vídeo orientativo. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos antes do encontro combinado. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), deixe que os alunos compartilhem seus desenhos. É importante o planejamento da aula. Se não surgirem respostas diferentes pelos registros dos alunos, como desenhar o retângulo de 70u² com e menor medida possível do perímetro, é necessário que você tenha desenhado todas as possíveis soluções para que seja discutido nesse momento. Instigue os alunos a pensar sobre essas possibilidades. Discuta comprimento, largura e cálculo de área. Veja se eles compreendem o cálculo da área como base x altura ou se algum aluno levanta a hipótese de contar o número de quadradinhos.Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo whatasApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_19GRM02

(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas