15082
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralidade: planejando um sarau

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre recontar oralmente uma fábula com apoio de imagens e de recursos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Oralidade: planejando um sarau

Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula com apoio de imagens e de recursos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos. Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Fábula e provérbios

Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Cópias de fábulas para cada grupo (5).

Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;

Um celular para a gravação das vozes.*

Informações sobre o gênero:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.

Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.

Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.

MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.


Código: LPO3_03SQA11

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas