15081
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralidade em foco: Planejando um jornal falado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre planejar coletivamente um jornal falado.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Oralidade em foco: Planejando um jornal falado

Finalidade da aula: Planejar coletivamente um jornal falado: escolher o assunto a ser abordado, recolher as informações, organizar e estruturar as informações recolhidas.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Manchetes e lides de notícias

Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral

Prática de linguagem: Leitura/escuta

Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP19)

Sobre esta aula: esta é a décima primeira  aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar o vídeo, notícias em uma folha xerografada.

 

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em selecionar informações para compor o jornal falado. Dificuldade em organizar o pensamento para elaborar as falas do jornal.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, L. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Código: LPO2_04SQA11

(EF02LP19) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas