15078
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Ensaiar cantigas para apresentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre cantar em coro, articulando bem as palavras, respeitando a melodia e ritmo da cantiga.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Quadro, giz, datashow e notebook (opcionais).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Cantar toda a música sem pular partes. Cantar mais rápido ou mais lento que o coro provocando uma quebra de ritmo e som.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, A. C. P.; SELVA, A. C. V.; COUTINHO, M. L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês irão planejar alguns detalhes sobre a apresentação que farão das músicas para as outras turmas. Entre as decisões que terão que tomar, deverão escolher 3 canções para apresentar, sendo que uma delas será ensinada para a platéia.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que você irá anotar os combinados para o dia da apresentação. No quadro, faça um esquema como o do slide para organizar as informações. Você também poderá fazer um cartaz, assim as informações não se perderão.
  • Retome com as crianças o local, a data e o horário da apresentação, que foram definidos no dia em que fizeram o convite oral para as outras turmas e registre-os. (Esta aula prevê um convite oral feito pelos próprios alunos a outras turmas para assistirem ao sarau de cantigas que estão aprendendo).
  • Em seguida sugira aos alunos fazer uma lista das canções/cantigas trabalhadas. Diga: “Vamos fazer uma lista de todas as cantigas que conhecemos? Vamos lá, quem se lembra de alguma para que eu coloque na lista?”. Conforme as crianças forem falando, vá registrando os títulos no quadro em forma de lista.
  • Após registrar todas as canções conhecidas diga: “Muito bem, agora precisamos decidir quais serão as duas músicas que iremos apresentar e qual será a música que iremos ensinar nossos convidados a cantar e dançar”. Permita que as crianças se expressem e escolham as canções. Caso seja necessário, faça uma votação. É possível fazer um gráfico com o número de votos em cada cantiga, numa proposta interdisciplinar envolvendo a matemática. É importante que nesse momento de seleção, as crianças opinem e argumentem sobre suas escolhas, a fim de que percebam que não se trata de uma escolha aleatória, mas de uma canção que possa interessar às outras crianças.
  • Canções sugeridas: Da abóbora faz melão (Cantiga Popular) - disponível em https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/1996232/ (acesso em 05/11/2018), Samba Lelê (Cantiga Popular) - disponível em https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/984006/ (acesso em 05/11/2018), Trem maluco - disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw (acesso em 05/11/2018). Esta última para ensinar os convidados a cantar e brincar ao som da música.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Combine com as crianças como elas ficarão organizadas para cantar a música. Combine a disposição de cada criança e lembre-as de memorizarem o lugar que elas estarão no dia da apresentação.
  • Ensaiem as músicas a serem apresentadas. Reforce a presença das rimas nas canções e o ritmo e melodia proporcionada por elas. Conversem sobre a importância de cantarem alto, sem pular trechos e de olharem para a platéia durante a apresentação.
  • Divida as crianças em dois grupos. Enquanto um grupo canta, o outro observa. Depois conversem sobre a apresentação dos grupos, verificando se há algo a ser aprimorado. Dessa forma você estará proporcionando um momento de avaliação e revisão com o objetivo de aprimorar a apresentação. Depois junte os grupos e ensaiem todos juntos.
  • Agora combinem sobre como irão ensinar a plateia a “brincar” com a terceira canção a ser apresentada (sugestão Trem maluco - disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw acesso em 05/11/2018). As crianças deverão perceber a necessidade de apresentar primeiro a letra para então dizer como eles irão brincar com a música.
  • Poderá ficar acordado que eles cantarão uma primeira vez como se fosse apenas uma apresentação. Depois, convidarão a platéia para cantar juntos e, numa terceira e quarta vez combinarão como irão “brincar” com a música. Na sugestão do “Trem Maluco” poderá ser feita uma grande fila, que seria o trem e, conforme a letra combinam-se movimentos para “piuí”, “chique-chique”, “rebola-bola”. Combine se alguma criança dará essas explicações ou se a professora que irá falar nesse momento.
  • Após tudo combinado, repassem toda a apresentação.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Façam uma roda de conversa para verificar se é necessário realizar algum ajuste na apresentação.
  • Caso seja necessário, combinem um outro dia de ensaio.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Quadro, giz, datashow e notebook (opcionais).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Cantar toda a música sem pular partes. Cantar mais rápido ou mais lento que o coro provocando uma quebra de ritmo e som.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, A. C. P.; SELVA, A. C. V.; COUTINHO, M. L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês irão planejar alguns detalhes sobre a apresentação que farão das músicas para as outras turmas. Entre as decisões que terão que tomar, deverão escolher 3 canções para apresentar, sendo que uma delas será ensinada para a platéia.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que você irá anotar os combinados para o dia da apresentação. No quadro, faça um esquema como o do slide para organizar as informações. Você também poderá fazer um cartaz, assim as informações não se perderão.
  • Retome com as crianças o local, a data e o horário da apresentação, que foram definidos no dia em que fizeram o convite oral para as outras turmas e registre-os. (Esta aula prevê um convite oral feito pelos próprios alunos a outras turmas para assistirem ao sarau de cantigas que estão aprendendo).
  • Em seguida sugira aos alunos fazer uma lista das canções/cantigas trabalhadas. Diga: “Vamos fazer uma lista de todas as cantigas que conhecemos? Vamos lá, quem se lembra de alguma para que eu coloque na lista?”. Conforme as crianças forem falando, vá registrando os títulos no quadro em forma de lista.
  • Após registrar todas as canções conhecidas diga: “Muito bem, agora precisamos decidir quais serão as duas músicas que iremos apresentar e qual será a música que iremos ensinar nossos convidados a cantar e dançar”. Permita que as crianças se expressem e escolham as canções. Caso seja necessário, faça uma votação. É possível fazer um gráfico com o número de votos em cada cantiga, numa proposta interdisciplinar envolvendo a matemática. É importante que nesse momento de seleção, as crianças opinem e argumentem sobre suas escolhas, a fim de que percebam que não se trata de uma escolha aleatória, mas de uma canção que possa interessar às outras crianças.
  • Canções sugeridas: Da abóbora faz melão (Cantiga Popular) - disponível em https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/1996232/ (acesso em 05/11/2018), Samba Lelê (Cantiga Popular) - disponível em https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/984006/ (acesso em 05/11/2018), Trem maluco - disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw (acesso em 05/11/2018). Esta última para ensinar os convidados a cantar e brincar ao som da música.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Combine com as crianças como elas ficarão organizadas para cantar a música. Combine a disposição de cada criança e lembre-as de memorizarem o lugar que elas estarão no dia da apresentação.
  • Ensaiem as músicas a serem apresentadas. Reforce a presença das rimas nas canções e o ritmo e melodia proporcionada por elas. Conversem sobre a importância de cantarem alto, sem pular trechos e de olharem para a platéia durante a apresentação.
  • Divida as crianças em dois grupos. Enquanto um grupo canta, o outro observa. Depois conversem sobre a apresentação dos grupos, verificando se há algo a ser aprimorado. Dessa forma você estará proporcionando um momento de avaliação e revisão com o objetivo de aprimorar a apresentação. Depois junte os grupos e ensaiem todos juntos.
  • Agora combinem sobre como irão ensinar a plateia a “brincar” com a terceira canção a ser apresentada (sugestão Trem maluco - disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw acesso em 05/11/2018). As crianças deverão perceber a necessidade de apresentar primeiro a letra para então dizer como eles irão brincar com a música.
  • Poderá ficar acordado que eles cantarão uma primeira vez como se fosse apenas uma apresentação. Depois, convidarão a platéia para cantar juntos e, numa terceira e quarta vez combinarão como irão “brincar” com a música. Na sugestão do “Trem Maluco” poderá ser feita uma grande fila, que seria o trem e, conforme a letra combinam-se movimentos para “piuí”, “chique-chique”, “rebola-bola”. Combine se alguma criança dará essas explicações ou se a professora que irá falar nesse momento.
  • Após tudo combinado, repassem toda a apresentação.

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Façam uma roda de conversa para verificar se é necessário realizar algum ajuste na apresentação.
  • Caso seja necessário, combinem um outro dia de ensaio.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano