Nesta atividade, possibilite a realização de misturas de materiais secos e líquidos e permita que as crianças explorem as transformações que acontecem.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Abordagem didática:
Transformar farinha em massinha, fruta em suco, uma cor em outra são ações que despertam a curiosidade dos bebês para o inédito, algo que é diferente do que eles conhecem. Por meio dessa experiência, os bebês vivenciam o conceito de mudança. É muito significativo que eles participem ativamente das propostas de transformação, manipulando os objetos (mexer, amassar, juntar etc). São ações que trabalham habilidades motoras e podem contribuir para o desenvolvimento de atos mentais (como agrupar, seriar, associar etc).
Código: EDI1_25UND05
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes