15075
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Cestinha dos elementos naturais

Nesta atividade, proponha a exploração de uma cesta com objetos da natureza como gravetos, folhas e pedras.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Apresente a proposta
Envie fotos de possibilidades exploratórias envolvendo elementos naturais que possam ter por perto nesse período de isolamento social. Por exemplo: coleção de folhas, sementes, pedrinhas diversas e outros objetos naturais da sua região. Grave um áudio, vídeo ou escreva uma mensagem explicando o quanto é importante colocar o bebê em conexão com a natureza, da forma que tiverem ao seu redor, com segurança por meio do acompanhamento cuidadoso de um adulto. Aproveite e convide para a atividade com a cestinha dos elementos naturais, dando continuidade ao processo de investigação e manipulação que faziam na escola. Se tiver fotos desses momentos, envie-as junto pela plataforma que estão usando em sua rede ou pelo WhatsApp.

Adaptações necessárias
Os elementos naturais poderão vir do quintal ou dos vasos de plantas, dependendo do que tiverem disponível. Reitere que sempre acompanhem o bebê, para que sejam seguras as manipulações. Recomende que guardem esses elementos para repetir a experiência outras vezes ou que possam aproveitá-los em diferentes atividades exploratórias depois. A cestinha pode ser a que tiverem em casa: de vime, plástico, caixa de papel ou produzida com rolinho de papel (como sugere o plano).

Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê a uma distância possível para que ele possa ir ao encontro da cesta, para descobrir ou redescobrir as surpresas ali contidas. Sugira que nomeiem os elementos, validando as ações e iniciativas dos bebês, chamando a atenção para as descobertas e ajudando caso seja necessário. Oriente também que os bebês possam investigar, aproximando-se de acordo com seus interesses e determinando o que e quanto explorar. Poderão também compor arranjos juntos, fazendo-os e desfazendo-os para gerar motivos divertidos.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar fotos e comentar como foi a experiência. Compartilhe-as com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a realizar a atividade também. Guarde esses valiosos registros para compor uma exposição quando o distanciamento social terminar. Faça um varal na área externa e coloque os registros para inspirar as brincadeiras ali. Converse com os bebês sobre o que fizeram em casa. Você poderá convidar as famílias a reviver esses momentos na escola, com uma exposição interativa, unindo os fazeres de casa e da escola, e estabelecendo uma conexão concreta e real entre eles. Proponha, ao final, que escrevam sobre o que sentiram durante essa vivência. Essa pode ser uma interessante forma de construir uma base emocional positiva, que servirá de apoio para a retomada da rotina escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_24UND02

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas