15074
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Cesta de toques

Nesta atividade, organize uma cesta com objetivos de diferentes texturas e temperaturas e permita que as crianças a explorem.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Cestinha de toques

Apresente a proposta
Envie fotos de momentos em que as crianças exploram cestinhas surpresas diversas e de forma curiosa (se tiver registros desse tipo na sua escola, a atividade será mais significativa). Envie um vídeo se dirigindo às famílias, mostrando como é simples fazer uma cestinha a partir de rolinhos de jornal e convidando para a atividade. Explique que ela permitirá a manipulação de diferentes texturas e temperaturas para que os bebês explorem, gerando descobertas e surpresas interessantes através de interações prazerosas em casa. Envie tudo pela plataforma que estão utilizando em sua rede ou pelo Whatsapp.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a usarem uma cesta que tiverem em casa. Se não tiverem nenhuma, podem produzir uma, conforme sugerido. Neste caso, oriente que o bebê participe ativamente do processo de produção (sempre sob supervisão de um responsável).

Proponha que usem materiais que tenham em casa: jornal, revista ou outro tipo para a cesta; esponja de banho (pode colocar no freezer para ficar gelada ou por alguns segundos no microondas para esquentar, com cuidado para não oferecer risco de queimadura para a pele sensível do bebê – oferecendo diferentes temperaturas em casa), tecidos de várias texturas etc.

Se não tiverem como fazer uma cesta, outra opção é substituir por caixa de papelão ou uma bacia plástica em formato que permita fácil acesso aos elementos. Se possível, sugira que uma pessoa registre a atividade enquanto os demais brincam com o bebê.

Sugira às famílias
Convide as famílias a deixarem os bebês em uma posição que favoreça a participação deles na confecção da cesta. Sugira que, durante o preparo e na brincadeira com as texturas, nomeiem os objetos e movimentos ali presentes, chamando a atenção para possíveis ações e reações dos bebês durante as interações.

Oriente que coloquem a cesta a uma distância que estimule a ida até a ela, permitindo que possam se aproximar de acordo com os próprios interesses e, assim, explorar os elementos como desejarem. Proponha que os familiares se envolvam de forma divertida, encontrando o jeito próprio de brincar: por exemplo, se têm tecidos finos, podem fazer coceguinhas e divertidamente cantar uma música que costumam dançar sempre em casa. Situações como essa oportunizam o aprofundamento dos vínculos estáveis, que geram segurança e uma boa base emocional para os bebês.

Para compartilhar com o grupo
Peça para as famílias compartilharem os registros desse momento com você. Reúna e organize esse material que, além de repertoriar outras famílias e incentivá-las a participarem, é também um valioso recurso para diversificar a prática na escola. Quando voltarem às aulas presenciais, os bebês terão outras formas de fazer explorações com a cesta surpresa e você poderá propor novas descobertas para eles a partir das experiências vividas em casa.

Avalie quais e como essas experiências podem ser retomadas com os bebês na escola. Desta forma, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, tendendo a funcionar como um importante apoio na transição após o período de isolamento social no retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_24UND01

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas