15072
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Leitura aconchegante para bebês

Faça uma leitura individual ou em pequenos grupos para reforçar os laços e a proximidade entre crianças e professor.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Apresente a proposta
Convide as famílias para um encontro virtual com os bebês e conte uma das histórias preferidas deles na escola. Envolva os participantes de forma animada e criativa, variando a entonação da voz e mostrando as imagens que mais despertavam interesse. Faça pausas e mostre objetos que tem em casa, estabelecendo relação com a história para despertar a curiosidade. Mostre-se disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse sobre esses momentos e sobre a saudade, então amenizada pelo encontro virtual. Explique, de forma breve, a importância de ter esses momentos de leitura em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Se o encontro não for possível, grave um pequeno vídeo e envie fotos desses momentos na escola. Ao final, convide: “Que tal fazer uma série de leituras em casa, com os bebês, de forma divertida e animada como essa?” Envie sugestões pela plataforma que sua rede utiliza para se comunicar ou via WhatsApp.

Adaptações necessárias
Você poderá indicar as histórias sugeridas nos planos, que trazem excelentes obras, para garantir a qualidade. Sugira que usem livros físicos ou envie fotos deles pelo seu celular, para que possam imprimi-las ou reproduzi-las em algum dispositivo de acesso coletivo. Explique que é recomendado que leiam antes a história selecionada para que possam conduzir a leitura de forma mais tranquila, favorecendo as interações do bebê. Oriente que usem os materiais que tiverem disponíveis para fazer referência às histórias, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. De acordo com o contexto familiar, você poderá ainda sugerir um livro digital disponível na internet, como os que são oferecidos pelo projeto “Eu leio para uma criança”, disponível aqui. É importante que o bebê seja acompanhado durante todas as atividades para sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre enquanto outro lê ou brinca com ele. Ao final de cada atividade, convide-os a escrever ou gravar um áudio relatando, de forma breve, como foi a vivência.

Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição que favoreça a interação durante os momentos de leitura das histórias. É importante que valorizem, validem e acolham as diferentes formas de expressão e participação deles, pausando e retomando a leitura se necessário.

1) No plano “Leitura aconchegante para bebês”, oriente os familiares para que um deles faça a leitura para o bebê. Desta forma, estreitam-se os laços e aprofundam-se os vínculos que os unem afetivamente. Sugira que ele convide o bebê a ficar no colo ou sentar-se bem pertinho, da forma como for mais confortável no momento. Sugira ainda que repitam essa atividade fazendo a mesma leitura antes ou depois do banho, cada dia por um familiar, por exemplo. Para ficar mais animado, podem brincar com as almofadas que deixam o espaço aconchegante, fazendo um divertido “cadê/achou”.

2) Durante a “Leitura divertida para bebês”, oriente que permitam a manipulação dos elementos representativos que estarão disponíveis, incentivando o bebê a explorar e brincar com eles. Convide-os a fazer pausas durante a leitura e instigar a curiosidade dele sobre determinados aspectos presentes, como, por exemplo, uma imagem. Proponha momentos animados, como diferentes entonações de voz e expressões faciais que imitam as características do tema ou do contexto.

3) Durante o plano “Leitura entre pares para bebê”, convide outro familiar a fazer parceria com o bebê. Pode ser um irmão. Se não houver outra criança em casa, um adulto assume esse lugar. Proponha que o familiar leitor favoreça a interação e trocas de gestos carinhosos e afetivos entre eles. Podem projetar as imagens na tela do celular, notebook ligado na TV ou fazer o projetor caseiro, como o plano sugere, de acordo com a disponibilidade de cada grupo. O importante é que pratiquem a escuta de uma história de forma interativa com um par e se divirtam juntos!

4) Para a atividade “Leitura musical para bebês”, oriente que escolham um ambiente com espaço suficiente para que possam movimentar o corpo livremente. Sugira que disponibilizem utensílios de cozinha para obter sons e criar representações dos personagens da história. Proponha que batuquem ao ler sobre uma batida na porta, por exemplo, e sejam imitados pelo bebê, de forma animada e divertida para ambos.

5) Convide o grupo familiar a organizar o espaço com os elementos representativos e participar juntos da “Leitura em pequenos grupos para os bebês”. As experimentações sensoriais sugeridas podem ser realizadas com tecidos e caixas, como, por exemplo, entrar no carro (caixa) e sentir o vento na cabeça (tecido passando levemente, fazendo cócegas), ou outros materiais que tenham em casa e façam referência à história. Sugira que façam isso de forma interativa e divertida, colocando os familiares como personagens da história escolhida.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, os registros das leituras que fizeram em casa junto aos relatos das vivências. Socialize com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertir ainda mais em casa. No retorno, organize-se para expor algumas fotos intercaladas com os relatos das famílias. Você poderá colocá-las num varal próximo à sala de referência para que fiquem acessíveis a toda a comunidade. Inclua uma breve descrição do que observou durante essas propostas. Desta forma, será possível reviver na escola as memórias afetivas desses momentos significativos em casa. E as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares, dando suporte ao retorno.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Bruna Bonfá Terra da Silva


Código: EDI1_23UND01

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas