Nesta atividade, convide as crianças a participar da roda de cantigas fazendo barulhos com seus próprios corpos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática: As brincadeiras de rodas e cantigas são passadas de geração em geração e contribuem na construção de aprendizagens, além de gerar prazer. Sendo assim, é interessante rememorá-las e oferecer aos bebês esse patrimônio cultural que aproxima gerações, valores e afetos. A diversidade de ritmos, sonoridades, movimentos e coreografias das brincadeiras de rodas e cantigas, que configuram um tipo de folclore infantil, permitem aos bebês viver experiências culturais e sociais importantes e ampliar seu conhecimento de mundo.
Código: EDI1_17UND02
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes