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Plano de Aula
Plano de aula: Roda e cantigas: Sapo Cururu
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Essa proposta visa utilizar o espaço da sala de referência para brincar e interagir durante a reprodução da música Sapo Cururu. Ouça previamente a música e se familiarize bem com a letra. Selecione a música nas versões escolhidas:
3) Versão de Cyro Batista -instrumental e choro
Grave as mídias em um dispositivo móvel compatível ao aparelho que será utilizado para reproduzir (MP3 e MP4). Construa/separe antecipadamente alguns instrumentos musicais com material reciclável ou outros instrumentos de qualidade que a escola possua.
Materiais:
Celular para filmageme foto (registro), aparelho que tem disponível na sua escola para reproduzir as músicas em MP3 e MP4 (aparelho de som, de TV/DVD, datashow, notebook ou tablets). Uma caixa com instrumentos musicais de qualidade que a escola possua (sugestão: violão, viola, cavaquinho, pandeiro, clavas, barras sonoras), bem como outros construídos com material reciclável (violão, guitarra, tambor, xilofone, gaita). Também é possível utilizar chocalhos, sinos ou guizos. É importante que tenha ao menos um instrumento para cada bebê.
Espaços:
Prepare a sala de referência dos bebês de forma que haja espaço livre suficiente no centro dela, o que irá possibilitar liberdade de movimento. No entorno, próximo a esse espaço, disponibilize um tapete ou colchonetes para os bebês menores. Disponibilize uma caixa com instrumentos musicais de qualidade que a escola possua e outros construídos com material reciclável, como chocalhos, sinos etc. Na internet há muitas ideias de instrumentos interessantes, vale a pena pesquisar! Instale e teste o aparelho onde irá reproduzir a mídia com o som e vídeo escolhidos.
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Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1.De que forma os bebês exploram as diferentes fontes sonoraspara acompanhar as melodias e canções? Como imitam gestos e movimentos de crianças e adultos?
2. Com os bebês interagem com as músicas reproduzidas nas mídias selecionadas?
3. Como os instrumentos musicais instigam os bebês durante a proposta?
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Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure as condições para que as crianças consigam participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aquelas que sentam com autonomia, e espaço de mobilidade para as que engatinham e andam com ou sem autonomia. Acrescente um cesto com livros e revistas para uso dos bebês, quando desejarem.
O que fazer durante?
1
Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a primeira versão da cantiga “Sapo Cururu” que você escolheu e convide o grupo todo de bebês para cantarem juntos. Repita as palavras de forma clara, incentivando os bebês a fazerem o mesmo. Assim que um pequeno grupo iniciar seus movimentos ao som da música, potencialize suas ações fazendo movimentos com as pernas e braços. Destaque os movimentos realizados, repetindo a música várias vezes para que todos cantem e façam movimentos com o corpo. Faça comentários como: ”vamos ouvir a música e cantar juntos?”. Convide o grupo de bebês menores para fazerem essa proposta individualmente. Pegue-os no colo, observe suas expressões corporais e faciais. Enquanto você realiza essa proposta individualmente, oportunize que as outras crianças explorem o espaço, criando suas próprias descobertas musicais e experimentando novos movimentos. Aproveite para fazer o registro através de fotos e pequenos vídeos, que irão compor a documentação pedagógica.
2
Após esse momento de primeiro contato com a cantiga, apresente a caixa de instrumentos ao grupo de bebês e aguarde até que todos escolham um objeto. Possibilite a livre exploração e a interação dos bebês com os instrumentos, levando-os à descoberta das propriedades de cada um. Observe individualmente qual significado e utilização que cada bebê dá ao objeto escolhido. Deixe alguns instrumentos próximos ao grupo de bebês menores, de forma que aqueles que quiserem consigam alcançá-los. Coloque outra versão da cantiga “O sapo cururu” no aparelho de som e observe as ações e reações de cada bebê. Dirija-se ao local onde está o equipamento de som e comece a cantar, recebendo os bebês que se dirigirem até lá. Apoie aqueles que tocarem o instrumento escolhido, a fim de que outros bebês possam repetir essa ação se assim desejarem. Faça comentários como: “quem mais quer cantar com a gente aqui perto do som? Olhem! Temos alguns instrumentos para tocar”. Toque os instrumentos para os bebês que ainda não sentam ou andam individualmente, para que cantem juntos e sintam os movimentos da música.
3
Após a exploração dos instrumentos e contato inicial com a cantiga na versão em áudio (MP3), apresente outra versão em vídeo (MP4) utilizando o recurso audiovisual escolhido. Destaque diferenças e semelhanças entre as versões apresentadas e chame atenção para os sons produzidos pelos instrumentos durante a apresentação. Se aproxime das crianças nos pequenos grupos ou individualmentes e brinque de experimentar novos gestos, sons e movimentos que desejarem. Experimente com os bebês a possibilidade de tocar os instrumentos acompanhando a música.Apoie as iniciativas deles e convide para brincar com você e seus pares. Faça comentários como: “esse instrumento que eu tenho é igual ao que estão tocando no vídeo… vamos tocar? Quem quer experimentar?”.
Possíveis ações das crianças neste momento: Os bebês maiores imitam os movimentos do professor enquanto os menores observam e esticam os braços em direção à eles. Aproxime-se e auxilie para que imitem os colegas, narrando os acontecimentos e atribuindo significados à ação.
Para finalizar:
Para encerrar, avise que a atividade irá terminar com 10 minutos de antecedência e explique o que farão em seguida. Convide os bebês para que cantem o trecho de uma música para ajudar na organização dos materiais. Pesquise na internet músicas para este momento, você encontrará várias ideias interessantes! Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada criança possa guardar os objetos em seus devidos lugares.
Desdobramentos
Uma variação da proposta é realizar essa atividade integrando os bebês com outra turma de crianças maiores. Você também pode trabalhar com a música do Sapo Jururu Palavra Cantada ou o Sapinho da Lagoa - Grupo Triii.
Engajando as famílias
Envie as letras das canções para as famílias através das agendas ou por outro meio de comunicação utilizado pela escola. Convide-as a repetirem essa proposta com os bebês em casa, cantando e dançando a versão da música do sapo que conhecem. Solicite que, se possível, enviem fotos ou pequenos vídeos ou áudios desse momento para a escola. Organizem pequenas gravações e fotos dos bebês durante a atividade na escola e em casa, apresentando os dois materiais em uma das reuniões com as famílias.
Para ver as letras das cantigas sugeridas
Apresente a proposta
Convide as famílias e os bebês para um encontro virtual, e coloque a cantiga de roda de que mais gostavam na escola. Envolva os participantes, de forma animada, a partir de movimentos e gestos espontâneos junto com você. Esteja disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse com os familiares sobre as rodas de que gostavam quando crianças. Você pode começar contando a sua preferida. Em seguida, convide-os para a série de propostas que fará, para que vivenciem, em casa, cantigas de roda com os bebês. Contextualize, de forma breve, a importância de ter esses momentos prazerosos em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Explique ainda que, depois, quando retornarem ao convívio escolar, essa será uma base importante, que servirá de suporte para esse processo.
Adaptações necessárias
Convide os familiares a usar o dispositivo que têm para reproduzir as cantigas de roda, evitando expor os vídeos nesse momento (exceto quando orientado), para que a atenção esteja na interação entre os envolvidos. É possível também cantá-las, porque essas músicas são parte do folclore infantil e conhecidas pela maioria das pessoas. Oriente que o bebê esteja acompanhado durante todas as propostas para garantir sua segurança. Se possível, sugira que alguém o fotografe enquanto outra pessoa faz a atividade com o bebê, para que ele tenha atenção plena.
Sugira às famílias
Convide os familiares a realizar as rodas com cantigas no espaço que têm disponível em casa. Pode ser no quintal, jardim, corredor, varanda ou dentro do único cômodo onde moram. O importante é estar junto com o bebê, permitindo que ele participe de acordo com suas possibilidades. Nesse momento em que todos estão em casa, aproximar a família para vivências prazerosas como essas favorece a interação, a diversão e o aprofundamento dos vínculos.
1) Para o plano “Roda e Cantigas: Sapo Cururu”, proponha diferentes versões para que ampliem movimentos e expressões, permitindo que o bebê explore da forma que suas possibilidades lhe permitirem: no colo, de mãos dadas, apoiado etc. É interessante registrar o jeito como a família brincou nesse momento, pois cada região tem seus costumes. Ao compartilhar os registros, as famílias ampliarão o repertório umas das outras.
2) No plano “Roda e cantigas em duplas e grupos”, sugira que façam de acordo com a disponibilidade de cada grupo familiar. Caso a bebê more somente com um adulto, oriente que não haverá a variação com mais pessoas. Nesse caso, você pode sugerir uma brincadeira com o bebê no colo. Convide sempre as famílias a conhecer a diversidade de expressões corporais, se permitindo e permitindo também ao bebê a liberdade de experimentar e explorar os movimentos corporais diversos.
3) Em “Rodas e cantigas usando vários sons”, oriente as famílias a deixar disponíveis utensílios que têm em casa para que os bebês escolham de acordo com seus interesses. Por exemplo: chocalho feito com garrafinha PET (bem vedado), colheres de pau, potes diversos, panelas com tampas, dentre outros listados no plano. Sugira, como repertório, o que costumam usar na sua turma. Você poderá fazer uma seleção e enviá-la para que as famílias acessem. Veja uma sugestão (disponível aqui). Convide os familiares a registrar o momento de que mais gostaram.
4) Em “Roda e cantigas para explorar o próprio corpo”, convide a fazer a roda em família, envolvendo o bebê com aquelas canções de que gostavam quando crianças. Oriente que explorem o corpo durante a vivência: cantando, rodando e fazendo gestos afetivos, como abraçar, beijar e tocar carinhosamente. Solicite que registrem esses valiosos momentos em fotos, pequenos vídeos ou áudios.
5) Por fim, em “Rodas e cantigas com as famílias”, verifique se há na escola algum educador que toque um instrumento e possa compartilhar um vídeo tocando uma canção de roda para os bebês brincarem com suas famílias em casa, caso elas não tenham um familiar que toque um instrumento. Se não houver nenhuma dessas possibilidades, busque na internet e envie um vídeo com uma canção para que brinquem e se divirtam. Sugira que compartilhem com você o registro mais significativo dentre as interações vivenciadas.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os registros conforme realizarem as propostas de cantigas de roda. Reúna o acervo usando, por exemplo, o Apresentações Google (disponível aqui). Compartilhe com as famílias pela plataforma que sua rede está utilizando. Assim, uma se inspira na prática da outra. A tendência é que mais famílias se inspirem a realizar a atividade, descobrindo juntas outras formas de continuar brincando em casa. Quando esse período terminar, você poderá planejar uma exposição interativa, convidando as famílias a rever com seus bebês e toda a comunidade escolar esse acervo valioso, e brincar juntos na escola. Desta forma, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, a parceria família-escola, o que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar e tornar esse processo mais tranquilo para todos os envolvidos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santossds
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: As brincadeiras de rodas e cantigas são passadas de geração em geração e contribuem na construção de aprendizagens, além de gerar prazer. Sendo assim, é interessante rememorá-las e oferecer aos bebês esse patrimônio cultural que aproxima gerações, valores e afetos. A diversidade de ritmos, sonoridades, movimentos e coreografias das brincadeiras de rodas e cantigas, que configuram um tipo de folclore infantil, permitem aos bebês viver experiências culturais e sociais importantes e ampliar seu conhecimento de mundo.