15068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Organize o ambiente para que crianças e familiares possam brincar um pouco antes do horário da saída e, assim, criar nelas o desejo de retornar no dia de seguinte.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Fernanda Alves da Silva

Mentor:  Adriana Silva da Costa Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência: O EU, O NÓS E O OUTRO,

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS,

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Objetivos e códigos da Base

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Abordagem didática:   

A construção dos vínculos afetivos dos bebês, das famílias e dos professores vão sendo desenvolvidos cotidianamente, em especial nos momentos de chegadas e despedidas.

Quando as famílias são convidadas para entrar na escola, que pode acontecer diariamente ou em dias espaçados, é possível construir uma relação de confiança, co-responsabilidade e pertencimento em relação ao cuidado e educação do bebê.

Ao chegar, quando o bebê é bem acolhido e consegue despedir-se tranquilamente da família/responsável, ele se torna capaz de passar bem o dia para conseguir explorar, investigar, interagir e aprender. Algumas reações e sentimentos podem surgir por parte do bebê, como os choros, que precisam ser acolhidos pelos professores por meio do diálogo e do olhar cuidadoso. É importante também pensar nas despedidas entre os pares e com os professores, para que os bebês saibam que o dia na escola terminou e para que tenham o desejo de retornar ao ambiente alegre e acolhedor.


Código: EDI1_06UND05

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas