Organize o ambiente para que crianças e familiares possam brincar um pouco antes do horário da saída e, assim, criar nelas o desejo de retornar no dia de seguinte.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Alves da Silva
Mentor: Adriana Silva da Costa Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O EU, O NÓS E O OUTRO,
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS,
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Abordagem didática:
A construção dos vínculos afetivos dos bebês, das famílias e dos professores vão sendo desenvolvidos cotidianamente, em especial nos momentos de chegadas e despedidas.
Quando as famílias são convidadas para entrar na escola, que pode acontecer diariamente ou em dias espaçados, é possível construir uma relação de confiança, co-responsabilidade e pertencimento em relação ao cuidado e educação do bebê.
Ao chegar, quando o bebê é bem acolhido e consegue despedir-se tranquilamente da família/responsável, ele se torna capaz de passar bem o dia para conseguir explorar, investigar, interagir e aprender. Algumas reações e sentimentos podem surgir por parte do bebê, como os choros, que precisam ser acolhidos pelos professores por meio do diálogo e do olhar cuidadoso. É importante também pensar nas despedidas entre os pares e com os professores, para que os bebês saibam que o dia na escola terminou e para que tenham o desejo de retornar ao ambiente alegre e acolhedor.
Código: EDI1_06UND05
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes