15068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Organize o ambiente para que crianças e familiares possam brincar um pouco antes do horário da saída e, assim, criar nelas o desejo de retornar no dia de seguinte.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, o professor deve preparar previamente em ambiente externo um lugar com estações, configurando cantos com brincadeiras para ao ar livre. Os cantos devem ser divididos em propostas diferentes, sendo eles: canto com proposta de brincar com areia, canto com bacias de água e barquinhos de papel e canto com potes de bolha de sabão. Informe a família sobre a proposta de atividade para o horário da saída através de um bilhete enviado anteriormente. Dessa forma, as famílias poderão se organizar para brincar um pouco com os bebês. O objetivo das estações é que os bebês possam brincar com a família no momento da despedida da escola, mas que seja interessante e crie o desejo de retorno.

Materiais:

Areia, brinquedos para brincar com areia, bacias com água, barquinhos de papel, potes de bolhas de sabão e tapetes. Para produzir os potes com líquido para bolha de sabão, sugerimos dois links:Bolhas de sabão gigante, Como fazer bolhas de sabão.

Espaços:

Organize o espaço em ambiente externo de maneira atrativa e confortável. Delimite o local dos cantos com os tapetes. O canto com areia deve ser organizado em um recipiente grande (lençol com elástico esticando as quatro pontas, caixa de papelão ou piscina). O canto com água deve ter vários recipientes de tamanhos médios (bacias e banheiras) com vários barquinhos de papéis prontos para brincar. O canto com bolinhas de sabão deve ser organizado com suporte para bexigas (varetas com círculo vazado na ponta) e cabides.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi a interação dos bebês com adultos no momento de saída da escola?

2. De que forma os bebês demonstraram seus gostos e preferências pelos cantos?

3. Quais formas de comunicação foram utilizadas pelos bebêspara exprimir desejos e emoções?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar o espaço. Proponha apoios e adaptações necessárias para atender às necessidades de cada grupo.

O que fazer durante?

ilustracao

1Para esta atividade é importante que haja mais de um professor no ambiente preparado, pois ela deve ser feita com o grande grupo. Convide as crianças para se deslocarem até o ambiente externo e se aproximarem do material organizado para brincar e explorar. Organize o grandegrupo e apresente a todos os cantos.


2

Separe os bebês em pequenos grupos, para que todos tenham a oportunidade de participar da proposta. Atente para garantir que os bebês que ainda não engatinham, ou que ainda não conseguem sentar com autonomia, tenham o apoio necessário. Garanta que fiquem posicionados de forma que possam brincar e observar as outras crianças nos tapetes dispostos, para a interação com os materiais e com os outros bebês.Coloque-se como um facilitador da experimentação e brinque com os bebês, demonstrando as possibilidades que o ambiente traz. Perceba como eles interagem e se comunicam diante da brincadeira proposta. Valide suas ações valorizando seus gestos e formas de comunicação.


3

Observe os bebês e a forma que estão explorando as propostas nos cantos. Apoie as ações deles mas sem tomar a iniciativa.Proponha brincadeiras com os materiais. Faça comentários como: “olha esse canto com areia, deve ser legal colocar a mão na areia, vamos pegar uma pá para brincar?” ou “ vamos pegar um barquinho para colocar na água?”. Circule pelos cantos, verifique se todos estão participando dos espaços e perceba quais eles gostaram mais.

Possíveis ações da criança neste momento: um bebê pode pegar o barquinho e afundar na água.

Possíveis falas do professor neste momento: vamos pegar outro barquinho e tentar de novo?


4

Neste momento os bebês devem estar envolvidos na brincadeira. Quando já estiver próximo ao horário de irem para casa e dos familiares ou responsáveis chegarem na escola, compartilhe com os bebês que hoje eles vão entrar para brincar um pouco com eles.

Conforme os responsáveis estiverem chegando, convide-os para participarem da brincadeira.Mostre um dos cantos para exemplificação e apresente as possibilidades de brincadeiras. Pegue um pote de bolinha de sabão, assopre com a vareta e depois faça com o cabide, para mostrar os diversos tamanhos de bolinha de sabão que pode ser feito. Solicite aos responsáveis dos bebês que ainda não engatinham que os apoiem na brincadeira, facilitando a experimentação de cada canto.Observe as expressões dos bebês e como se comunicam durante a brincadeira com os familiares. Registre esses momentos com fotos e filmagens das explorações e interações que estão acontecendo, para fins de documentação pedagógica.

Possíveis ações das crianças neste momento: o bebê pode inclinar o corpo para frente para empurrar o barquinho ou pegar na areia.


Para finalizar:

Para finalizar, informe os bebês e os responsáveis que em 5 minutos irá finalizar a atividade. Solicite ajuda para os responsáveis para guardar os materiais na sala e retirar as mochilas. Considere, se necessário, um tempo para a troca de roupa considerando que alguns bebês brincaram com areia e água. Na sala, convide-os para cantar uma música junto aos bebês, que marque o horário da saída. Agradeça a participação de todos.

Desdobramentos

É importante que esta atividade aconteça de maneira rotineira, para que seja construído o vínculo entre família e escola. Faça essa proposta em outros ambientes. Proponha na entrada ou saída um momento em que as famílias possam brincar nos espaços escolares junto aos bebês.

Engajando as famílias

Quando convidadas para entrar no ambiente escolar, é possível construir uma relação de confiança junto as famílias. Faça isso diariamente ou em dias espaçados. Envie para a família um bilhete com uma foto da participação do bebê na proposta, agradecendo a participação deles na escola e reforçando quão importante é ter a presença dos familiares.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano