Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula:Br incando de encenar e recontar contos de fadas.
Finalidade da aula: Recontar o conto de fadas produzido para avaliar por meio de indicadores o funcionamento dos aspectos das produções orais.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de autoavaliação da produção oral (grupo), celular ou câmeras para gravar os ensaios, equipamento para reproduzir os vídeos, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado; possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade de apresentar o que foi pensado, colocando em prática o planejamento realizado.
- Dificuldade de realizar a apresentação devido a ansiedade, timidez e/ou falando muito baixo.
- Dificuldade de elaborar um roteiro, organizando e dividindo tarefas/personagens.
- Dificuldade de recontar respeitando o texto escrito e com isso omitindo trechos importantes do conto.
Referências sobre o assunto:
REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura; jan/mar, vol.59, nº1, pp.59-60. 2007.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.