Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Lopes
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Receita: produção de texto oral
Finalidade da aula: Produzir oralmente uma receita culinária, conforme planejamento realizado.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Receita culinária
Objeto(s) do conhecimento:Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP15
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular) e ficha impressa.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. L. Práticas de leitura no ensino fundamental. Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza (org). Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, Telma F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127-142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).
Código: LPO3_01SQA12
(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.
AULA 03
AULA 05
AULA 10
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes