15064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Receita: produção de texto oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produção oral de receitas culinárias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Lopes
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Receita: produção de texto oral

Finalidade da aula: Produzir oralmente uma receita culinária, conforme planejamento realizado. 

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

 Gênero: Receita culinária 

Objeto(s) do conhecimento:Produção de texto oral 

Prática de linguagem: Oralidade 

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP15 

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular) e ficha impressa.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. Práticas de leitura no ensino fundamental.  Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza (org). Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).


Código: LPO3_01SQA12

(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas