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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Receita: planejamento de texto oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre planejamento de texto oral em cima de receitas culinárias

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular), folha para anotação, cartolina ou papel craft.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando a turma se já comeram um sanduíche de joaninha. Instigue-os a pensar sobre os ingredientes usados e o modo de preparo.
  • Informe às crianças que essa receita será a elas apresentada de duas formas: escrita e oral. Cabe ressaltar que o texto escrito foi baseado na receita apresentada no vídeo culinário “Tem criança na cozinha com Isabella e Rachel Aguiar - Salada de joaninhas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YKKct8z2abE, acesso em 07/11/2018.
  • Inicie pela apresentação do texto escrito, solicitando que façam a leitura silenciosa do mesmo. Caso não seja possível realizar a projeção, imprima uma cópia da receita para cada aluno (modelo disponível no material complementar).

Material complementar: Para imprimir o texto “Sanduíche de joaninha”, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Na sequência, exiba o vídeo culinário já citado e lance alguns questionamentos aos alunos:
  • - Qual das formas de apresentação da receita vocês mais gostaram? Por quê?
  • - O que ficou mais fácil de entender ao ver o vídeo?
  • - Para realizar esse vídeo, o que precisou ser providenciado?
  • - O que mais lhes chamou a atenção acerca da exposição das crianças? Por quê?
  • Dialogue com os alunos de forma a levá-los a perceber que, além dos ingredientes e dos utensílios necessários para a execução da receita, a produção de um vídeo requer o preparo de um ambiente adequadamente iluminado e organizado. No entanto, é de fundamental importância que os apresentadores sejam pessoas dispostas a se expor ao público e que tenham domínio do que será apresentado.
  • Converse com a turma a fim de levá-las a perceber que a receita apresentada oralmente no formato de vídeo é muito procurada pelas pessoas atualmente, pois visualizar o que deve ser feito auxilia no entendimento do texto. Assim, explore junto aos alunos os elementos-chaves para que esse objetivo seja atingido, tais como: boa entonação do apresentador, apresentação dos ingredientes um a um, execução passo a passo do modo de preparo etc.
  • Proponha que, coletivamente, relatem as semelhanças e diferenças entre as duas formas de apresentação da receita: escrita e oral, sendo esperado que apontem:
  • Semelhanças: título, lista de ingredientes e suas medidas, passo a passo do modo de fazer, uso de verbos no imperativo.
  • Diferenças: demonstração dos ingredientes, ênfase no modo de fazer, uso de expressões como: “Você vai precisar de” e “Mãos à obra”, presença de gestos e movimentos que auxiliam na compreensão do que está sendo relatado, relato oral produzido com alternância de pronúncia e voz (mais alta, mais baixa, mais rápida, mais devagar) para ressaltar pontos que necessitam ser observados.

Material complementar: Para baixar o vídeo culinário “Tem criança na cozinha com Isabella e Rachel Aguiar - Salada de joaninhas”, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=YKKct8z2abE (Acesso em 07/11/2018).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de cinco alunos. Solicite que socializem com os demais integrantes do seu grupo a receita que trouxeram de casa envolvendo o uso de frutas. Essa atividade pressupõe a organização prévia das crianças, sendo solicitada a tarefa com alguns dias de antecedência.
  • Informe os grupos que deverão escolher uma dentre as cinco receitas apresentadas por eles para apresentá-la à turma de forma oral, sendo gravado um vídeo para posterior apresentação aos pais.
  • Para auxiliar na escolha da turma, forneça alguns elementos que poderão nortear os alunos na seleção da receita, sendo os mesmos projetados ou registrados na lousa para análise.
  • Combine com os grupos que deverão se organizar para a produção desse vídeo dentro da própria sala de aula. Para tanto, deverão providenciar:
  • a) Ingredientes e utensílios que serão usados no preparo da receita.
  • b) Cartaz com a receita escrita para auxiliar na exposição oral.
  • c) Vestimentas adequadas (touca e avental poderão ser disponibilizados pela Unidade Escolar).
  • Circule pelos grupos no momento em que as discussões e combinados estão sendo elaborados entre os alunos, intervindo sempre que necessário para auxiliar no planejamento e organização da atividade, oferecendo sugestões quanto ao uso do ambiente, disposição das crianças em volta da mesa, expressão corporal, dicção, tom de voz apropriado, escolha do(s) aluno(s) que irá(ão) apresentar a receita etc.
  • Oriente os alunos que a receita poderá ser apresentada (falada) espontaneamente por eles, mas mesmo optando por esse procedimento, todos os grupos deverão produzir um cartaz, em cartolina ou papel craft, para apoio durante a performance que farão.

Solicite aos grupos que realizem ensaios dessa atuação, a fim de gerar segurança nos alunos e acertar os possíveis pontos falhos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Finalize a etapa de planejamento da produção do vídeo informando a turma que na aula seguinte serão realizadas as gravações contendo o relato oral das receitas selecionadas pelos grupos. Para tanto, realize alguns combinados com os grupos, tais como: dia, hora, forma de gravação (celular, câmera digital…) entre outros aspectos importantes de decidir antes da atividade de produção.
  • Relembre a turma que os vídeos produzidos serão exibidos aos pais para que esses tomem ciência do trabalho realizado em sala de aula e também à turma para que possam observar a desenvoltura de cada um em relação a exposição em público.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular), folha para anotação, cartolina ou papel craft.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando a turma se já comeram um sanduíche de joaninha. Instigue-os a pensar sobre os ingredientes usados e o modo de preparo.
  • Informe às crianças que essa receita será a elas apresentada de duas formas: escrita e oral. Cabe ressaltar que o texto escrito foi baseado na receita apresentada no vídeo culinário “Tem criança na cozinha com Isabella e Rachel Aguiar - Salada de joaninhas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YKKct8z2abE, acesso em 07/11/2018.
  • Inicie pela apresentação do texto escrito, solicitando que façam a leitura silenciosa do mesmo. Caso não seja possível realizar a projeção, imprima uma cópia da receita para cada aluno (modelo disponível no material complementar).

Material complementar: Para imprimir o texto “Sanduíche de joaninha”, clique aqui.

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Orientações:

  • Na sequência, exiba o vídeo culinário já citado e lance alguns questionamentos aos alunos:
  • - Qual das formas de apresentação da receita vocês mais gostaram? Por quê?
  • - O que ficou mais fácil de entender ao ver o vídeo?
  • - Para realizar esse vídeo, o que precisou ser providenciado?
  • - O que mais lhes chamou a atenção acerca da exposição das crianças? Por quê?
  • Dialogue com os alunos de forma a levá-los a perceber que, além dos ingredientes e dos utensílios necessários para a execução da receita, a produção de um vídeo requer o preparo de um ambiente adequadamente iluminado e organizado. No entanto, é de fundamental importância que os apresentadores sejam pessoas dispostas a se expor ao público e que tenham domínio do que será apresentado.
  • Converse com a turma a fim de levá-las a perceber que a receita apresentada oralmente no formato de vídeo é muito procurada pelas pessoas atualmente, pois visualizar o que deve ser feito auxilia no entendimento do texto. Assim, explore junto aos alunos os elementos-chaves para que esse objetivo seja atingido, tais como: boa entonação do apresentador, apresentação dos ingredientes um a um, execução passo a passo do modo de preparo etc.
  • Proponha que, coletivamente, relatem as semelhanças e diferenças entre as duas formas de apresentação da receita: escrita e oral, sendo esperado que apontem:
  • Semelhanças: título, lista de ingredientes e suas medidas, passo a passo do modo de fazer, uso de verbos no imperativo.
  • Diferenças: demonstração dos ingredientes, ênfase no modo de fazer, uso de expressões como: “Você vai precisar de” e “Mãos à obra”, presença de gestos e movimentos que auxiliam na compreensão do que está sendo relatado, relato oral produzido com alternância de pronúncia e voz (mais alta, mais baixa, mais rápida, mais devagar) para ressaltar pontos que necessitam ser observados.

Material complementar: Para baixar o vídeo culinário “Tem criança na cozinha com Isabella e Rachel Aguiar - Salada de joaninhas”, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=YKKct8z2abE (Acesso em 07/11/2018).

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Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de cinco alunos. Solicite que socializem com os demais integrantes do seu grupo a receita que trouxeram de casa envolvendo o uso de frutas. Essa atividade pressupõe a organização prévia das crianças, sendo solicitada a tarefa com alguns dias de antecedência.
  • Informe os grupos que deverão escolher uma dentre as cinco receitas apresentadas por eles para apresentá-la à turma de forma oral, sendo gravado um vídeo para posterior apresentação aos pais.
  • Para auxiliar na escolha da turma, forneça alguns elementos que poderão nortear os alunos na seleção da receita, sendo os mesmos projetados ou registrados na lousa para análise.
  • Combine com os grupos que deverão se organizar para a produção desse vídeo dentro da própria sala de aula. Para tanto, deverão providenciar:
  • a) Ingredientes e utensílios que serão usados no preparo da receita.
  • b) Cartaz com a receita escrita para auxiliar na exposição oral.
  • c) Vestimentas adequadas (touca e avental poderão ser disponibilizados pela Unidade Escolar).
  • Circule pelos grupos no momento em que as discussões e combinados estão sendo elaborados entre os alunos, intervindo sempre que necessário para auxiliar no planejamento e organização da atividade, oferecendo sugestões quanto ao uso do ambiente, disposição das crianças em volta da mesa, expressão corporal, dicção, tom de voz apropriado, escolha do(s) aluno(s) que irá(ão) apresentar a receita etc.
  • Oriente os alunos que a receita poderá ser apresentada (falada) espontaneamente por eles, mas mesmo optando por esse procedimento, todos os grupos deverão produzir um cartaz, em cartolina ou papel craft, para apoio durante a performance que farão.

Solicite aos grupos que realizem ensaios dessa atuação, a fim de gerar segurança nos alunos e acertar os possíveis pontos falhos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Finalize a etapa de planejamento da produção do vídeo informando a turma que na aula seguinte serão realizadas as gravações contendo o relato oral das receitas selecionadas pelos grupos. Para tanto, realize alguns combinados com os grupos, tais como: dia, hora, forma de gravação (celular, câmera digital…) entre outros aspectos importantes de decidir antes da atividade de produção.
  • Relembre a turma que os vídeos produzidos serão exibidos aos pais para que esses tomem ciência do trabalho realizado em sala de aula e também à turma para que possam observar a desenvoltura de cada um em relação a exposição em público.
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