15061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Carta de leitor: planejando textos orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre carta de leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Carta de leitor: planejando textos orais

Finalidade da aula: Planejar um discurso oral, levando em consideração os aspectos da linguagem verbal e não verbal.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Carta de Leitor

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de gêneros orais

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, o não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)

https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)


Código: LPO3_06SQA11

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas