15061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Carta de leitor: planejando textos orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre carta de leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).

- Materiais complementares:
Vídeo 1: Introdução (disponível aqui);
Vídeo 2: Desenvolvimento (disponível aqui);
Vídeo 3: Desenvolvimento (disponível aqui).

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o link dos vídeos e as orientações pelo WhatsApp. Depois que os alunos assistirem ao vídeo, envie algumas perguntas sugeridas no plano, em áudio, para iniciar a conversa sobre o tema.

Desenvolvimento
Crie dois formulários com as perguntas propostas no quadro para a atividade: o primeiro com perguntas relacionadas ao assunto abordado nos vídeos; o segundo com perguntas relacionadas à forma como o assunto foi apresentado. Crie um documento compartilhado ou um mural no Padlet com a síntese das respostas dos alunos. Se preferir, marque um encontro no Google Meet ou no Zoom para ampliar essa discussão.

Fechamento
Elabore um mural e compartilhe o link pelo WhatsApp com os alunos, com as perguntas do slide de fechamento. Oriente-os a responderem e comentarem as respostas dos colegas. Faça intervenções também seguindo as orientações do plano, para que o objetivo da aula seja garantido. Disponibilize uma síntese no mesmo mural com as respostas dos alunos. Se não for possível usar o mural, crie um documento no Google com espaços definidos com o nome do aluno, para que cada um possa dar a sua resposta. Você pode utilizar os comentários para orientar a discussão.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero assistindo juntos às entrevistas (vídeos) e conversando sobre o assunto com a criança. Isso é importante para que ela desenvolva a habilidade de argumentar e defina sua opinião, e ajudará na compreensão do conteúdo dos vídeos.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA11

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas