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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Utilização de recursos linguísticos e gramaticais em reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre recursos linguísticos e gramaticais em reportagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Tema
Esclareça que o objetivo desta aula será analisar os principais aspectos relacionados às regências, às concordâncias nominal e verbal e aos modos e tempos verbais na produção de reportagens. Levante o conhecimento prévio dos alunos a partir do jogo descrito na Introdução.

Introdução
Esta é uma atividade lúdica que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula. Você poderá mudar as perguntas disponíveis nos materiais complementares para adequá-las aos seus alunos. A proposta é criar um ambiente descontraído a fim de torná-los mais receptivos ao conteúdo e à temática que serão abordados na aula. Sorteie ou escolha 5 alunos e peça que eles fiquem atentos aos questionamentos que você lançará no grupo da turma, no WhatsApp. Explique o jogo aos alunos. Diga que você falará duas frases e eles terão que responder qual apresenta a concordância (verbal e nominal) correta considerando a norma padrão da língua portuguesa. Faça uma pergunta para o primeiro aluno. Se ele acertar, continua no jogo e você faz uma pergunta diferente ao próximo aluno; se errar, sai da brincadeira ao som da música: “o/a (coloque seu nome) perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho e saia de mansinho” (como no jogo do banquinho do Programa Raul Gil; a música está disponível aqui, caso você não a conheça). Você pode escolher outra música, se preferir. Faça uma pergunta para o segundo aluno e assim sucessivamente, até restar apenas um aluno. Nos materiais complementares, você encontrará uma sugestão de frases e perguntas. As respostas estão em vermelho. Materiais complementares: sugestões de frases disponíveis aqui. Observação: em aulas remotas, você pode encaminhar aos alunos vídeos sucessivos com as perguntas e o trecho da música a cada erro, ou um trecho de aplausos a cada acerto. Para isso, use o gravador do celular ou algum aplicativo que grave sons.

Desenvolvimento
Informe aos alunos que na aula de hoje vocês trabalharão com uma reportagem sobre depressão na adolescência. Compartilhe a reportagem pelo WhatsApp e solicite a leitura integral do texto. Compartilhe também alguns questionamentos sobre trechos específicos da reportagem:
Sobre o 1º trecho: O que significa ser sobrevivente da adolescência e por que nem todos passam por essa fase da mesma forma? Se o repórter tivesse escrito “Na adolescência somos todos sobreviventes. Uns mais, outros menos” haveria mudança de sentido? “Não por acaso serve como pano de fundo para esses indivíduos em formação enfrentarem uma doença…” Por que o primeiro verbo está no singular e o segundo no plural? Se a palavra “questões” fosse substituída por “questão” e “frustrações” por “frustração”, o verbo “estar” ficaria no singular ou plural? Por quê? A reportagem está disponível aqui.
Suponha que o 1º trecho do slide desta etapa (veja no plano original) começasse com “Para esse problema…”. Quais mudanças ocorreriam na frase? Por quê?
Sobre o 2º trecho: Por que o verbo “haver” está na terceira pessoa do singular?
Sobre o 3º trecho: Qual é o sujeito do verbo existir? Se os sujeito estivesse no plural, como ficaria o verbo? O mesmo pode ser dito em relação ao verbo haver em “Há uma lista…”? Justifique sua resposta.
Veja possibilidades de respostas no plano original.

Fechamento
Encaminhe o slide desta etapa e faça o questionamento final aos alunos (veja no plano original). Mostre que as frases do slide foram escritas de acordo com o registro oral da língua. Explique aos alunos que eles não teriam dificuldade para compreender o texto se ele fosse escrito a partir do registro oral, mas que esse tipo de registro não é adequado ao gênero reportagem. O texto jornalístico demanda um grau de formalidade coerente com a norma padrão, com linguagem cuidadosamente editada e elaborada, daí a necessidade de se conhecer algumas regras gramaticais.

Convite às famílias
As famílias poderão ser convidadas a pesquisar, junto aos alunos, sobre Regência Nominal e Regência Verbal, antes que eles realizem as atividades propostas. Esse conhecimento prévio auxiliará os discentes na resolução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07SQA09

(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.


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