15058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Recursos de referenciação em reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre referenciação

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa ou projetada, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e um datashow.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldade em distinguir os tipos de pronomes que estabelecem a referenciação ao longo de reportagens.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar um novo mecanismo de coesão: a coesão referencial que ocorre quando um termo ou expressão já citados no texto são retomados por meio de outro. Provavelmente os alunos já estudaram que não é aconselhável repetir palavras em uma produção textual. Questione, então, qual recurso eles utilizam para não repetir palavras e expressões quando escrevem um texto. Provavelmente os alunos farão referência ao uso de sinônimos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Projete o slide ou imprima a tirinha. Faça os seguintes questionamentos também disponíveis para impressão: a) No segundo quadrinho, a qual elemento o pronome “ele” se refere? Ao quatizinho. b) No segundo quadrinho, Haroldo pergunta se o animal está vivo sem o uso do pronome. Observe: “Está vivo?”. Que pronome ele omitiu? A que ele se refere? Pronome “ele” se referindo ao quati. c) No primeiro quadrinho, Calvin usa o advérbio “ali’ e no terceiro quadrinho, o advérbio “aqui”. “Ali” e “aqui” onde? Ali se refere a um lugar distante, mas ainda visível e aqui se refere ao lugar onde os dois estão.

2. Explique para os alunos que podemos retomar uma palavra já citada no texto por meio de artigos, pronomes, advérbios numerais; podemos antecipar algo que será dito, podemos também omitir alguns termos que são facilmente identificáveis para o leitor ou ainda é possível substituir termos por sinônimos ou até repetir a palavra, caso o objetivo seja enfatizar o termo.

Referência da tirinha: http://notaterapia.com.br/2015/11/18/30-anos-de-calvin-e-haroldo-a-tirinha-mais-incrivel-de-bill-watterson/

Materiais complementares

Para imprimir a tirinha e as perguntas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide aos alunos. Diga que esses dois trechos fazem parte da reportagem que será trabalhada nesta aula sobre as profissões do futuro.
  • Leia o primeiro trecho. Peça que observem os termos destacados em azul e que “ele” retoma “gerente de vida profissional. Portanto, “gerente de vida profissional” é o referente que foi retomado pelo pronome “ele”.
  • Leia o segundo trecho e siga o raciocínio anterior. Mostre aos alunos que os dados estatísticos são referentes que foram retomados pelo pronome “desses”. “Dados” poderia ter sido substituído por números ou percentual.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima a reportagem disponível no link https://exame.abril.com.br/carreira/saiba-quais-sao-as-profissoes-do-futuro.
  • Peça que os alunos façam a leitura individual até o final da primeira área com cargos inusitados (até ...cirurgias computadorizadas no cérebro).
  • Solicite a realização dos exercícios disponíveis nos materiais complementares.
  • Circule entre os alunos durante a realização do exercício e esclareça possíveis dúvidas.
  • Corrija o exercício ou disponibiliza as respostas para consulta.
  • Professor, você pode imprimir apenas as partes do texto que serão utilizadas na aula ou pode imprimir todo o texto e solicitar que os alunos terminem a leitura em casa.

Materiais complementares.

Para imprimir o exercício, clique aqui.

Para possibilidades de resposta, clique aqui.

AMARO, Mariana. Saiba quais serão as profissões do futuro. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/saiba-quais-sao-as-profissoes-do-futuro/>. Acesso em: 6 out. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a questão final aos alunos e peça que redijam a resposta no caderno. Possibilidades de resposta: a) Dentro de empresas, ele cuidará do posicionamento da marca no ambiente digital. b) Dentro de empresas, será o responsável pelo posicionamento da marca no ambiente digital.
  • Ouça algumas respostas e faça as correções necessárias.
  • Termine a aula pedindo a um aluno que oralmente conceitue coesão a partir do que foi estudado nesta aula e na anterior. Peça a outro que diga qual é a importância da coesão em um texto. Espera-se que os alunos respondam que a coesão relaciona-se com união, com ideias amarradas ou ligadas. Para que esse processo ocorra, é preciso observar duas coisas: a maneira como em um texto um termo liga-se a outro, substituindo-o, e o modo como as ideias progridem no texto. A coesão é fundamental para a construção textual pois permite a sequência de ideias de forma lógica, garantindo a coerência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa ou projetada, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e um datashow.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldade em distinguir os tipos de pronomes que estabelecem a referenciação ao longo de reportagens.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar um novo mecanismo de coesão: a coesão referencial que ocorre quando um termo ou expressão já citados no texto são retomados por meio de outro. Provavelmente os alunos já estudaram que não é aconselhável repetir palavras em uma produção textual. Questione, então, qual recurso eles utilizam para não repetir palavras e expressões quando escrevem um texto. Provavelmente os alunos farão referência ao uso de sinônimos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Projete o slide ou imprima a tirinha. Faça os seguintes questionamentos também disponíveis para impressão: a) No segundo quadrinho, a qual elemento o pronome “ele” se refere? Ao quatizinho. b) No segundo quadrinho, Haroldo pergunta se o animal está vivo sem o uso do pronome. Observe: “Está vivo?”. Que pronome ele omitiu? A que ele se refere? Pronome “ele” se referindo ao quati. c) No primeiro quadrinho, Calvin usa o advérbio “ali’ e no terceiro quadrinho, o advérbio “aqui”. “Ali” e “aqui” onde? Ali se refere a um lugar distante, mas ainda visível e aqui se refere ao lugar onde os dois estão.

2. Explique para os alunos que podemos retomar uma palavra já citada no texto por meio de artigos, pronomes, advérbios numerais; podemos antecipar algo que será dito, podemos também omitir alguns termos que são facilmente identificáveis para o leitor ou ainda é possível substituir termos por sinônimos ou até repetir a palavra, caso o objetivo seja enfatizar o termo.

Referência da tirinha: http://notaterapia.com.br/2015/11/18/30-anos-de-calvin-e-haroldo-a-tirinha-mais-incrivel-de-bill-watterson/

Materiais complementares

Para imprimir a tirinha e as perguntas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide aos alunos. Diga que esses dois trechos fazem parte da reportagem que será trabalhada nesta aula sobre as profissões do futuro.
  • Leia o primeiro trecho. Peça que observem os termos destacados em azul e que “ele” retoma “gerente de vida profissional. Portanto, “gerente de vida profissional” é o referente que foi retomado pelo pronome “ele”.
  • Leia o segundo trecho e siga o raciocínio anterior. Mostre aos alunos que os dados estatísticos são referentes que foram retomados pelo pronome “desses”. “Dados” poderia ter sido substituído por números ou percentual.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima a reportagem disponível no link https://exame.abril.com.br/carreira/saiba-quais-sao-as-profissoes-do-futuro.
  • Peça que os alunos façam a leitura individual até o final da primeira área com cargos inusitados (até ...cirurgias computadorizadas no cérebro).
  • Solicite a realização dos exercícios disponíveis nos materiais complementares.
  • Circule entre os alunos durante a realização do exercício e esclareça possíveis dúvidas.
  • Corrija o exercício ou disponibiliza as respostas para consulta.
  • Professor, você pode imprimir apenas as partes do texto que serão utilizadas na aula ou pode imprimir todo o texto e solicitar que os alunos terminem a leitura em casa.

Materiais complementares.

Para imprimir o exercício, clique aqui.

Para possibilidades de resposta, clique aqui.

AMARO, Mariana. Saiba quais serão as profissões do futuro. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/saiba-quais-sao-as-profissoes-do-futuro/>. Acesso em: 6 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a questão final aos alunos e peça que redijam a resposta no caderno. Possibilidades de resposta: a) Dentro de empresas, ele cuidará do posicionamento da marca no ambiente digital. b) Dentro de empresas, será o responsável pelo posicionamento da marca no ambiente digital.
  • Ouça algumas respostas e faça as correções necessárias.
  • Termine a aula pedindo a um aluno que oralmente conceitue coesão a partir do que foi estudado nesta aula e na anterior. Peça a outro que diga qual é a importância da coesão em um texto. Espera-se que os alunos respondam que a coesão relaciona-se com união, com ideias amarradas ou ligadas. Para que esse processo ocorra, é preciso observar duas coisas: a maneira como em um texto um termo liga-se a outro, substituindo-o, e o modo como as ideias progridem no texto. A coesão é fundamental para a construção textual pois permite a sequência de ideias de forma lógica, garantindo a coerência.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano