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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Na aula 4 desta sequência abordamos três tipos de argumentos (autoridade, exemplificação e provas concretas). Aqui os alunos irão aprender sobre outros três tipos (senso comum, causa e consequência e argumentação). O texto base é o mesmo da aula anterior (6), mas aqui o texto será empregado com outro objetivo.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui.

- Atividade impressa para os alunos sobre análise dos tipos de argumentos, disponível aqui.

- Versão comentada para o professor da análise sobre tipos de argumentos (gabarito), disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

MIRANDA, Marcio. Como argumentar sem discutir. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3aUlnrNxmQ4>. Acesso em: 16 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos.
  • Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão on-line) e anote-as no quadro.

Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo).

Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.

  • Apresente a proposta de aula explicando que em textos argumentativos o objetivo é que você argumente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro a tirinha e discuta oralmente com os alunos a partir das questões expostas. Caso não seja possível projetar, providencie uma impressão e anote as questões no quadro.
  • Contextualize a tirinha explicando que a página de onde ela foi extraída é “Um sábado qualquer”, cujo autor (Carlos Ruas) tem o intuito de “praticar o diálogo, o debate e o livre pensamento filosófico” a respeito das diferentes religiões e deuses que representam seus seguidores (cristãos, judeus, budistas, hindus, egípcios).
  • Considere as seguintes expectativas de respostas para validar as respostas dos alunos:

1. No sentido literal “argumento dos deuses” seria um argumento bom/forte/convincente.

2. Deus (o Criador - cristianismo) e Cronos (Deus do tempo - mitologia romana).

3. Na tirinha eles apenas discutem, pois não apresentam argumentos para defender um ponto de vista.

4. Eles discutem sobre quem se acha o verdadeiro Deus, quem é “ a verdade”.

5. Não, pois eles não usam bons argumentos, ficam apenas no “é/não é”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide ou reproduza-os no quadro na falta do projetor.
  • Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto “Pesquisas com animais”, cuja atividade pode ser acessada aqui.
  • Distribua a atividade e peça aos alunos para associar cada trecho a um tipo de argumento específico.
  • Utilize 10 minutos para essa etapa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome o texto “Pesquisa com animais.” Aqui ele será usado com outro objetivo (verificar os tipos de argumentos ainda não estudados).
  • Distribua o arquivo com a atividade projetada neste slide e no seguinte. A versão para impressão deste arquivo encontra-se aqui.
  • Se preferir, você pode fazer esta atividade projetando o slide em tela.
  • Para verificar o emprego desses argumentos no texto e orientar os alunos sobre a atividade II, acesse a versão comentada da atividade aqui.
  • Utilize 20 minutos para essa etapa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continuação do exercício da atividade anterior

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada tipo de argumento.
  • Enquanto cada aluno comenta, projete cada argumento no quadro.
  • Encerre a aula pedindo que os alunos registrem no caderno a resposta para esta questão projetada.

Espera-se que eles associem com a discussão inicial, deixando claro que o uso de diferentes argumentos faz como que a “discussão” se torne uma argumentação.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Na aula 4 desta sequência abordamos três tipos de argumentos (autoridade, exemplificação e provas concretas). Aqui os alunos irão aprender sobre outros três tipos (senso comum, causa e consequência e argumentação). O texto base é o mesmo da aula anterior (6), mas aqui o texto será empregado com outro objetivo.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui.

- Atividade impressa para os alunos sobre análise dos tipos de argumentos, disponível aqui.

- Versão comentada para o professor da análise sobre tipos de argumentos (gabarito), disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

MIRANDA, Marcio. Como argumentar sem discutir. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3aUlnrNxmQ4>. Acesso em: 16 out. 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos.
  • Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão on-line) e anote-as no quadro.

Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo).

Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.

  • Apresente a proposta de aula explicando que em textos argumentativos o objetivo é que você argumente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro a tirinha e discuta oralmente com os alunos a partir das questões expostas. Caso não seja possível projetar, providencie uma impressão e anote as questões no quadro.
  • Contextualize a tirinha explicando que a página de onde ela foi extraída é “Um sábado qualquer”, cujo autor (Carlos Ruas) tem o intuito de “praticar o diálogo, o debate e o livre pensamento filosófico” a respeito das diferentes religiões e deuses que representam seus seguidores (cristãos, judeus, budistas, hindus, egípcios).
  • Considere as seguintes expectativas de respostas para validar as respostas dos alunos:

1. No sentido literal “argumento dos deuses” seria um argumento bom/forte/convincente.

2. Deus (o Criador - cristianismo) e Cronos (Deus do tempo - mitologia romana).

3. Na tirinha eles apenas discutem, pois não apresentam argumentos para defender um ponto de vista.

4. Eles discutem sobre quem se acha o verdadeiro Deus, quem é “ a verdade”.

5. Não, pois eles não usam bons argumentos, ficam apenas no “é/não é”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide ou reproduza-os no quadro na falta do projetor.
  • Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto “Pesquisas com animais”, cuja atividade pode ser acessada aqui.
  • Distribua a atividade e peça aos alunos para associar cada trecho a um tipo de argumento específico.
  • Utilize 10 minutos para essa etapa.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome o texto “Pesquisa com animais.” Aqui ele será usado com outro objetivo (verificar os tipos de argumentos ainda não estudados).
  • Distribua o arquivo com a atividade projetada neste slide e no seguinte. A versão para impressão deste arquivo encontra-se aqui.
  • Se preferir, você pode fazer esta atividade projetando o slide em tela.
  • Para verificar o emprego desses argumentos no texto e orientar os alunos sobre a atividade II, acesse a versão comentada da atividade aqui.
  • Utilize 20 minutos para essa etapa.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continuação do exercício da atividade anterior
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada tipo de argumento.
  • Enquanto cada aluno comenta, projete cada argumento no quadro.
  • Encerre a aula pedindo que os alunos registrem no caderno a resposta para esta questão projetada.

Espera-se que eles associem com a discussão inicial, deixando claro que o uso de diferentes argumentos faz como que a “discussão” se torne uma argumentação.

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