15052
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão referencial: análise e aplicação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Coesão referencial: análise e aplicação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Esta é a 3ª aula, intitulada Coesão referencial: análise e aplicação, de um conjunto de 3 planos com foco em análise linguística e semiótica.

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail, canal de comunicação para videochamada e envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meet ou o Hangouts;
Google Docs.

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave uma videoaula e encaminhe pelo WhatsApp seguindo a apresentação do plano original, para conceituar o tema da coesão referencial. Convide os alunos para esta temática, utilize um canal para compartilhamento de tela e, na atividade de introdução, apresente o quadro (que está no plano) para leitura compartilhada. Desafie-os a completar o segundo quadro, preferencialmente de forma oral.

Desenvolvimento
Oriente-os a formar duplas para, inicialmente, realizar a leitura de uma notícia (encaminhada por WhatsApp ou e-mail), atentando-se ao exposto e mantendo a sequência temática que vai garantir a coesão referencial, especialmente pelo uso de sinônimos e pronomes. Peça que os alunos encontrem no texto palavras e expressões que foram usadas para referir-se à “ararinha-azul”, lembrando-os que podem ser compostas por pronomes, substantivos e até adjetivos. Caso tenham dúvidas sobre as funções dessas palavras nos textos, oriente-os a conversar com o colega da dupla ou fazer uma pesquisa online. A mesma dinâmica pode ser feita com o outro texto sugerido no plano; no entanto, as expressões a serem referenciadas são “natureza” e “carnaval”. Dependendo da turma e da necessidade de intensificar este conteúdo, o professor escolhe distribuir os dois textos entre todos, considerando uma atividade, ou sugerir a análise de ambos.

Fechamento
Pode-se utilizar o Google Docs ou o Padlet para que os alunos publiquem suas atividades. Em momento oportuno e agendado, o professor pode reunir os estudantes numa videochamada e compartilhar a tela para escutá-los e comparar as respostas, retomando o conceito de coesão referencial e a sua finalidade na construção de bons textos.

Convite às famílias
Neste momento de pandemia, em que visualizamos quase sempre notícias desagradáveis, torna-se oportuno convidar as famílias a ler textos jornalísticos que tratam da biodiversidade do país e da recuperação de espécies ameaçadas de extinção. Além de promover a interação entre os familiares sobre os assuntos, os alunos podem indicar que aprenderam outros termos ou expressões sobre os animais citados nos textos.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO7_14ATS03

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas