15048
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento, roteiro e ensaio para a gravação de uma videoaula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Planejamento, roteiro e ensaio para a gravação de uma videoaula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne dois planos de aula do módulo oralidade, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero infográfico.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Loom – aplicativo para gravar videoaula, por meio do qual é possível gravar e apresentar a tela do computador (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Padlet para criação de um mural, para compartilhamento das videoaulas (tutorial disponível aqui).

Introdução: Elaboração de roteiro para videoaula
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Caso você tenha aplicado as aulas anteriores a esta sequência, os alunos já devem estar envolvidos com o trabalho, ter preparado os slides sobre o infográfico e formado uma equipe de trabalho.

Esta etapa da adaptação para o ensino remoto diz respeito ao plano LPO7_08SQA11.
Envie um áudio aos alunos retomando o conteúdo desenvolvido na aula anterior, LPO7_08SQA10, ou seja, as partes de uma videoaula (abertura/ apresentação, desenvolvimento do conteúdo e conclusão/finalização), o grau de intimidade, participação emocional, proximidade, cooperação e espontaneidade entre o locutor e o interlocutor, e as formas de uso da fala. Nesse contato, retome com os alunos o objetivo da videoaula que será produzida por eles (ensinar o que é um infográfico), seu público-alvo e conteúdo temático. Explique que o primeiro passo será preparar um roteiro para a gravação da videoaula. Para isso, eles receberão um arquivo pelo qual deverão se guiar.

Envie aos alunos o arquivo com as etapas do roteiro, disponível na seção Materiais e atividades do plano LPO7_08SQA11. Solicite que, em equipes, planejem e elaborem o roteiro de gravação da videoaula. Oriente-os a pensar nos materiais e recursos necessários para a videoaula, como slides, imagens, infográficos, música de abertura etc. Eles precisarão fazer um planejamento antes da gravação da videoaula. Como estão em um contexto de ensino remoto, terão que eleger um aluno para apresentar toda a aula, ou gravar as partes e juntá-las posteriormente em um só arquivo.

Para o fechamento desta etapa, solicite que os alunos preencham a tabela disponível no último slide do plano com as dificuldades encontradas na elaboração do roteiro e as possíveis soluções. Essa tabela deve ser socializada em um grupo de WhatsApp criado para tal intuito ou, se possível, em um encontro síncrono pelo Google Meet ou pelo Zoom.

Desenvolvimento: Hora de gravar!
Esta etapa da adaptação para o ensino remoto diz respeito ao plano LPO7_08SQA12.
Oriente os alunos a usarem a ferramenta Loom para gravação da videoaula, conforme o roteiro produzido anteriormente e na qual farão a apresentação dos slides sobre o infográfico, preparados na aula 09 (LPO7_08SQA09). Envie a eles o link com o tutorial para uso da ferramenta, disponível aqui.
Previamente, compartilhe com os alunos os critérios de avaliação da videoaula, conforme as orientações do slide de desenvolvimento do plano LPO7_08SQA12. Explique que eles deverão se atentar a esses critérios ao gravarem a videoaula.

Oriente os alunos a ficarem atentos ao tom de voz, pronúncia das palavras e postura corporal quando se colocam diante da câmera, pois essas habilidades também são importantes para a comunicação oral voltada ao público. Depois de gravadas as videoaulas, peça que as equipes as compartilhem entre si, a fim de fazerem uma avaliação, de acordo com os critérios já estabelecidos e de conhecimento de todos.

Fechamento: Avaliação da videoaula
Nesta etapa, organize um encontro síncrono, usando o Zoom ou o Google Meet, para que os alunos socializem as experiências e dificuldades encontradas na gravação da videoaula. Caso não seja possível, organize a interação por meio de um grupo de WhatsApp ou em um mural no Padlet. Nessa interação, estimule os alunos a discutirem o que foi ou não contemplado nos vídeos, levantando possibilidades do que cada equipe poderia aperfeiçoar em sua produção.
Escolham juntos as melhores videoaulas para serem divulgadas na página da escola nas redes sociais; se preferirem, divulguem todas.

Convite às famílias
Estimule os alunos a compartilharem com seus familiares as videoaulas gravadas pela turma. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_08SQA11

(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas