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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a publicidade infantil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a publicidade infantil

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida prática. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Impressão dos materiais disponíveis aqui e aqui.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Explique aos alunos que, ao longo da aula, serão feitos os critérios de avaliação da apresentação oral planejada na aula anterior, por fim, serão realizadas as apresentações sobre o tema “publicidade infantil no Brasil e sua solução”.
  • Peça que os grupos se organizem e, uma vez estando a sala organizada, relembre com os estudantes a estrutura de uma apresentação oral.
  • Auxilie-os na estruturação do gênero em questão por meio de perguntas como: como se inicia uma apresentação oral? Quais os elementos presentes nessa etapa? Qual a finalidade da apresentação oral? Como essa finalidade ajuda a estruturar o desenvolvimento dela? Como finalizamos uma apresentação oral?
  • O objetivo dessa etapa é reconstruir a estrutura da apresentação oral para servir de base para a organização das apresentações que os alunos farão. A estrutura do gênero, que deve ser sistematizada no quadro, tem a seguinte formulação:
  • apresentação do(s) orador(es);
  • cumprimento aos ouvintes;
  • agradecimento pela oportunidade de fala;
  • contextualização acerca do assunto a ser tratado;
  • desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento;
  • solicitação com base na argumentação;
  • agradecimento pela atenção dos ouvintes.
  • Se julgar necessário, a fim de auxiliar no processo de relembrar o que é uma apresentação oral, reexiba o vídeo utilizado na aula referente ao plano de aula 10 (disponível abaixo).

Materiais complementares:

Audiência Pública Publicidade Infantil - Elizabetta Recine (CONSEA). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zWuE1-XWo3U>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes como deveria ser a avaliação de uma apresentação. Para auxiliar na resposta, peça que considerem a estrutura da apresentação oral relembrada no início da aula. Além disso, questione-os sobre como deve ser a linguagem utilizada durante a apresentação, como deve ser a postura corporal e se é preciso estabelecer um período de tempo para que a apresentação ocorra (sugerem-se cerca de três a quatro minutos por grupo).
  • Uma vez relembrada a visão geral dos critérios de construção e apresentação do gênero em questão, distribua as folhas de “Guia de critérios de avaliação”. Essa etapa da aula visa fornecer parâmetros avaliativos e de estruturação do gênero por meio dos quais os alunos deverão se orientar para construir as apresentações. Separe 10 minutos para essa etapa de elaboração da avaliação.
  • Juntamente aos estudantes, discuta os critérios avaliativos no guia e, uma vez definidos, peça-lhes que completem o guia com base nos combinados. De forma geral, o guia deve estabelecer, para a estrutura do gênero, o que foi discutido na introdução desta aula. Ou seja: a) apresentação do(s) orador(es); b) cumprimento aos ouvintes; c) agradecimento pela oportunidade de fala; d) contextualização acerca do assunto a ser tratado; e) desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento (em função do tempo disponível, oriente-os a fazer apenas 1 argumento); f) solicitação com base na argumentação; g) agradecimento pela atenção dos ouvintes.
  • Lembre-os de que uma solicitação que, ao mesmo tempo proponha uma solução, deve conter agente (quem fará a ação para resolver); a ação (o que será feito); e a finalidade, objetivos ou consequência de implementar essa ação.
  • Após a estrutura definida, discuta com os alunos como deve ser a linguagem utilizada na apresentação. Como convenção para contextos formais, a linguagem deve ser formal, o mais próxima possível da norma-padrão. Gírias devem ser evitadas. Além disso, os estudantes devem falar de forma clara e em uma velocidade adequada para que sua mensagem seja transmitida. Convencione com os alunos que os oradores devem olhar para seus interlocutores e manter postura corporal adequada durante a apresentação.
  • Se julgar interessante, combine outros critérios a serem observados na apresentação oral que você e a turma julgarem relevantes. Há um espaço para isso na folha de “Guia de critérios de avaliação”.

Materiais complementares: impressão ou cópias do “Guia de critérios de avaliação”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos estudantes que iniciem as apresentações. Você pode determinar a ordem dessas apresentações por sorteio.
  • Ao final de cada apresentação, faça comentários sobre como tudo transcorreu, sempre considerando os critérios de avaliação estabelecidos em conjunto com a turma previamente. Elogie os pontos positivos das apresentações e também indique quais aspectos poderiam ser aprimorados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Estimule os estudantes a compartilharem como foi a experiência como um todo. Ou seja, incentive-os a falar como foi o processo de estudo sobre o assunto, a convenção de critérios avaliativos e a apresentação. Questione quais foram as maiores dificuldades, o que foi interessante de fazer e o que foi trabalhoso.
  • Questione-os se seria possível uma boa apresentação sem que houvesse estudo ou planejamento. Conduza essa etapa da discussão de forma a deixar claro como uma apresentação oral de qualidade só é possível se houver todas as etapas pelas quais a turma passou: estudo do assunto, estabelecimento de critérios, planejamento e, por fim, a apresentação. Falas de improviso, diferentemente de vídeos espontâneos de redes sociais, não costumam funcionar em contextos formais.
  • Se tiver optado por dar mais tempo para as apresentações e utilizar mais de uma aula para esse plano, estimule os alunos a comentarem sobre as apresentações uns dos outros, apontando quais pontos foram os mais interessantes e quais as sugestões podem deixar o trabalho ainda melhor. Você ainda pode explorar melhor os critérios avaliativos neste momento.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida prática. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Impressão dos materiais disponíveis aqui e aqui.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Explique aos alunos que, ao longo da aula, serão feitos os critérios de avaliação da apresentação oral planejada na aula anterior, por fim, serão realizadas as apresentações sobre o tema “publicidade infantil no Brasil e sua solução”.
  • Peça que os grupos se organizem e, uma vez estando a sala organizada, relembre com os estudantes a estrutura de uma apresentação oral.
  • Auxilie-os na estruturação do gênero em questão por meio de perguntas como: como se inicia uma apresentação oral? Quais os elementos presentes nessa etapa? Qual a finalidade da apresentação oral? Como essa finalidade ajuda a estruturar o desenvolvimento dela? Como finalizamos uma apresentação oral?
  • O objetivo dessa etapa é reconstruir a estrutura da apresentação oral para servir de base para a organização das apresentações que os alunos farão. A estrutura do gênero, que deve ser sistematizada no quadro, tem a seguinte formulação:
  • apresentação do(s) orador(es);
  • cumprimento aos ouvintes;
  • agradecimento pela oportunidade de fala;
  • contextualização acerca do assunto a ser tratado;
  • desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento;
  • solicitação com base na argumentação;
  • agradecimento pela atenção dos ouvintes.
  • Se julgar necessário, a fim de auxiliar no processo de relembrar o que é uma apresentação oral, reexiba o vídeo utilizado na aula referente ao plano de aula 10 (disponível abaixo).

Materiais complementares:

Audiência Pública Publicidade Infantil - Elizabetta Recine (CONSEA). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zWuE1-XWo3U>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes como deveria ser a avaliação de uma apresentação. Para auxiliar na resposta, peça que considerem a estrutura da apresentação oral relembrada no início da aula. Além disso, questione-os sobre como deve ser a linguagem utilizada durante a apresentação, como deve ser a postura corporal e se é preciso estabelecer um período de tempo para que a apresentação ocorra (sugerem-se cerca de três a quatro minutos por grupo).
  • Uma vez relembrada a visão geral dos critérios de construção e apresentação do gênero em questão, distribua as folhas de “Guia de critérios de avaliação”. Essa etapa da aula visa fornecer parâmetros avaliativos e de estruturação do gênero por meio dos quais os alunos deverão se orientar para construir as apresentações. Separe 10 minutos para essa etapa de elaboração da avaliação.
  • Juntamente aos estudantes, discuta os critérios avaliativos no guia e, uma vez definidos, peça-lhes que completem o guia com base nos combinados. De forma geral, o guia deve estabelecer, para a estrutura do gênero, o que foi discutido na introdução desta aula. Ou seja: a) apresentação do(s) orador(es); b) cumprimento aos ouvintes; c) agradecimento pela oportunidade de fala; d) contextualização acerca do assunto a ser tratado; e) desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento (em função do tempo disponível, oriente-os a fazer apenas 1 argumento); f) solicitação com base na argumentação; g) agradecimento pela atenção dos ouvintes.
  • Lembre-os de que uma solicitação que, ao mesmo tempo proponha uma solução, deve conter agente (quem fará a ação para resolver); a ação (o que será feito); e a finalidade, objetivos ou consequência de implementar essa ação.
  • Após a estrutura definida, discuta com os alunos como deve ser a linguagem utilizada na apresentação. Como convenção para contextos formais, a linguagem deve ser formal, o mais próxima possível da norma-padrão. Gírias devem ser evitadas. Além disso, os estudantes devem falar de forma clara e em uma velocidade adequada para que sua mensagem seja transmitida. Convencione com os alunos que os oradores devem olhar para seus interlocutores e manter postura corporal adequada durante a apresentação.
  • Se julgar interessante, combine outros critérios a serem observados na apresentação oral que você e a turma julgarem relevantes. Há um espaço para isso na folha de “Guia de critérios de avaliação”.

Materiais complementares: impressão ou cópias do “Guia de critérios de avaliação”.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos estudantes que iniciem as apresentações. Você pode determinar a ordem dessas apresentações por sorteio.
  • Ao final de cada apresentação, faça comentários sobre como tudo transcorreu, sempre considerando os critérios de avaliação estabelecidos em conjunto com a turma previamente. Elogie os pontos positivos das apresentações e também indique quais aspectos poderiam ser aprimorados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Estimule os estudantes a compartilharem como foi a experiência como um todo. Ou seja, incentive-os a falar como foi o processo de estudo sobre o assunto, a convenção de critérios avaliativos e a apresentação. Questione quais foram as maiores dificuldades, o que foi interessante de fazer e o que foi trabalhoso.
  • Questione-os se seria possível uma boa apresentação sem que houvesse estudo ou planejamento. Conduza essa etapa da discussão de forma a deixar claro como uma apresentação oral de qualidade só é possível se houver todas as etapas pelas quais a turma passou: estudo do assunto, estabelecimento de critérios, planejamento e, por fim, a apresentação. Falas de improviso, diferentemente de vídeos espontâneos de redes sociais, não costumam funcionar em contextos formais.
  • Se tiver optado por dar mais tempo para as apresentações e utilizar mais de uma aula para esse plano, estimule os alunos a comentarem sobre as apresentações uns dos outros, apontando quais pontos foram os mais interessantes e quais as sugestões podem deixar o trabalho ainda melhor. Você ainda pode explorar melhor os critérios avaliativos neste momento.
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