A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Computador, projetor de slides, câmeras de vídeo portáteis ou celulares para gravação de exposições orais.
Antes desta aula, os alunos deverão ter concluído um projeto de pesquisa científica para divulgar em uma exposição oral. Organize, professor, seminários ou uma feira de ciências com suas turma.
Este módulo de oralidade apresenta uma síntese de conteúdos trabalhados nos módulos de análise linguística. Por isso, professor, sugerimos que você trabalhe com os planos de aula 4, 5 e 6, que trata da estrutura composicional do gênero exposição oral; e os planos 7, 8 e 9, que trata da confecção de slides ou cartazes como material de leitura para o público.
Informações sobre o gênero:
A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas:
Os estudantes poderão apresentar dificuldades em produzir um roteiro para adequar a exposição oral à estrutura composicional do gênero (abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral), além de planejar movimentos e gestos do orador em aspectos cinésicos e paralinguísticos de uma exposição oral.
Referências sobre o assunto:
MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade IN MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa : contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão Planejar uma Exposição Oral. Para tanto, peça (por áudio ou por escrito) que se organizem em duplas e escolham o tema que querem apresentar. Delimite que as Exposições poderão ter, no máximo, 5 minutos, e avise que eles deverão gravar um vídeo dessa Exposição, a ser compartilhado nos canais de comunicação da escola. Peça que escolham um tema dentro do campo científico e que lhes interesse, podendo ser, por exemplo, sobre o Coronavírus e/ou seus inúmeros subtemas: possíveis vacinas, o que é pandemia, o que é quarentena, saúde mental, imunidade, diferenças entre vírus e bactéria, para citar alguns exemplos. Estabeleça um prazo para que decidam os temas e, na medida em que forem definindo, alimente as duplas com ideias e sugestões de sites confiáveis e interessantes. Se possível, solicite o apoio e a parceria do professor de Ciências.
Caso haja possibilidade, você pode organizar, junto com os demais professores e a Coordenação Pedagógica, um Seminário ou uma Feira de Ciências a ser realizada através do Zoom ou do Google Meet, com horários das apresentações determinados para cada turma e com a presença dos familiares nesse encontro online. Isso faria com que as aprendizagens dos alunos sobre Exposição Oral fossem mais proveitosas, pois se aproximariam mais do contexto de produção do Gênero.
Desenvolvimento
Depois de ter as definições dos temas, envie as perguntas-guia do slide de Introdução e dos slides de Desenvolvimento do Plano para que escrevam, então, o Planejamento. Peça que salvem em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive específica para esta atividade, colocando o nome da dupla no título. Determine um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já consolidados por vocês. Após o término do prazo, envie um novo áudio às duplas dizendo que cada dupla deverá avaliar o Planejamento de outra (organize para que ninguém fique de fora desse processo) utilizando as questões que estão no slide de Fechamento deste Plano. Combine um prazo para essa avaliação, que também deve ser compartilhada via Google Drive.
Fechamento
Depois de todos terem avaliado os planos dos colegas, faça uma compilação do que os alunos julgam ser importante modificar nos Planejamentos de uma Exposição Oral de seus pares e envie via WhatsApp ou e-mail. Caso seja necessário, solicite a reescrita dos Planejamentos que precisam de muitas alterações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar na escolha do assunto a ser Planejado para a futura Exposição Oral a ser realizada pelos alunos, dando suporte para que consigam encontrar algo que seja interessante para todos.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: